Blog: Por que ele é importante na construção do marketing digital de uma empresa?
O blog é uma página na internet utilizada por empresas e usuários para a publicação de conteúdos diversos, podendo ser textos, fotos, resenhas, entre outros, conhecidos como posts. Para as marcas ele pode ser uma estratégia muito eficiente de marketing digital.
No início de seu surgimento, estas plataformas eram usadas como um diário, em que os produtores de conteúdo postavam suas opiniões sobre diversos assuntos e comentavam sobre atividades que faziam.
Contudo, com o desenvolvimento da internet, os blogs evoluíram e introduziram as empresas ao meio, como uma forma de propagar a companhia e seus ideais, além de permitir a criação de uma conexão mais próxima com os clientes.
Quem possui um blog e publica com frequência, ou ainda deseja ingressar neste meio, podem postar diferentes tipos de conteúdos, sendo alguns deles:
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Posts educativos: tiram dúvidas ao público;
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Tutoriais: ensina algo da maneira mais simples e prática;
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Estudos de caso: foca na perspectiva do cliente dos produtos;
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Guest posts: realizados por convidados externos ou parceiros.
Dessa forma, ele tem certas características específicas de seu uso, como a atualização constante, inserção de data de publicação, liberação ao público e fornecimento de informações de assuntos diversos.
O conteúdo postado também pode ser acompanhado de imagens, como uma publicação de uma empresa que posta fotos dos seus trabalhos com fachada para comércio, ajudando os clientes a decidirem quais tipos são mais adequados para cada estabelecimento.
O grande motivo para a sua alta implementação por parte dos empreendedores é o seu baixo custo de investimento, uma vez que exige apenas que os conteúdos sejam criados, necessitando de tempo e profissionais da área, a depender dos objetivos do negócio.
Além disso, essa é uma estratégia que garante que, se feita com qualidade e corretamente, a empresa ganhe destaque nas plataformas de busca com um alto ranqueamento.
A relação com o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é aquele em que a estratégia é baseada na criação de materiais que sejam relevantes, como forma de atração de consumidores, uma vez que apresenta soluções para suas buscas.
Dessa forma, é possível compreender que ele é a base de um bom blog. Assim, o marketing de conteúdo é essencial para a implementação de estratégias de qualidade de SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Motores de Busca.
O que quer dizer que as plataformas de busca concederão destaque e tráfego orgânico (isto é, gratuito) ao seu blog.
Isso acontece porque os sites com conteúdos relevantes e postados com constância, além de adequados às técnicas de SEO, são analisados pelos algoritmos dos motores de busca e colocados entre os primeiros resultados quando um usuário faz uma pesquisa.
Por exemplo, se uma empresa que oferece serviços de conserto de tv philips estiver bem otimizado, quando um usuário pesquisar por palavras-chave que estão em alguma publicação desse negócio, ele poderá ser facilmente encontrado nos resultados de busca.
A importância do blog para o marketing digital
Postar diversos conteúdos em um blog permite que uma companhia ganhe autoridade no seu nicho, pois mostra que sabe do assunto com o qual trabalha, transmitindo mais segurança para os consumidores que acabaram de conhecer a marca.
Além disso, a possibilidade de incrementar essa estratégia, como foi visto, pode aumentar o destaque nas plataformas de busca, aumentando ainda seu alcance e sua credibilidade novamente, uma vez que o próprio buscador indica o blog aos usuários em seus resultados.
Com isso, a empresa consegue chegar até mais pessoas e essas, geralmente, já possuem um interesse pelo assunto comentado na página. Consequentemente, a quantidade de vendas também aumenta.
Ademais, ter um blog é uma forma de se aproximar de seus leitores, pois os conteúdos postados são de qualidade, ajudando-os em determinado assunto e permitindo que os seus interesses sejam atendidos.
Isso porque, supondo que uma empresa que posta ideias de como customizar a caixa de papelão personalizada com logo que vende, ela entrega conteúdo que é de interesse dos consumidores, agradando os seus gostos por conseguir ajudá-lo.
Assim, ela consegue fidelizar os seus clientes. O que é um fator muito importante, uma vez que consumidores fiéis passam a indicar a página para seus conhecidos e compartilhá-la, funcionando como promotores da marca.
Outro ponto de destaque é que o blog surge como uma forma de garantir destaque em meio à concorrência e a necessidade de ter um diferencial, que se tornou essencial a partir do aumento do número de empresas no mercado e crescimento acelerado da competitividade.
Por fim, os blogs conseguem gerar resultados a longo prazo e permanentes, visto que mesmo que o intervalo entre a postagem de conteúdo seja grande, a plataforma continuará em destaque nos motores de pesquisa, gerando tráfego orgânico.
Passo a passo para a criação de um blog
Algumas dicas podem ser muito eficientes para as pessoas que desejam ingressar na estratégia de criação de um blog, uma vez que são capazes de aumentar as chances de ele obter sucesso. Algumas delas são:
1 - Defina os objetivos
O primeiro passo antes de se criar um blog é definir o seu objetivo com a implementação dela: criar autoridade, fonte de renda extra na internet, atrair clientes, aumentar o alcance, entre diversas outras possibilidades.
Afinal, ele será o responsável por guiar todas as estratégias que forem aplicadas para o seu desenvolvimento, em todas as etapas, seja de produção ou de acompanhamento da evolução.
Por exemplo, uma empresa de convites personalizados que deseja aumentar o seu alcance com o blog, aplicará suas técnicas para isso, postando então conteúdos em alta e investindo estratégias de SEO, com o objetivo de converter os resultados desejados.
2 - Encontre o público-alvo
Outro ponto que irá direcionar todas as estratégias que o dono do blog aplicará é o público-alvo, ou seja, o grupo de consumidores aos quais os projetos e conteúdos serão direcionados, a quem a página será de fato direcionada.
Uma dica é a criação de uma ou mais personas, que trata-se do consumidor ideal do conteúdo, com todas as suas características, desde informações pessoais até hábitos de consumo, desejos, interesses e problemas.
Dessa forma, é possível criar e publicar conteúdos que os agradarão, alavancando a página e permitindo que ela construa uma estratégia de marketing digital mais eficiente. Assim, a companhia consegue definir as melhores palavras-chaves, temas e conteúdos.
Logo, uma empresa de conserto de apple watch, sabendo que seus consumidores se interessam por tecnologias nesse sentido, irá publicar conteúdos de como são realizados os processos de conserto, assuntos que irão interessá-los.
3 - Pense nos títulos dos conteúdos
Os títulos são o primeiro contato que o leitor tem com o conteúdo, então, ele precisa ser chamativo para atrair público, e útil para mantê-los na página. Eles devem ser objetivos e reais, sem dizer qualquer coisa só para chamar a atenção das pessoas.
Quando uma empresa utiliza títulos que chamam a atenção dos usuários, ela consegue atrair mais pessoas para a página, podendo torná-los consumidores, uma vez que clicaram no material pois era de um assunto de interesse deles.
Por esse motivo ele deve ser real, porque quando um usuário entra em um conteúdo, ele espera encontrar informações sobre o tópico citado no título, impedindo que ele se decepcione com a matéria real e crie um bloqueio com o blog.
Nesse contexto, uma página pode publicar um artigo com o título “Entenda como aproveitar um computador usado”, visto que é um título atraente e que ensina algo, além de chamar o leitor para realizar uma ação (no caso, a da leitura), sendo muito eficaz.
4 - Faça parcerias
Realizar parcerias é muito importante para o crescimento de um blog, pois, nesse processo, há uma transferência de autoridade entre as marcas unidas e um compartilhamento do público consumidor.
Isso porque o público do parceiro que não conhecia o blog, passa a conhecê-lo e vice-versa.
Logo, uma empresa conhecida pelo seu blog pode fazer uma parceria com um designer para a criação de um folder de apresentação. Assim, o profissional teria seu trabalho conhecido por outras pessoas e a marca, uma chance de melhorar o blog.
5 - Promova interação com os leitores
É importante que, pelo fato da página oferecer uma visão sobre determinado conteúdo, o site forneça um espaço para que os leitores interajam com o que foi postado, mantendo um relacionamento e uma troca de interações recíprocas.
Isso é muito importante, uma vez que permite que o leitor seja ouvido e se sinta como parte integrante do blog. Dessa maneira, ele permanece mais tempo acompanhando a empresa e o que é postado, mantendo o interesse em dia.
Conclusão
Ter um blog é uma estratégia muito importante para qualquer integrante do mundo dos negócios, como uma gráfica que produz bloco de pedido personalizado, pois permite que ele alcance os seus objetivos e consiga se desenvolver com qualidade.
Para isso, é necessário seguir algumas dicas, como as que apresentamos no decorrer deste artigo.
Como visto, as empresas podem incluir o blog às suas estratégias de diversas maneiras e com diferentes objetivos a serem alcançados, mas, principalmente, como um mecanismo capaz de criar oportunidades de negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.