5 Passos importantes que vão auxiliar no desenvolvimento de um site
Nos dias atuais, para que uma empresa consiga reconhecimento no mercado e expanda ainda mais a sua marca, é necessário ter um site bem desenvolvido e atraente.
Afinal, o meio digital está em constante expansão, e mesmo que novas estratégias e formas de empreender, atrair clientes, fazer marketing ou realizar suas vendas apareçam constantemente, sempre se espera que a empresa tenha um site orgânico e eficiente.
Uma plataforma bem construída e feita da maneira correta não apenas impulsiona as vendas e aumenta o número de pessoas que conhecem a marca, mas também alavanca sua presença online, independentemente se vende um computador completo ou serviços.
Não apenas isso, mas um site ainda pode direcionar os usuários para a estratégia que a empresa busca, ou seja, mesmo que existam sites que pareçam semelhantes, o modo como ele funciona ou a prática abordada por um pode ser bastante diferente do outro.
Isso remete não apenas à forma como a empresa enxerga o mundo digital, mas também onde ela quer chegar, alinhando tudo com sua visão, missão e valores, além de seu objetivo como organização em si.
Podemos mencionar ainda que, assim como um flyer de divulgacao, um site também tem o poder de fazer uma espécie de marketing e propaganda do seu trabalho. Sendo assim, é importante desenvolvê-lo muito bem.
Pensando nisso, neste artigo, entenda um pouco melhor sobre a importância de ter um site bem estruturado com tudo em seu devido lugar, bem como qual o impacto que isso pode gerar tanto em suas vendas quanto no mercado como um todo.
Por que ter um site bem desenvolvido é importante?
A internet se tornou uma ferramenta essencial para atrair novos clientes, aumentar a prospecção de leads, divulgar trabalhos e, consequentemente, gerar lucros, seja através de alguma acao de marketing promocional ou vendas mais comuns de algum produto-chave.
Quando a empresa possui um site, é normal que ela comece a pensar um pouco mais sobre como as pessoas irão trafegar pelo mesmo, além de formas de facilitar a vida do usuário que o acessa, afinal, a companhia sabe o impacto que isso tem no seu dia a dia.
Não apenas isso mas, quando pensamos em clientes, vai muito mais além do que o consumidor que vez ou outra consome algo. A ideia pode possivelmente atingir outras empresas que precisam do seu produto e enxergam potencial e qualidade do mesmo.
Em um website, seja ele de uma loja de informatica notebook ou de produtos cosméticos, alguns benefícios podem ser adquiridos ao se investir em um domínio de qualidade, como:
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Maior possibilidade de gerar novos leads;
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Alcance da marca mais assertivo;
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Grandes chances de parcerias;
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Maiores possibilidades de divulgação do trabalho.
A sua presença online, além dos benefícios acima citados, mostra como seu negócio possui autoridade no assunto, e com o marketing e estratégias corretas, é possível alavancar a sua própria empresa com ele.
Pense no conteúdo que é possível realizar em seu site, mesmo que a sua empresa seja uma assistencia tecnica lg smart tv.
Levando isso em consideração, a seguir, confira algumas dicas importantes que vão te ajudar a construir um site melhor e desenvolvê-lo de maneira eficiente.
Quais as orientações para construie um site de sucesso?
Certamente, existem diversos passos que podem ser seguidos para criar um site de sucesso, mas os que abordaremos são os que mais geram retorno a médio e longo prazo.
No entanto, nada impede de implantar em um site que já existe ou ir aprimorando aos poucos. São eles:
1 - Defina o tipo de site
Os usuários do seu site precisam entender - e você também - sobre qual tipo de público e qual é o estilo do site que você adotou para a sua empresa de administracao de restaurante corporativo, podendo divulgar seus serviços e aumentar a presença digital.
É importante que os visitantes percebam se a página será algo mais institucional ou se está mais próximo a um blog ou uma mídia social. Tudo dependerá do tipo de objetivo e meta que a sua empresa tenha.
Informações como tipo de hospedagem também são interessantes, portanto, se atente em preparar tudo isso antes de começar a desenvolver o seu site.
2 - Conheça muito bem o seu público-alvo
Conhecer o seu público-alvo é um dos requisitos para que qualquer negócio de sucesso funcione, seja ele focado em impressao digital ou em venda de cosméticos. Quando se trata de um site, não é diferente.
As estratégias e práticas de uma empresa giram em torno do seu público e, de certo, como eles são os seus maiores consumidores, devem buscar sempre agradar e atrair a sua grande maioria. São eles que movimentam a indústria, então, nada mais justo.
Porém, saber o que o cliente quer e desenvolver o seu site baseado nisso nem sempre é tão fácil, e o desafio pode ser ainda maior se a empresa não souber o que está fazendo. Para isso, sempre é possível criar uma persona como alternativa.
Persona nada mais é do que a representação fictícia do seu cliente ideal, sendo assim, ele tem nome, idade, gostos e valores, profissão e coisas que não o agradam. Logo, o modo como você o enxerga se torna mais humano e personalizado.
Sem mencionar que, independentemente se ele entrou no seu site procurando serviços de grafica cartao de visita ou de manutenção de aparelhos celulares, esse tipo de atitude sempre deixa o cliente mais alegre, e um cliente satisfeito sempre volta.
3 - Estabeleça uma organização e estrutura do site
Obviamente que saber como tudo funciona dentro do seu site e saber o que o seu cliente quer é maravilhoso, mas de nada adianta se a experiência do usuário não for boa enquanto o utiliza, causando o efeito inverso ao que se procura.
O seu site deve ser organizado de maneira que as informações sejam passadas de maneira clara e objetiva para o usuário e, quanto mais bagunçadas e menos intuitivas elas estiverem, maior é a frustração da pessoa e menor é o tempo que ficará no site.
Crie categorias que lembram uma espécie de sumário, agrupando cada um dos itens e facilitando a compreensão da estrutura. Eles podem estar anexados a um menu lateral de navegação onde o usuário consegue mudar de tela a qualquer momento.
Acredite, um site ruim é sempre bem lembrado pelos usuários e, mesmo que utilizem posteriormente o domínio, muitos irão evitar ao máximo. Quando essa notícia se espalhar, é provável que a geração de novos leads tenha sido impactada.
4 - Faça um bom trabalho de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um dos métodos que mais gera leads de forma passiva nos dias de hoje, fazendo com que o cliente venha até a empresa, e não o contrário. O conteúdo de qualidade e constante é o responsável pelo funcionamento dessa estratégia.
Podendo o seu site utilizar desta prática, elabore assuntos que mais atraem seus clientes e que tenham relação com o conteúdo abordado pelo seu negócio, além de criar variedades interessantes para que eles sempre tenham um motivo para voltar a seu site.
Você pode utilizar de listas interessantes para os seus seguidores, como o “top 10 dos mais utilizados” ou “maiores problemas encontrados ao utilizar o produto X ou Y”, vídeos que exemplificam o uso de algo ou até mesmo entrevistas com alguma referência do ramo.
Todas essas tentativas são válidas e valem muito a pena. Existem muitos visitantes que, mesmo nunca tendo comprado algum produto seu, podem gerar engajamento e convencer os demais a consumirem algo que o negócio oferece e por conhecer o seu trabalho.
5 - Melhore seu posicionamento no SEO
O SEO (Search Engine Optimization) nada mais é do que a otimização dos mecanismos de busca, o que significa que melhoram o posicionamento do seu site. Dessa forma, eles o aproximam da primeira página dos buscadores, aumentando o tráfego de usuários.
Com isso em mente, é interessante estudar todas as diretrizes do Google para que você nunca seja penalizado por usar de má fé algo em seu site, como por exemplo, a prática de black hat, que infelizmente ainda é muito utilizada.
Quanto mais próximo das primeiras posições dos buscadores o seu site estiver, maior será o número de pessoas que irão visitá-lo. Consequentemente, maiores serão as vendas, o lucro e a sua relevância e autoridade no mercado.
Considerações finais
Hoje entendemos o quão importante é ter um site bem construído e desenvolvido, como ele pode impactar no dia a dia de sua empresa. Para isso, existem alguns passos que devem ser seguidos para que você atinja o sucesso com mais facilidade e se mantenha no topo.
Utilize as informações que foram disponibilizadas e adapte a realidade de seu negócio, afinal, ninguém o conhece melhor do que você. Só então comece a implantar essas dicas, se tornando uma grande referência no mercado e no mundo digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.