Além de um bom visual, o que mais um site precisa ter para performar no Google?
O Google é o maior buscador do mundo e quando uma pessoa quer saber um pouco mais sobre qualquer assunto, recorre a ele para responder suas dúvidas, inclusive aquelas relacionadas a produtos e serviços.
Por conta disso, as empresas investem em maneiras de melhorar seu site, com base em um conjunto de esforços voltados para o design, velocidade e qualidade do conteúdo.
É fundamental realizar esses ajustes para otimizar esses aspectos e garantir que a plataforma tenha um bom desempenho e satisfaça o usuário. Só que melhorar o site é tão desafiador quanto criar um.
Atualmente, existem diversas ferramentas que ajudam a alcançar esse propósito, mas as melhorias dependem do quanto os desenvolvedores entendem sobre os parâmetros que qualificam a plataforma de maneira positiva.
Por se tratar de algo que está muito além do desempenho, o trabalho se torna mais complexo. O propósito é garantir uma excelente experiência para o visitante, e vários fatores implicam nesse processo.
Neste artigo, vamos explicar o que fazer para ter bons resultados com o site do seu negócio, o que ele precisa ter e dar algumas dicas para melhorá-lo. Confira.
O que fazer para ter bons resultados com o site?
Um site com bom desempenho é aquele que consegue se adequar a diferentes padrões, voltados para o conteúdo, o design e a velocidade. Esses 3 fatores são fundamentais para garantir uma boa experiência de navegação.
Eles também ajudam a melhorar o posicionamento da plataforma nos resultados de busca. Qualquer ajuste feito na plataforma precisa ter como objetivo atender a essas exigências. Vamos explicar um pouco mais sobre eles, veja.
O design é fundamental para construir a marca, independentemente de ser um portfólio ou um e-commerce, ambos precisam ter uma interface bonita, convidativa e moderna, assim como um cartão de visita.
A utilização de parâmetros de design é fundamental para a parte visual e para garantir uma boa funcionalidade. Isso envolve menus que se destacam, banners que não atrapalham o conteúdo e informações alinhadas.
Ele também precisa ser responsivo para garantir boa navegabilidade, independentemente do tamanho da tela.
O conteúdo, por sua vez, é importante para engajar os visitantes. Por exemplo, uma loja virtual de produtos veganos precisa garantir que seu estoque atenda aos pedidos dos consumidores, assim como é fundamental divulgá-los na primeira página.
O objetivo é impactar o visitante assim que ele entra no site, por meio de banners e outros elementos que se destacam na página inicial. É uma forma de gerar engajamento e vai fazer com que o visitante retorne para comprar.
Quando se fala em conteúdo, nos referimos a tudo o que uma gráfica de wind banners pública em seu site, e ele pode assumir diferentes formatos, como:
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Textos;
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Vídeos;
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Imagens;
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Infográficos.
O conteúdo também precisa contar com palavras-chave adequadas e que estejam bem ranqueadas.
Por fim, a velocidade de carregamento é fundamental e precisa ser considerada em todos os pontos da plataforma. É imprescindível que o acesso seja ágil, caso contrário, o usuário pode se sentir insatisfeito.
As páginas internas dependem de um tempo de carregamento que deve ser curto e garantir a fluidez geral. Nesse processo, existem várias questões que devem ser ajustadas e analisadas, como a qualidade da hospedagem.
Certifique-se de utilizar um banco de dados de tamanho adequado, verificar o tamanho das mídias inseridas e o template aplicado, caso o seu site seja em WordPress.
Itens que um site precisa ter
Existem alguns elementos que são fundamentais em qualquer site, independentemente do segmento da empresa ou de seu tamanho.
A ausência deles pode prejudicar a performance da plataforma, mesmo que você utilize as melhores estratégias de otimização, tenha um excelente carregamento, e assim por diante. Dentre os principais estão:
Links para as redes sociais
Um estúdio fotográfico especializado em fotografia newborn possui perfis nas redes sociais, por essa razão, precisa criar links dentro do site que levam os usuários para essas plataformas.
Isso é muito importante para que as estratégias feitas por lá tragam bons resultados e façam valer a pena os investimentos que você fez.
Informações de contato
Não se esqueça de incluir todas as informações de contato do negócio, como o telefone, e-mail e WhatsApp.
Aproveitando, inclua outras informações institucionais, como o CNPJ, o endereço e o horário de funcionamento.
Uma das principais funções do site institucional é informar os visitantes sobre a rotina do estabelecimento, onde ele pode ser encontrado, em quais horários e de que maneira. Portanto, não se esqueça de incluir esses dados.
Falar sobre os produtos e serviços
Veja, o blog corporativo é uma plataforma usada por uma empresa de terceirização de ti para falar sobre assuntos do interesse de seu público, mas que estejam relacionados à sua área de atuação.
O foco do blog não é vender, portanto, ele não precisa falar diretamente sobre os produtos e serviços, mas a situação muda quando falamos do site institucional.
Além de conteúdos ricos e valiosos, o site é o espaço ideal para falar sobre as soluções em si, afinal, hoje em dia, essa plataforma também é usada para vender.
Fale sobre suas soluções de maneira concreta e que seja capaz de atrair o potencial cliente. Lembrando de manter um alto padrão de qualidade e investir em estratégias de SEO.
Textos institucionais
Os textos institucionais também são muito importantes, pois são totalmente voltados para a história, missão, objetivos e valores da corporação.
No caso de um estúdio fotográfico para ensaio newborn lifestyle, é válido colocar informações sobre os sócios, principalmente se o seu negócio for pequeno ou um prestador de serviços.
Dicas para melhorar o seu site
Agora que você já sabe tudo o que a plataforma precisa ter e o que influencia seu desempenho no Google, vamos dar algumas dicas para melhorá-la. São elas:
Oferecer navegação simples e intuitiva
Páginas que oferecem navegação simples para os visitantes geram impactos positivos na experiência deles. Aliás, um dos conceitos mais aplicados pelas organizações hoje em dia é o user experience (UX).
Este elemento é muito importante para ranquear as páginas nos buscadores e fazer com que os visitantes se sintam mais satisfeitos durante a visita.
Sites com navegação simples e intuitiva ajudam as pessoas a encontrarem o que procuram, posicionam as informações mais importantes, sem que seja necessário rolar o layout, colocam o menu no topo da página e oferecem um campo de pesquisa.
Otimizar o site
Um fabricante de bolsa personalizadas deve investir em diversos fatores que garantem uma boa experiência de navegação, e todos eles podem ser trabalhados por meio da otimização de páginas.
Uma página otimizada possui uma boa aparência, mas ter um bom design não deve estar acima de todos os outros parâmetros. É fundamental que a plataforma também seja funcional e possibilite uma navegação facilitada.
O design influencia muito a velocidade do site, uma questão muito importante para que o visitante realmente tenha uma boa experiência.
Não podemos nos esquecer da necessidade de desenvolver uma plataforma voltada para os dispositivos móveis, tendo em vista que as pessoas acessam muito mais a internet pelo smartphone do que pelo computador.
Tudo isso vai influenciar drasticamente as estratégias de otimização de uma empresa de manutenção de ar condicionado central. Lembrando que essas práticas precisam ser contínuas.
Investir em design responsivo
Vale a pena dar ênfase a este assunto porque o design responsivo é fundamental para que a plataforma tenha um bom desempenho nos resultados do Google. Tanto é que o próprio buscador já avisou que prioriza esse tipo de site.
Por meio dele, a experiência de acesso e visualização não é prejudicada, independente do tipo de dispositivo utilizado pelo usuário para acessar as páginas.
Mas, veja, ao criar um site responsivo, um fabricante de papel timbrado psicologia não faz apenas alguns ajustes em seu portal. Na verdade, é necessário compreender as especificidades do projeto e quais são as reais demandas do usuário.
Somente dessa forma será possível conquistar uma boa performance nos resultados de busca, independentemente do tipo de dispositivo que o visitante utilizar.
Considerações finais
A internet é um ambiente competitivo, afinal, todos os dias, milhares de páginas são criadas e publicadas na web e elas falam sobre os mais variados assuntos. Mas imagine quantas delas falam sobre a mesma coisa que o seu negócio.
Pois bem, é justamente por isso que o site precisa ter uma boa performance no Google, caso contrário, ele não vai aparecer entre os primeiros resultados e, consequentemente, não vai atrair um bom número de visitantes.
Neste artigo, você conheceu os principais fatores para um bom desempenho e tudo o que precisa fazer para garantir o sucesso da sua plataforma.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.