Como fazer uma campanha de vendas online?
O sucesso de um site na internet depende diretamente da sua visibilidade e capacidade de conquistar a confiança dos consumidores que vão comprar os seus produtos ou serviços. Mas para isso acontecer efetivamente, uma boa ideia é investir em uma campanha de vendas online. Esse artigo vai te mostrar 10 passos para você montar uma campanha que seja memorável e que traga mais rentabilidade para o seu negócio. Vamos lá?
Definição dos objetivos
Esse é o primeiro passo óbvio e o mais importante. Você precisa definir os objetivos da sua campanha de vendas online feita por sua empresa que presta serviços de microagulhamento, por exemplo. Depois de ter os objetivos bem definidos, que pode ser desde incrementar as vendas de um serviço ou produto até aumentar a porcentagem de lucro da empresa nos próximos três meses, passe para a próxima etapa.
Definição das metas
Com os objetivos da sua campanha de vendas online bem definidos, chegou a hora de definir as metas de curto, médio e longo prazo do seu negócio. Vale lembrar que as metas sempre devem estar atreladas aos objetivos traçados anteriormente e, sobretudo, serem realistas, para não causar frustração aos envolvidos na campanha. Tenha atenção quanto a isso!
Definição das regras da campanha
Uma campanha de vendas online que não tem regras bem claras pode virar uma bagunça. É preciso estruturar as informações úteis de maneira objetiva. Ao analisar um anúncio de apartamentos em São Paulo por exemplo, é importante conseguir entender quais são as condições que darão direito a bônus, se existem descontos para pagamentos à vista ou parcelamento do valor total da compra.
Esse e outros assuntos precisam estar bem definidos. A venda de cada serviço ou produto precisa ter regras estipuladas, caso contrário, pode deixar toda a equipe de cabelo em pé.
Estabeleça o período de duração
Suponha que a sua campanha de vendas online é para destacar os serviços de andaime suspenso. Quanto tempo ela vai durar: 1 mês? 2 meses? 4 meses? Todas as atividades precisam ser executadas no momento exato, para o bom andamento da campanha e alcance dos objetivos. Faça um planejamento do cronograma, pois isso ajuda a ter uma noção geral da situação.
Escolha um tema
Definir um tema para a campanha é essencial, pois isso pode estimular a criatividade de todos os envolvidos. A dica aqui é escolher um tema que se adeque aos objetivos do negócio e, claro, desperte interesse no público-alvo em questão. Use a sua imaginação e crie um tema especial. Muitas vezes, um nome chamativo pode atrair olhares que você nem imaginava.
Defina a equipe responsável
Chegou hora de definir a equipe responsável pela campanha de vendas online da sua empresa. Escolha os colaboradores mais capacitados, motivados e empenhados em alcançar os resultados no dia a dia. Contar com as pessoas certas pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso. Lembre-se de que a sua equipe precisa trabalhar em total sinergia durante todo o tempo.
Especifique as estratégias usadas
Agora é a hora de definir bem quais estratégias serão usadas na sua campanha de vendas online. Você pode optar pelas redes sociais, marketing de conteúdo, anúncios no Google Adwords ou estratégias SEO. O mais importante é que sejam definidas as ferramentas que serão usadas na campanha do seu negócio. Dessa forma, as chances de assertividade podem ser imensas.
Ação!
Essa é a hora de colocar a mão na massa e fazer acontecer. Todas as ações deverão ser implementadas de forma efetiva. Essa etapa é a mais complexa e exige conhecimento específico dos membros da equipe. O menor erro por falta de atenção pode colocar tudo a perder. São diversos fatores que precisam entrar em operação de forma simultânea. Se for o caso, conte com o suporte de uma agência de marketing digital.
Mensure os resultados
Depois do frenesi da campanha, chegou a hora de mensurar os resultados da mesma. Você deve fazer uma minuciosa avaliação com o auxílio do Google Analytics, Google Adwords e até o Facebook Ads. Mas vale lembrar que, se você não tem o hábito de usar essas ferramentas, existem outras plataformas que também podem te auxiliar a mensurar e analisar os resultados de todo o trabalho feito. Um bom curso de coaching pode te auxiliar a fazer uma excelente campanha de vendas.
Revise e faça os devidos ajustes
Após uma análise bem feita, chegou o momento de rever as estratégias usadas que acabaram não trazendo os resultados esperados pela equipe. Depois disso, é hora de fazer os devidos ajustes nos pontos que forem necessários e até adequações em algumas estratégias. Lembre-se sempre de que todo esse trabalho precisa atender exclusivamente as metas e os objetivos da sua campanha de vendas do seu site.
Viu como fazer uma campanha de vendas online para o seu negócio exige atenção para diversos detalhes? Mas se você seguir todas as dicas dadas nesse post, tudo pode ficar mais fácil, simples e assertivo. O seu site precisa ganhar mais notoriedade e investir em uma campanha é uma ótima maneira para fazer isso acontecer. Acredite!
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