Autoridade de domínio: O que você pode fazer para aumentar o seu site?

Autoridade de domínio: O que você pode fazer para aumentar o seu site?

Categoria: Notícias

07/07/2022 às 19:06

As plataformas digitais têm ocupado posição de destaque entre as maiores preocupações dos grandes empresários quanto à prosperidade do seu negócio a longo prazo. Por esta razão, medir a autoridade de domínio de um site é entendido como uma prioridade.

Não adianta entrar no jogo do mercado digital com a conduta de um amador. Uma vez que um web site está listado como uma das ferramentas que não pode faltar em um negócio, logo ele precisa ser bem administrado, quanto mais profissional esta empresa quiser ser.

Um endereço corporativo que não dispõe de um domínio reconhecidamente confiável é como um profissional das brigadas de emergência que não possui um extintor de incêndio. Ainda que possua boas capacidades, não transmite a imagem de sua qualidade.

Desta mesma forma, os empreendedores que têm o objetivo de digitalizar o seu negócio precisam ter em mente que as ferramentas online precisam ser exploradas ao seu máximo, para que possa haver destaque de uma empresa em relação aos seus concorrentes.

Não dá para esperar que uma loja de roupas, que fez muito sucesso no mercado físico, venda o mesmo número de toucas na internet se o seu site não for bem rankeado. Toda a sua boa fama fica confinada à limitação que o problema técnico ocasiona.

Para que fique mais clara a dimensão desta necessidade, a definição de autoridade de domínio e a importância de ter uma plataforma bem posicionada na internet para promover uma marca irão compor o tema deste artigo.

Junto a isso, serão fornecidas algumas dicas práticas de como aumentar a boa fama de um site ante os mecanismos de busca da internet, para que seja possível achar essa empresa dispondo apenas de uma internet veloz.

O que é autoridade de domínio?

A primeira coisa que precisa estar clara é em que contexto a autoridade está inserida na estratégia digital de um site. Para isso, é necessário conhecer o conceito de SEO.

Search Engine Optimization, ou Otimização dos Mecanismos de Busca, como é entendido e popularmente conhecido em língua portuguesa, é a técnica que visa colocar determinado endereço cada vez mais no topo dos resultados dos buscadores, como o Google.

Isto quer dizer que, se alguém busca por gnv em carro automático na internet, a primeira resposta que ela terá será do site mais qualificado do momento para abordar aquele tema. E no caso deste exemplo, coincide que a plataforma provavelmente será uma loja.

Desta forma, a tática de SEO visa adequar todos os meios possíveis para configurar os mecanismos de maneira favorável ao progresso de um site rumo ao topo dos buscadores. E é aqui que entra o atributo da autoridade.

Quando o assunto é otimizar os motores de pesquisa, existem três níveis de autoridade, que são a autoridade de domínio, de página e dos links.

A autoridade de domínio é justamente a preocupação central deste artigo, pelo fato de ser também um critério de peso singular em uma estratégia digital.

Trata-se de uma métrica, no modelo 0 à 100, que funciona classificando um domínio e averiguando o quão forte é a sua autoridade nas SERPs, que nada mais é do que aquela lista de resultados das pesquisas que são feitas na internet.

Para possuir uma excelente classificação, vai estar pesando o historial do site nas SERPs, bem como a quantidade e a qualidade dos links de referência dele.

A expressão autoridade de domínio tem sido bastante usada ultimamente por técnicos de SEO, pelo menos desde os últimos anos. Ela caiu no uso comum quando o termo foi definido propriamente como métrica.

Por esta razão, a autoridade de domínio se tornou bastante usada como um indicador eficaz para a classificação de um domínio, aferindo através de diversos fatores se um site é de boa qualidade e confiabilidade.

Essa autoridade também recebe a influência direta de três fatores principais para ser estabelecida. São eles a idade, a confiança e a popularidade.

Domínios que dispõem de bons historiais e um maior tempo disponível possuem uma maior força. De maneira particular, no que tange aos históricos, o domínio deve ser usado nas SERPs.

Quando os usuários precisam buscar informações sobre um tema importante e delicado, como o armazenamento de cargas perigosas, são circunstâncias como o tempo que um site atua na internet e a sua boa fama que farão com que ele seja tido como referência.

Já no que diz respeito a popularidade de um domínio, é importante levar em conta que ela depende tanto da quantidade quanto da qualidade dos links de referência, ou backlinks, como são conhecidos na área.

É preciso estar sempre atento à relevância desses endereços, pois eles desempenham um papel singular dentro dessa métrica. A popularidade e a audiência de um domínio dependem do seu conteúdo e dos backlinks externos.

Verificando a autoridade de um domínio

Através da realização de alguns questionamentos, já será possível captar a autoridade de um domínio. É necessário refletir se o site:

  • Está apto para buscas de alta concorrência;

  • Possui uma quantia razoável de backlinks;

  • Possui backlinks qualificados;

  • Recebe audiência suficiente.

Não se trata de uma tarefa simples. Caso contrário, possuir um domínio de autoridade no mercado seria uma coisa fácil para qualquer um conseguir.

Visando todos esses critérios e mantendo o site atualizado com conteúdos frequentes, é possível chegar lá. Já no que diz respeito a popularidade, é necessário trabalhar em cima dos bons links.

Autoridade de Página

A autoridade de página também é um critério importante para o sucesso de um site na internet. Ela constitui um indicador de classificação de páginas, funcionando de maneira similar a autoridade de domínio.

Ela tem como base alguns fatores centrais, que são a idade, a confiança, a quantidade e qualidade dos links e o número das atualizações.

Uma vez que os itens iniciais se aplicam da mesma maneira que na autoridade de domínio, o único diferencial será na quantidade de atualizações, que é de suma importância para o monitoramento dos conteúdos.

Se um blog de uma loja de parede divisória mdf mantém os seus conteúdos sempre em dia, cai bastante as chances do negócio perder relevância ante as novas empresas nascentes no mercado.

Autoridade do link

A autoridade de um link indica a capacidade de classificação que ele transmite. Alguns fatores básicos que exercem influência neste sentido são:

  • O atributo Nofollow;

  • A autoridade da página que vincula;

  • A quantidade de backlinks na página;

  • O local onde o link está na página.

O atributo nofollow serve para definir se um link deve ser levado em conta ou não pelos motores de busca.

Quanto à posição dos links, ao contrário do que alguns pensam, a sua localização na página é importante para a tática de SEO. Aqueles que são inseridos no conteúdo contextual são mais relevantes do que os links situados no rodapé.

Por que é importante ter um site bem classificado?

Já foi abordado um pouco sobre a necessidade de desenvolver e alimentar um site de maneira profissional, fugindo dos amadorismos baratos e das execuções sem método.

Mas para que fique mais palpável a importância de se fazer as coisas direito, é possível citar, entre os atributos de um site bem classificado, coisas como:

  • Velocidade;

  • Reconhecimento da marca;

  • Facilidade na navegação;

  • Unificação dos conceitos.

Se é importante investir em profissionalismo quando se tem uma loja física, quão mais importante não será que ao digitar sacada de vidro temperado no Google, o usuário encontre a sua resposta em uma loja bem estruturada.

6 dicas para aumentar a autoridade de um site

Por fim, para que a solução não seja apenas sugerida de maneira abstrata, é possível listar seis atitudes práticas para otimizar a autoridade de um website:

  1. Fazer uma pesquisa orgânica de palavras-chave;

  2. Produzir bom conteúdo;

  3. Inserir backlinks internos e externos;

  4. Integrar o site às redes sociais;

  5. Se ater a velocidade de carregamento da página;

  6. Tornar o site acessível a todos os meios.

Através da seleção das palavras que serão usadas na estratégia de SEO e da produção de conteúdo, já é possível alcançar resultados muito interessantes.

Se com a conscientização feita na semana sipat são usados conteúdos informativos de qualidade, muito mais necessários eles serão para a campanha de marketing de um negócio profissional.

Além disso, é importante ter atenção a necessidade do uso de links, tanto interna quanto externamente na tática do negócio. Pois, para os mecanismos de busca, tê-los dentro do próprio site é tão relevante quanto outros negócios possuírem menções ao seu.

Por fim, integrar as demais redes e se ater a acessibilidade de todos os tipos de aparelho ao site de forma rápida e segura farão com que a plataforma esteja segura do seu potencial.

Considerações finais

Ter um site é muito importante para um negócio digital, uma vez que a autoridade da empresa será refletida nessa nova plataforma.

Por essa razão, investir em um domínio robusto, juntamente com as demais ferramentas de classificação, são ótimas maneiras de alcançar sucesso em uma estratégia digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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