Como um blog pode inovar na oferta de conteúdo?
Não restam dúvidas de que o marketing de conteúdo é uma arma eficaz para ganhar mais visibilidade nos meios digitais e deixar os clientes de uma marca ainda mais engajados. Mas uma dúvida frequente de diversos empreendedores que têm um blog é: como inovar na oferta de conteúdo? Vamos responder isso nesse artigo, por isso, preste atenção em nossas dicas e aumente o número de acessos no blog da sua marca, o que pode deixá-lo bem ranqueado no Google. Vamos lá?
Crie conteúdos que sejam úteis
Essa é uma das dicas mais importantes. Você deve oferecer conteúdos sobre NR 35, por exemplo, que realmente tenham utilidade para o seu público-alvo. Isso significa que eles precisam esclarecer dúvidas sobre diversos assuntos e agregar valor no dia a dia das pessoas. Por isso, todo tipo de conteúdo oferecido em um blog, além de ter caráter didático, deve fazer uma diferença positiva.
Conteúdos superficiais, repetitivos e que não trazem informações relevantes, não são consumidos com frequência. Além disso, o número de acessos tende a diminuir, já que o objetivo principal, que é de informar, não foi alcançado. Antes de publicar algum conteúdo no blog da sua marca, observe se ele está sendo útil para os leitores.
Varie os formatos
Se o blog da sua marca oferece conteúdo somente em formato de texto, seria interessante rever esse conceito. Nem todos os internautas preferem ou gostam de ler longos artigos. Algumas pessoas preferem assistir a vídeos, outras preferem escutar um podcast interessante. Por isso, a diversificação de formatos dos conteúdos oferecidos em um blog, pode fazer a experiência dos internautas ser positiva e deixá-los mais engajados.
O seu principal objetivo é proporcionar uma experiência de navegação agradável e fazer o internauta ficar o máximo de tempo navegando em seu blog. Por isso, oferecer conteúdos em formatos variados é fundamental. Lembre-se de que o seu negócio precisa atender um público com gostos e opiniões diferentes. Atenção especial quanto ao tom da linguagem usada em cada conteúdo, fechado?
O tamanho do conteúdo importa
Se você é daqueles que criam conteúdos pequenos, que trazem quase nenhuma informação relevante, pode estar perdendo uma grande audiência sem saber. Quanto maior for o seu conteúdo, mais chances de agregar valor ele terá. Afinal de contas, um artigo de 2000 palavras sobre curso de hipnose, por exemplo, certamente vai ter um número maior de informações do que um artigo de 500, certo?
Nesse caso, o tamanho do conteúdo importa e muito. O Google entende que quanto mais extenso for o conteúdo, mais informações relevantes ele tem. Por isso, conteúdos grandes tendem a ficar nas primeiras posições no ranking de buscas. Esqueça essa estratégia de postar conteúdos pequenos e minimalistas demais. Isso definitivamente não funciona.
Incentive a leitura até o final
O empreendedor deve ter em mente que todos os conteúdos postados no blog da sua marca têm uma missão que pode ser bastante complicada: incentivar a leitura até o final. Muitas vezes, os internautas começam a ler um artigo e fecham a página antes da metade. Por isso, é preciso encontrar formas de deixar a leitura cada vez mais interessante para quem lê.
Uma boa dica é usar diferentes estratégias que permeiam a criação de conteúdo, investir em storytelling, deixar a estrutura do texto escaneável (com parágrafos curtos) e, claro, explorar ao máximo o tema discutido. Em suma, faça de tudo para que o leitor leia até o final do post e fique o máximo de tempo na página. Prender a atenção dele não é fácil, mas também não é impossível. Basta ser criativo!
Guest posts são boa opções
Imagine que você está lendo algum artigo em um blog de uma empresa e, de repente, se depara com um link que leva para a página de um outro blog. Essa estratégia, conhecida como guest post, é bastante utilizada pelos profissionais do marketing de conteúdo e pode trazer resultados positivos para um negócio. O principal objetivo é: atrair mais leitores, aumentar as chances de ficar na primeira página do Google e conquistar autoridade em um nicho.
Por isso, o empreendedor deve estabelecer parcerias de guest posts com outros blogs de referência e do mesmo segmento de mercado. Quanto mais links o blog da sua marca tiver em outros blogs, maior será a relevância dele para o Google. Mas vale ressaltar que os seus links precisam ser relevantes e sem aquela superficialidade que não agrega nenhum valor.
Conteúdos atualizados sempre!
Outra dica bacana é manter os conteúdos sobre curso de coaching, por exemplo, do seu blog sempre atualizados. Além das postagens, que devem ser frequentes, todos os conteúdos de um blog devem estar atualizados. Os posts mais antigos, que são atualizados com frequência e tem um grande número de acessos, são os grandes responsáveis pelo aumento do tráfego orgânico em um blog.
Dessa forma, não basta apenas postar conteúdos originais e exclusivos. É claro que isso é importante, mas atualizá-los constantemente também faz parte de uma estratégia de conteúdo mais assertiva. Conteúdos sempre atuais é uma excelente forma de inovar para atrair e engajar a audiência.
Mesmo que não seja uma missão impossível, a inovação na oferta de conteúdo em um blog deve ser feita, já que a concorrência é cada vez mais desenfreada! Mãos à obra e boa sorte!
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