Como um blog pode auxiliar o seu negócio a se manter em alta no Google?

Como um blog pode auxiliar o seu negócio a se manter em alta no Google?

Categoria: Notícias

16/06/2021 às 22:45

O blog é uma das ferramentas mais promissoras e relevantes quando o assunto é marketing digital e rankeamento do Google. 

Trata-se da ferramenta que mais faz sentido quando falamos mais precisamente do marketing de conteúdo, que como o nome entrega, atrai o público por meio de conteúdo único e de qualidade.

Apesar de toda sua potencialidade, o blog só tem valor real se ele for lido pelo público, portanto, o primeiro passo é listar seu blog nos mecanismos de pesquisa, tornando-o visível para toda a web.

Provavelmente, você já ouviu falar sobre posicionamento de marcas ou ranking em buscadores, e é sobre isso que falaremos aqui.

Caso você ainda não seja familiarizado com esses termos, esta é sua chance de aprender mais. 

Entendendo o funcionamento e a lógica por trás de uma plataforma de busca como o Google, você estará em vantagem para elaborar o conteúdo do seu blog de forma mais assertiva.

Estamos falando dos fatores que determinam que a página de sua gráfica aparecerá entre os primeiros resultados do Google quando um usuário procurar por “caixa display papelao”, por exemplo.

Sendo assim, continue lendo para entender melhor esses mecanismos.

O posicionamento ou rankeamento

Reflita por um instante sobre a seguinte situação, quantas páginas você costuma visitar ao fazer uma busca na internet.

Segundo o Search Engine Journal, 60% de todos os acessos são nos três primeiros sites que aparecem nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Compare cada resultado com um flyer de divulgacao de uma empresa. 

Nessa analogia, a única conclusão que um empreendedor pode chegar é que para sua página ter sucesso, o “flyer” que mais aparece e consequentemente mais escolhido deve ser o seu. Logo, o cenário ideal é estar entre esses três primeiros resultados.

Nesse contexto, os termos “posicionamento” ou “ranking”, referem-se exatamente à posição de cada link na página de resultados de um buscador da web. 

Um bom posicionamento é garantia de aumento nas vendas, o que aumenta o ROI (Retorno sobre o Investimento), objetivo de qualquer gestor.

Basicamente, existem duas formas de conseguir um bom posicionamento, a primeira por meio dos anúncios pagos do Google Ads.

E a segunda investindo em estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que garantem o posicionamento de forma orgânica, ou seja, sem pagar pelo anúncio. Vale lembrar que na verdade não existe uma “receita de bolo”. 

Digamos que o indicado é o que conhecemos no marketing digital como SEM (Search Engine Marketing), um conjunto de estratégias que compreende todas as formas de trabalhar com o posicionamento nos mecanismos de pesquisa.

Estamos falando da articulação entre SEO, anúncios pagos e links patrocinados. 

Para iniciar a presença digital de sua empresa, que pode ser, por exemplo, uma empresa entrega encomendas, invista nas mídias pagas e trabalhe de maneira muito estratégica o seu marketing de conteúdo.

O Marketing de Conteúdo

Essa é a principal estratégia do inbound ou marketing de atração, também chamado de novo marketing, a ideia aqui é fazer marketing de forma a, literalmente, atrair seus clientes até o seu negócio.

Sua mágica está em responder as dúvidas do público quando ele procura por respostas, buscando sempre fazer sentido para o público.

Dessa maneira, a produção de conteúdo informativo, original e relevante, tem se mostrado uma prática de sucesso, que traz muito engajamento do público e excelentes resultados.

Retomando aqui a primeira frase deste artigo, o blog é uma das melhores ferramentas das estratégias do novo marketing.

Estamos falando de um custo muito menor, se compararmos com o marketing tradicional, e que apresenta um retorno muito mais satisfatório.

Uma vez que você compreendeu que ter um blog é uma estratégia promissora quando o assunto é acao de marketing promocional, nosso melhor conselho é invista nesse segmento conforme a realidade de sua empresa, mas não deixe de investir.

É possível contratar agências especializadas em marketing digital ou montar uma boa equipe interna que esteja capacitada para desenvolver um conteúdo rico e estruturado de forma estratégica com base no SEO.

Portanto, trabalhe constantemente esse tipo de marketing, aproxime sua marca do público, crie um relacionamento de confiança e terá resultados garantidos a curto, médio e longo prazo.

A Otimização para os mecanismos de busca: o SEO

Conforme citado, a sigla SEO se refere às estratégias orgânicas para o rankeamento, aquelas que não envolvem investimento direto em anúncios patrocinados. Por esse motivo é o “queridinho” dos empreendedores.

Ao pensar em SEO, falamos de garantir a manutenção de uma página nos primeiros resultados mantendo sua autoridade de marca em um assunto. Também estamos falando de tê-la como resultado de diversas buscas diferentes.

Para exemplificar, a ideia é que sua fábrica de embalagem de madeira para exportacao apareça nos primeiros resultados das buscas do Google tanto quando um usuário procurar por “embalagens para exportação” ou “caixotes de madeira”.

Isto posto, quanto mais amplo for o alcance do SEO aplicado, mais vezes seu blog será rankeado.

Perceba que até o momento já falamos das duas estratégias de SEO mais importantes. Para que fique mais claro, separamos um resumo sobre as principais:

  • Produção de conteúdo de qualidade;

  • Pesquisa criteriosa de palavras-chave;

  • Trabalhar palavras-chaves curtas e expressões (head tails e long tails);

  • Originalidade do conteúdo;

  • Backlinks (ligações entre diferentes fontes da web);

  • Títulos e meta-descrições (cabeçalhos estratégicos);

  • Tornar as imagens pesquisáveis;

  • URL trabalhada;

  • Buscas diretas ao blog.

Para o algoritmo do Google, esses fatores determinam o nível de autoridade, por exemplo, do blog da sua gráfica de impressao digital na web. 

O peso do Google

Na verdade, esses são apenas alguns exemplos, mas são estimados mais de 200 fatores de rankeamento no algoritmo do Google. O que determina o posicionamento das páginas é a combinação entre todos os fatores.

Portanto, é válido destacar que essa lista se trata do segredo de mercado mais valioso atualmente, e o próprio Google não a revela.

Esse tipo de informação tem um valor estratosférico no mercado, porque, apesar de existirem outros mecanismos de buscas, como o Yahoo!, Bing ou Baidu, por exemplo, o Google se destaca com 92% das buscas online.

Dessa forma, o próprio mercado se movimenta para elaborar esse estudo criterioso, buscando o impacto de cada ação no algoritmo, para desvendar esse segredo milionário.

O objetivo de qualquer marca é descobrir como pode influenciar esse resultado de forma a garantir que seu serviço de assistência técnica vai se destacar (e se manter em destaque), quando o assunto for “assistencia tecnica Apple Iphone”.

O que sabemos é que a melhor estratégia é a produção de conteúdo de qualidade atrelado a um bom uso das palavras-chave, que devem ocorrer de forma natural, fazendo real sentido no contexto em que estão inseridas.

E o mais importante: que esse conteúdo seja feito de forma a preencher lacunas de conhecimento na internet, seja trazendo uma informação realmente inédita ou uma forma inovadora de falar de um conceito, tornando-o mais compreensível.

Esse ponto tem-se mostrado muito importante, uma vez que o objetivo do inbound marketing é formar uma relação personalizada. “Traduzir” determinadas informações já consolidadas em diferentes linguagens é uma ótima pedida.

O algoritmo do Google

O Google possui um software de última geração, com inteligência artificial, que recebe milhares de atualizações anualmente. 

Estamos falando em tecnologia de ponta que tem como objetivo de sua existência a otimização da experiência do usuário.

Em suas atualizações, o Google melhora a classificação dos resultados e elimina ou rebaixa as páginas com conteúdos de baixa qualidade ou maliciosos, que prejudicam a experiência do usuário.

A questão aqui é que o Google é a melhor ferramenta para qualquer empresa, mas isso se deve ao fato dela ser a ferramenta que mais pensa na experiência do usuário (cliente).

Conclusão

Nesse artigo você viu a importância de um blog enquanto ferramenta do marketing de atração, assim como entendeu um pouco do que deve ser considerado na elaboração de uma estratégia assertiva.

Trabalhar para garantir um bom rankeamento no Google, implica em desenvolver a autoridade da sua marca e se tornar referência, potencializando a captação de leads qualificados, e consequentemente, a conversão de suas vendas. 

Para finalizar, nossa dica sobre o segredo dos 200 fatores de rankeamento do Google é bem simples.

Coloque-se na posição do seu público e garanta que seu blog forneça a melhor experiência que você poderia querer ao buscar informações sobre loja de informatica notebook, em um exemplo no qual seu negócio é uma loja de informática especializada em notebooks. 

Visto que dessa forma será suas ações a respeito dessa tática serão mais certeiras para satisfazer pelo menos alguns dos critérios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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