8 vantagens de SEO na criação de site para seu negócio online
Para que o seu negócio online fique bem posicionado nos motores de busca, é preciso apostar nas estratégias de marketing para o seu site, principalmente as técnicas de SEO, que são capazes de otimizar as páginas de um site.
A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou em português otimização para mecanismos de busca, que são um conjunto de técnicas capazes de melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca.
Estar entre as primeiras posições dos motores de busca é o objetivo dos empreendedores no mercado digital, isso porque para ser notado, é preciso estar bem posicionado. Para que isso ocorra, é preciso considerar os diversos fatores de rankeamento.
Para otimizar os conteúdos de uma página, é preciso que elas sejam indexadas aos fatores dos resultados das pesquisas para gerar tráfego orgânico para o seu site. Entretanto, é preciso realizar pesquisas para entender como essa estratégia funciona para você.
Entre as vantagens de utilizar as estratégias de SEO para otimizar o seu site, podemos destacar:
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Aumento do número de acessos no seu site;
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Geração de tráfego orgânico;
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Aumenta a visibilidade da sua marca;
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Destaca o seu site perante a concorrência;
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Aumenta a autoridade do seu negócio.
Dessa forma, se você trabalha com a venda de curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia, por exemplo, é possível se beneficiar ao aplicar as técnicas de SEO para otimizar o seu site.
Confira a seguir 8 vantagens que as técnicas de SEO proporcionam para o seu portal online quando bem aplicadas.
8 vantagens das técnicas de SEO para o seu negócio online
Aumentar o acesso de busca pelos produtos do seu site é fundamental para alavancar as suas vendas, além de melhorar a taxa de conversão. Os sites otimizados com o SEO possuem maior facilidade de navegação, o que melhora a experiência do usuário.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre os benefícios do SEO para o seu site, confira as vantagens a seguir.
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Democratização de acesso
Independentemente do porte da empresa, seja ela grande ou pequena, com as técnicas de SEO bem aplicadas é possível alcançar o topo das pesquisas nos mecanismos de busca, assim como um curso de empreendedorismo a distância te ajuda na gestão do negócio.
Isso porque diferente do investimento em anúncios pagos, onde quem recebe mais retorno é quem possui maior possibilidade para capital de investimento, através das técnicas de SEO é possível se posicionar sem precisar pagar um alto valor para receber retorno.
Porém, tudo irá depender de quais técnicas e de como elas serão aplicadas no seu tipo de negócio, mas aqui a qualidade é mais atrativa do que a quantidade, por isso estude bem todas as técnicas antes de começar a utilizá-las.
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Aumento de tráfego para o seu site
Na primeira fase de um funil de vendas é preciso utilizar táticas para atrair os clientes, e a geração de tráfego orgânico é uma das grandes aliadas para que isso ocorra. Quando as técnicas de SEO são bem aplicadas, os acessos únicos são ampliados.
Através disso, é possível melhorar o rankeamento das suas publicações, sejam elas sobre gestão de pessoas em startups ou dicas de maquiagem. Quanto mais cliques a sua página receber, maior a chance de gerar tráfego orgânico.
Por isso, além de utilizar as técnicas de SEO para te apoiar nessa área, também é preciso entender como funcionam as outras estratégias de marketing digital, pois em conjunto com conhecimentos de uma faculdade de vendas online, é possível obter sucesso.
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Geração de tráfego qualificado
Quando bem aplicadas, as técnicas de SEO também podem ajudar a gerar mais tráfego qualificado para o seu site, pois quando uma pessoa faz uma pesquisa em um mecanismo, é porque realmente está interessado no tema procurado.
Diante disso, se a pessoa pesquisa por “melhor faculdade de gestão financeira” em um mecanismo de busca, é porque está interessada em realizar o curso. Assim, se um negócio oferece a resposta para esse questionamento, é provável que ele engaje com o conteúdo.
Entretanto, antes de apostar nessa estratégia, é preciso estudar as etapas do funil de vendas e saber como e onde aplicá-las para gerar esse tráfego qualificado.
Quando um cliente realmente tem interesse nos seus conteúdos, é mais provável que irá fechar a compra.
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Aumenta a autoridade da sua marca
Quando pesquisamos por algo em um mecanismo de busca, aparecem dois resultados de pesquisa: o orgânico e o pago. Porém, quando uma empresa aparece nas primeiras opções dos resultados orgânicos, ganha mais credibilidade do que os resultados patrocinados.
Muitas pessoas preferem pular os resultados de anúncios pagos e acessar o primeiro resultado orgânico que aparece. Assim, se a sua instituição de ensino oferece um curso de gestão financeira a distância, é melhor estar nos resultados orgânicos.
Porém, isso não quer dizer que os anúncios pagos não funcionam, mas apenas que o SEO contribui para a autoridade da sua marca, que aparece de forma espontânea no topo dos resultados. Isso aumenta a autoridade da sua marca com o seu público-alvo.
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Contribui com o funil de vendas
Outra vantagem do SEO é o impacto que ele causa no ciclo de compra de um cliente, pois quando ele faz uma pesquisa na internet, é porque está considerando realizar uma compra. E, dependendo do tipo de conteúdo que ele recebe, pode influenciar na decisão de compra.
Por conta disso, é preciso apostar na criação de conteúdos relevantes, pois isso ajudará o seu público a decidir se irá ou não realizar a compra no seu negócio. Nem todas as pesquisas começam com a intenção de compra, mas podem levar até isso.
Ou seja, outra vantagem do SEO é ajudar a guiar os seus potenciais consumidores através do funil de compras, oferecendo conteúdos otimizados que supram as suas necessidades e dúvidas.
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Retorno a longo prazo
Quando as técnicas de SEO são bem aplicadas, é possível manter o retorno de investimentos por um longo tempo. Ou seja, diferente dos anúncios, que interrompem a geração de resultados quando são pausadas.
Uma das vantagens do SEO é que o seu negócio continua recebendo o retorno das estratégias mesmo após o fim do investimento direto nas ações. Dessa forma, o seu conteúdo sobre gestão hospitalar, por exemplo, continua gerando resultados.
Mesmo assim, com o passar do tempo, é preciso realizar manutenções para que essa publicação continue gerando bons resultados ao longo do tempo, pois assim ele continuará rankeando nos mecanismos de busca.
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Aumenta a taxa de conversão
Os sites otimizados através das estratégias de SEO são mais rápidos e fáceis de ler, e por isso eles atraem mais usuários, o que também ajuda no processo de fidelização. Por isso, o SEO é uma estratégia poderosa para garantir o sucesso de um negócio.
Quando seu site está otimizado, o usuário consegue navegar por ele de forma fácil e tranquila, o que garante que ele tenha uma experiência satisfatória e volte mais vezes para navegar na sua página.
Com isso, se você oferece um conteúdo sobre gestão de pessoas ead, e o usuário gosta do seu conteúdo, ele irá voltar para procurar por mais conteúdos quando tiver alguma outra dúvida, e com isso, pode acabar adquirindo um produto ou serviço do seu negócio online.
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Mensuração dos resultados
Além de todos os benefícios já citados até aqui, as técnicas de SEO ainda permitem que o gestor possa mensurar suas conversões e a fonte delas. Além disso, também é possível medir a progressão de classificações e do tráfego orgânico do seu site.
Portanto, utilizando as ferramentas certas e contando com as estratégias de otimização das suas páginas, é possível medir quais palavras-chave são mais relevantes para a estratégia de SEO do seu negócio.
Aplicando as estratégias de SEO
Após entender um pouco mais sobre os benefícios das estratégias de SEO para o seu negócio online, é possível entender o quão valiosa ela é e o quanto pode mudar a realidade do seu negócio.
Diante disso, pode ser interessante investir em cursos de qualificação para melhorar as suas habilidades em SEO, e também oferecer treinamentos para a sua equipe de colaboradores.
Quanto mais conhecimento você tiver, melhores serão os resultados que a sua empresa irá obter, pois para que as estratégias possam dar certo, é preciso que sejam aplicadas corretamente.
Ademais, investir em técnicas de SEO pode gerar mais visibilidade para o seu site e tornar a sua marca uma autoridade dentro do seu segmento, ação que aumenta os lucros da empresa gradativamente.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.