8 ações que vão te ajudar a renovar ou criar um site de sucesso
Nos dias de hoje, é quase impossível que uma marca de sucesso não tenha um site. Isso porque empresas bem-sucedidas costumam apostar grande parte de suas fichas na produção de uma boa página na web.
Independentemente do setor de atuação, um site é primordial para uma empresa ou comércio virtual transmitir credibilidade a seus consumidores, considerando que ele pode ser o início da construção de uma ampla relação B2C (Business to Consumer).
Geralmente, ao precisar da prestação de um serviço ou da compra de um produto, as pessoas costumam usar as plataformas de pesquisa na internet para encontrar informações e avaliações referentes às suas necessidades e interesses.
Além de usarem essa fonte de pesquisa como ponte para efetuar uma compra em um estabelecimento comercial físico, grande parte da população brasileira também usa os sites de algumas marcas para adquirir os mais variados produtos.
Em 2020, o Brasil atingiu o recorde de pedidos no e-commerce. Dados da Neotrust mostram que, nesse período, 301 milhões de aquisições foram feitas no ambiente cibernético. O que mostra uma alta de 68,5% em comparação com o ano de 2019.
O percentual de lojas também cresceu. Em 2020, de acordo com a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro, aproximadamente 1,3 milhão de negócios foram abertos, o que representa um aumento de 40% em relação ao ano anterior.
Se ainda restam dúvidas de que o aprimoramento ou a criação de uma página na web destinada aos seus negócios ajudará em seu crescimento e notoriedade, abaixo estão listados alguns motivos que podem te convencer disso, afinal, um site:
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Aumentará as suas vendas;
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Dará credibilidade à sua marca;
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O ajudará a conhecer melhor o seu público;
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Possibilitará controle sobre o seu conteúdo;
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Aumentará a sua visibilidade na internet;
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Poderá ter funcionamento de 24 horas;
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Criará um relacionamento com os clientes.
Além da conquista dessas vantagens, o comportamento do consumidor vem se transformando a cada dia e dando espaço a uma nova realidade, onde o ambiente digital marca o início da sua trajetória de aquisição de algum item ou serviço.
Embora os dados dessa transformação mercadológica sejam de algum tempo atrás, conforme aponta a Neotrust, o e-commerce brasileiro continua em alta. No primeiro trimestre de 2021, houve um aumento de 57,4% de compras em relação ao ano anterior.
Considerando essas informações, é recomendável que todo empreendedor tenha em mente a importância de estar presente nas mídias sociais, mas, principalmente, de se destacar entre os milhares de sites publicados nas ferramentas de busca.
Para isso, seguir algumas etapas com o intuito de proporcionar a melhor experiência ao usuário é essencial, visto que este utiliza as páginas da web como porta de entrada para a parceria com uma organização.
Passo a passo para criar um site de sucesso
Criar uma página na internet não é algo destinado somente a programadores, graduados em tecnologia da informação. Qualquer empreendedor que tenha interesse em marcar presença virtualmente está apto a realizar essa tarefa.
Se você não tem ideia de como começar a planejar a criação ou a melhora do seu site institucional ou comercial, estes tópicos o ajudarão nessa missão.
A seguir, listamos todos os passos necessários para dar vida a uma página de sucesso:
1 - Escolha uma plataforma de edição e criação
Atualmente, é possível encontrar plataformas online de criação e edição de sites, que permitem aos usuários a criação de uma página em formato desktop e mobile, sem a necessidade de conhecimento prévio em programação, design ou web design.
Basta realizar um cadastro, efetuar o pagamento de uma taxa e, finalmente, ter acesso às ferramentas iniciais e necessárias para montar e editar qualquer tipo de negócio virtual, desde uma empresa que oferece serviço de copeira até uma loja de roupas.
Nessa etapa, é importante se atentar a um nome que faça sentido para o seu empreendimento, pois ele será usado no endereço usado para acessá-lo. Portanto, usar palavras-chave referente ao segmento é essencial para ganhar notoriedade.
2 - Tenha uma boa hospedagem
Hospedagem é um serviço de armazenamento de todos os arquivos que compõem um site, que tem como objetivo manter o bom funcionamento e disponibilidade dele na internet, 24 horas por dia, logo, é essencial optar por qualidade nesse quesito.
Nunca se sabe a que horas do dia uma pessoa pode procurar na web por um serviço de enchimento de laje, por isso, estar à disposição integralmente é essencial para que ela o encontre com facilidade e consiga efetuar uma contratação.
Antes de escolher uma hospedagem, deve-se estar atento a um bom espaço de armazenamento e tráfego mensal, bom suporte técnico, disponibilidade e segurança. Todos esses detalhes são fundamentais para o sucesso de um domínio.
3 - Invista no design
Da mesma forma que um consumidor se dirige até uma loja de materiais de construção, em busca de uma ferragem para assento sanitário, e espera encontrar um estabelecimento organizado, ele deseja encontrar um e-commerce apresentável.
A primeira impressão é sempre a que fica, portanto, investir no design de um site é uma das premissas básicas para manter o interesse do internauta. Tipografias, cores, logotipo e identidade visual equilibradas darão ao comércio virtual mais credibilidade.
Consequentemente, com uma imagem atraente e profissional, o número de visitantes do domínio será muito maior, o que o colocará em uma posição de destaque em meio à concorrência presente no ambiente digital.
4 - Invista na navegabilidade
Além de seguir um MIV (Manual de Identidade Visual) em um site, é importante que um empreendedor esteja atento à navegabilidade dele, ou seja, ao fácil manuseio dos visitantes pelas abas e informações presentes na plataforma da web.
O grande número de vendas de penas para flechas ou qualquer outro produto está diretamente ligado à facilidade de compra online. Quando a trajetória de aquisição é complicada, automaticamente, o cliente entra em um estado de desmotivação.
Diante disso, todos os produtos, ferramentas de comunicação, formas de pagamento e velocidade do site devem estar em sincronia e prontos para proporcionar a melhor experiência ao público que decidir adquirir algum item online.
5 - Crie conteúdo de qualidade
Outro passo necessário para trilhar uma trajetória rumo ao sucesso de um site é a criação de conteúdo de qualidade. Não adianta ter uma boa aparência, um bom funcionamento e um domínio atraente, se as informações oferecidas forem ruins.
Após acessar uma página, os internautas certamente irão à procura de publicações que agreguem ao seu nível de conhecimento sobre um determinado assunto, como a qualidade e relevância de uma bateria estacionária para som automotivo.
Educar e informar um determinado grupo de pessoas é uma ótima forma de estimulá-lo e instigá-lo a realizar compras. À vista disso, o cuidado com a produção de temas terá forte influência no aumento de tráfego e audiência.
6 - Aposte na interatividade
As mídias sociais não são o único ambiente que proporciona interatividade, os sites também podem ser um ambiente de troca entre uma marca e os seus clientes. Logo, apostar nesse recurso o levará a um patamar mais elevado em seus negócios.
O movimento de elementos, apresentação de vídeos, infográficos, atividades e simuladores são exemplos de algumas alternativas de inserção da interatividade em uma plataforma virtual de cunho institucional ou comercial.
Dar ao visitante a oportunidade de visualizar como uma cortina wave trilho suisso ficaria na sala de sua casa, é uma maneira criativa e uma ilustração de recursos avançados que podem criar proximidade por meio de interação.
7 - Atualize o site constantemente
Atualizar um site com frequência também é fundamental para que ele se mantenha no topo do ranqueamento das ferramentas de pesquisa. Logo, o cuidado com a atualização dos conteúdos deve ser feita periodicamente.
Informações mais rápidas e eficientes, maior atração e fidelização são alguns dos benefícios de manter uma página da web atualizada.
Aliás, encontrar um serviço de lavagem de cadeiras na internet é muito mais fácil quando uma empresa atende a esse requisito de atualização.
8 - Empregue estratégias de SEO
Outro ponto que é primordial para uma maior visibilidade de um site é o uso de palavras-chave, dentro da estratégia de Search Engine Optimization, ou SEO. Com isso, um negócio consegue um melhor posicionamento nos mecanismos de busca.
Serviços específicos, como os relacionados à limpeza de carpete residencial, conseguem ser encontrados com mais facilidade pelos consumidores interessados que usam os mesmos termos presentes no site para pesquisá-lo no ambiente digital.
Considerações finais
Seguindo esse passo a passo apresentado, você conseguirá dar início à sua jornada de empreendimento virtual. Seja qual for o seu negócio, por meio de um site bem estruturado, será possível alcançar um público cada vez maior.
Um planejamento estratégico de conteúdos, identidade visual, estratégias de SEO e interatividade ajudarão a despertar o interesse de qualquer pessoa que visite uma página da web destinada ao seu comércio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.