Automação de marketing: como ela gera o aumento das vendas?

Automação de marketing: como ela gera o aumento das vendas?

Categoria: Notícias

15/03/2022 às 20:52

A automação de marketing é uma estratégia que consiste na mecanização dos processos de prospecção de leads, aquisição de clientes, vendas cruzadas, além de auxiliar em aspectos de marketing digital e, principalmente, de vendas.

Anos atrás, realizar o marketing de forma digital e promover o aumento de vendas parecia um plano distante da realidade. As propagandas e captação de leads eram feitas de forma manual, como a entrega de distribuição de panfletos.

Além disso, a não existência da internet obrigava as empresas a investirem na única ferramenta tecnológica do momento: o telefone. Esse cenário deu origem às televendas, realizadas pelo chamado telemarketing.

Hoje já não é preciso somente o esforço humano para realizar essas e muitas outras tarefas relacionadas à área. Para isso, existem alternativas práticas que auxiliam a gerar engajamento, consistência, eficácia e, por fim, resultados para os negócios.

Em meio a tantas pessoas conectadas ao excesso de informação encontrados em seus dispositivos móveis ou computadores, as empresas necessitam de destaque e de um perfil atraente em meio a tantos concorrentes do mundo virtual.

Para isso, os profissionais formados em cursos de comunicação, por meio das ferramentas de automação buscam entender essas pessoas hiperconectadas e criar estratégias que possam atraí-las, como as listadas a seguir:

  • Geração de leads classificados por status;

  • Segmentação e direcionamento do público;

  • Análise do ciclo de vida e retenção de clientes;

  • Investimento em marketing de conteúdo;

  • Estudo de quais artigos, ofertas, cópias ou imagens funcionam melhor.

Após a aplicação dessas estratégias, os resultados precisam ser acompanhados pelos profissionais. Para isso, utilizam softwares de monitoramento que disponibilizam métricas e relatórios de engajamento nas mídias sociais, sites e aplicativos da empresa.

Os benefícios conquistados por essa nova forma de trabalho são inúmeros, como escalabilidade para o negócio, funil de vendas eficiente, maior produtividade e integração entre a equipe, o que leva a menos chances de falhas.

Como saber se eu preciso da automação de marketing?

Se ainda não ficou claro em quais casos aplicar uma ferramenta de automação de marketing e como reconhecer essa necessidade, imagine a seguinte situação para uma melhor compreensão.

Você é dono de uma empresa há 15 anos e, para promover a venda de seus produtos, sua empresa sempre utilizou ferramentas offline, como placas pesonalizadas com publicidades voltadas aos lançamentos.

Além das ligações por telefone e das propagandas em veículos de comunicação, como jornais e revistas, esses instrumentos gráficos sempre geraram bons resultados na captação de leads.

Porém, nos últimos anos, por conta do disparo das compras em e-commerces e uso das mídias sociais, essas estratégias perderam a força. Em meio a tantos anúncios e links patrocinados, os clientes deixaram de prestar atenção nas propagandas tradicionais.

A princípio, a adequação à tecnologia pareceu arriscada e complicada, mas trouxe grandes benefícios, entre eles, a redução de gastos com materiais como as placas personalizadas e a impressão de banners, por exemplo.

Todas essas observações fizeram o empresário compreender que era o momento de conhecer melhor a ferramenta de automação de marketing e aplicá-la em seus negócios para conquistar resultados como:

  • Contato personalizado com o cliente;

  • Presença em múltiplos canais midiáticos;

  • Gerenciamento e acompanhamento de campanhas;

  • Criação de relatórios com as métricas alcançadas;

  • Melhor utilização do tempo.

Com isso, ele finalmente compreendeu que captar leads pessoalmente e investir no uso de estratégias offline, como um balcão de venda, não deixa de ser vantajoso, mas a automação de todos esses processos para a conquista do aumento de lucro é vital.

Do outro lado da moeda, imagine agora os benefícios do marketing digital gerado aos clientes com o seguinte caso. Um advogado, em começo de carreira, deseja conquistar o seu próprio espaço de trabalho.

Contudo, como ainda não pode comprá-lo, resolveu iniciar a busca pela locação de um ambiente que possibilitasse os seus atendimentos e maior credibilidade perante seus clientes.  

Para isso, ele começa o processo de pesquisas na internet, até que encontra a opção de locação de sala comercial por hora. A oportunidade é perfeita em questão de custo-benefício.

Ponderando esses pontos, ele resolve fechar o contrato de aluguel. Ou seja, com apenas uma pesquisa na internet, foi possível encontrar a solução perfeita para sua dor.

É nesta questão que a automação de marketing trabalha. Se não fosse por ela, talvez o anúncio não teria chegado ao advogado e nem se encaixaria tão bem em suas necessidades.

O investimento digital e um bom funil de vendas é essencial para o sucesso de qualquer empresa que deseja expandir seus horizontes e conquistar uma maior lucratividade.

Como implementar uma ferramenta de automação

Após compreender o que é a ferramenta, quais seus benefícios e como reconhecer o momento de investir nela, é o momento de conferir quais os passos necessários para sua implementação.

É primordial que, primeiramente, sejam captados os dados dos clientes. Para isso, podem ser utilizadas alternativas como alguns canais capazes de promover interação, como o e-mail marketing, mídias sociais, blog, site ou aplicativo, se houver.

Após essa coleta, é preciso criar uma base de dados e, consequentemente, trabalhar os detalhes dela, como organização, criação de persona, escolha de estratégias, estudo do funil de vendas e, por fim, a captação e conversão de leads.

A implementação pode ser feita por um especialista em marketing digital que auxilie na missão da construção de uma jornada de compra personalizada aos clientes, atendendo às demandas de forma individual e gerando um alto nível de satisfação.

Conquistando resultados eficientes

Já foi possível entender qual a importância e como implementar a automação do marketing para o aumento de vendas. Portanto, agora é primordial conhecer qual o passo seguinte à adesão da ferramenta.

A melhor forma de visualizar e medir os resultados que a empresa está tendo com essas ferramentas de marketing digital é por meio de relatórios frequentes. Com eles, será possível ter uma noção de quais propagandas estão sendo mais eficientes.

Essas métricas podem ser aplicadas aos diversos canais digitais. No site, por exemplo, é possível realizá-las com o Analytics, que auxilia na mensuração de suas ações online e na compreensão do engajamento de suas plataformas.

Já nas mídias sociais, os dados para o relatório podem ser coletados por meio de softwares ou de forma manual. Para isso, basta acompanhar as menções à marca e avaliar o engajamento.

Tudo isso ajudará a compreender quais conteúdos e campanhas estão surtindo mais efeito na captação de clientes, o que irá poupar tempo e, na maioria dos casos, dinheiro.

Além desse monitoramento da captação de novos leads, também é possível, com a automação de marketing, monitorar qual é o status de cada um e se estão evoluindo e chegando até a etapa do fechamento da venda. 

Um novo presente para um futuro de sucesso

Encontrar propostas de compras e realizar propostas de venda tem sido simples com o auxílio do marketing digital. Com esse recurso, é possível que qualquer negócio ganhe destaque no mundo das vendas.

Neste cenário, pode-se mencionar ainda a abertura de empresa simples, ou seja, microempreendedores individuais que conquistaram o seu CNPJ com o auxílio do MEI.

Independentemente da proporção de uma organização, os benefícios do marketing oferecidos no presente garantem um futuro de sucesso, prezando a experiência do cliente final e proporcionar um alto nível de satisfação.

Para uma boa escolha de plataforma, um bom desempenho e ótimos resultados, basta analisar os seguintes pontos antes de aderir a à automação de marketing:

  • Funcionalidades: oferece os recursos necessários para sua estratégia;

  • Facilidade de uso: é muito complexa ou vai exigir treinamentos;

  • Flexibilidade: permite customizações que atendam às necessidades;

  • Custos totais: qual o valor do plano a ser pago.

A realidade da sua empresa deve ser o norte para a tomada de decisão em relação a melhor ferramenta. É primordial que a escolha atenda plenamente a todas as necessidades, promovendo boas estratégias de marketing.

Considerações finais

Com a automação de marketing, métodos de captação de clientes como a impressão flyer ou qualquer outro tipo de propaganda mais tradicional deram lugar a novas estratégias.

O aumento de vendas pode ser alcançado com o controle das fases de negociações de cada cliente. Com ele, é possível saber o momento certo de investir em determinado lead.

Saber identificar o caminho percorrido por cada consumidor antes de decidir ou não efetuar uma compra é essencial para uma visão mais ampla dos negócios. Com isso, estratégias de marketing podem ser elaboradas de forma assertiva.

Adaptar-se a essa nova realidade é a chave para uma rotina prática e que alcance bons resultados para a equipe de vendas e, consequentemente, para o aumento da lucratividade de uma empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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