Copywriting: Como evitar erros para ter um maior número de vendas?

Copywriting: Como evitar erros para ter um maior número de vendas?

Categoria: Notícias

26/11/2021 às 16:04

Copywriting é uma estratégia que tem como foco produzir textos que convençam os leitores a realizar uma ação. Ela vai depender do objetivo da empresa, mas pode ser o cadastro para receber uma newsletter, a compra de um produto e outras possibilidades.

Inclusive, o Copywriting vem sendo constantemente aplicado, e pode estar presente tanto nos canais digitais quanto no meio offline.

É possível convencer o público-alvo a fazer alguma ação, desde que as palavras sejam estrategicamente usadas. Isso encanta as pessoas e faz com que sigam exatamente aquilo que você está indicando.

Se você já consegue fazer isso, provavelmente já domina as habilidades necessárias e é um bom copywriter. Os conteúdos criados dessa forma fazem toda a diferença nas estratégias de marketing.

Eles são capazes de aumentar as conversões e o número de clientes de um negócio, mas, para colocar em prática, é fundamental entender alguns conceitos sobre essa técnica.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a definição de Copywriting, falar um pouco sobre a sua importância e quais são os principais erros que precisam ser evitados e que podem impactar nas vendas da empresa. Confira!

Entenda o conceito de Copywriting

Chamamos de Copywriting uma estratégia de produção de conteúdo que tem como foco convencer as pessoas a realizarem determinada ação.

Quem desenvolve esse tipo de material é conhecido como copywriter, e sua função é criar um texto persuasivo, que desperta o interesse do leitor, gera conversões e aumenta as vendas.

No entanto, apesar de ser usado por empresas modernas, como uma especializada em qualificação de desempenho, essa prática não é uma novidade.

Ela surgiu em 1828 e se tornou muito forte em meio aos jornalistas até meados de 1870. Já no século XX, esses profissionais passaram a ser considerados redatores publicitários e hoje são muito importantes para as estratégias de marketing digital.

Toda empresa precisa desenvolver uma forma de escrita com foco nas conversões, e a partir disso, podemos começar a compreender a importância desta prática.

Por que essa estratégia é importante para as empresas?

Não é difícil encontrar negócios que ainda relutam em abandonar estratégias antigas de marketing, que não valorizam a promoção de conteúdos direcionados aos interesses do público e que sejam cativantes.

Mas, com a chegada da era digital, os indivíduos começaram a ter acesso a informações de maneira ampla, e se a sua empresa não produz esse tipo de material, pode perder boas oportunidades.

Tendo em mente que o objetivo de qualquer negócio é atrair clientes, para que assim possa aumentar suas vendas e lucros, é essencial começar a investir o quanto antes em Copywriting.

É por meio dele que a companhia atrai consumidores, uma vez que produz materiais do interesse do público e que estão relacionados ao seu mercado.

É por essa razão que qualquer organização precisa estar atenta a esse tipo de produção e não descartá-la do seu planejamento de marketing.

Uma empresa de gestão patrimonial que investe em marketing de conteúdo, por exemplo, precisa ainda mais trabalhar suas estratégias de Copywriting.

Por meio dele, ela consegue interagir com os leitores, gerar leads promissores e aumentar consideravelmente as chances de vendas.

O conteúdo é um elemento-chave para a criação de uma estratégia eficiente e que traga bons resultados. Entretanto, nesse processo é fundamental contar com um profissional, ou seja, com um copywriter.

Ele faz uma análise do negócio, leva em conta seus objetivos e faz um levantamento das características dos clientes e potenciais clientes.

Com base nessas informações, ele consegue criar conteúdos que não são invasivos, que despertam o interesse das pessoas, que sejam compatíveis com suas necessidades e que levam os consumidores a executarem uma ação.

Existem muitas vantagens em investir nessa prática, mas dentre as que mais se destacam, estão:

  • Mais qualidade para os textos;

  • Bom posicionamento da marca;

  • Aumento das conversões;

  • Maior proximidade com os clientes.

Toda empresa, como uma especializada em serviços de comunicação visual, precisa produzir textos de qualidade, pois eles funcionam como um cartão de visitas. Se não forem bem elaborados, podem prejudicar a imagem da organização.

Por outro lado, ao aplicar corretamente as estratégias de Copywriting, você evita esse tipo de problema. Isso quer dizer que os textos serão produzidos de acordo com as práticas de SEO (Search Engine Optimization).

É dessa forma que o site ou blog do seu negócio conquista uma boa posição nos motores de busca, aumentando a quantidade de visitas em seu canal e a notoriedade da sua marca.

Quanto mais pessoas visitam o site ou blog da sua empresa, maior será o número de conversão. No entanto, isso só vai acontecer se você produzir materiais que despertam o interesse dos usuários.

Esses conteúdos vão atrair as pessoas e facilitar a conversão. Com o passar do tempo, elas serão nutridas até que estejam prontas para realizar a compra.

Quando uma empresa de comunicação visual investe em Copywriting, passa a trabalhar com materiais focados no público-alvo. Isso aumenta o envolvimento dos clientes, gerando aproximação entre eles e a marca.

Mas para ter acesso a todas as vantagens dessa estratégia, é necessário saber trabalhar as técnicas de Copywriting, fugindo de alguns erros.

Erros de Copywriting que precisam ser evitados

Em meio a tantas habilidades necessárias para desenvolver um bom copy, existem algumas falhas que devem ser evitadas, seja pelos redatores ou pelas empresas. São elas:

1 - Copiar outros materiais

Observar demais o que a concorrência faz não significa que você está fazendo uma pesquisa de mercado. Isso aumenta as chances de trilhar um caminho ruim e que pode prejudicar a imagem do negócio.

É muito importante aprender com os próprios erros e estar pronto para enfrentar os desafios que vêm pela frente. A organização precisa entender os conceitos e teorias dessa ação, mas é a prática que, de fato, vai ensinar.

Uma empresa especializada em banner azul deve encontrar um tipo de produção que faça sentido para o seu negócio e nunca copiar uma copy de sucesso, pois o que funciona para um, pode não funcionar para o outro.

2 - Fazer promessas agressivas

Algumas empresas se empolgam e acabam oferecendo algo que não podem cumprir. Você não deve apenas criar algo que atraia as pessoas, visto que ele precisa ser real e cumprido se a organização quiser resultados satisfatórios.

Por outro lado, prometer algo e não cumprir pode levar à perda de credibilidade, fazendo com que o seu negócio desapareça do mercado.

3 - Não investir em mecanismo único para o produto

O mecanismo único é um diferencial para o produto ou serviço que sua marca vende. Nesse sentido, precisa ser algo que ninguém consegue oferecer.

Além de ter um método de três passos, a marca precisa nomeá-lo, e a maneira mais fácil de fazer isso é criando um acrônimo.

Para qualquer empresa, como uma de assessoria contábil, trata-se da junção das primeiras letras de um grupo de palavras que formam outra.

4 - Ignorar o contexto da campanha

Seu negócio sabe o nível de consciência das pessoas que pretende alcançar? Ou seja, ele tem consciência do quanto o público conhece sobre ele e as soluções que tem a oferecer?

Cada contexto depende de um objetivo de comunicação. Por exemplo, você vai criar um material diferente para pessoas que já acessaram sua página de captura, e outro tipo de conteúdo para quem foi até o checkout.

Por essa razão, quando está criando seus materiais, uma empresa de locação de sala privativa define seu objetivo dentro da campanha, para assim determinar a ação que o usuário precisa executar.

5 - Escrever textos que não quebram objeções

Toda vez que uma empresa cria um produto, um serviço ou um material que será publicado na internet precisa garantir que os usuários vão se sentir seguros com as informações.

O objetivo é solucionar as dúvidas, objeções e questionamentos e a melhor maneira de fazer isso é se antecipar a esses pontos. Consequentemente, o leitor vai se sentir mais confiante em relação à mensagem transmitida.

6 - Não mostrar sabedoria

O objetivo central do Copywriting é transmitir informação, por isso, ao produzir seus materiais, uma empresa de entregas rápidas procura utilizar palavras fáceis.

Esses materiais não devem ser vistos como algo para alimentar o ego do negócio ou para mostrar que ele é melhor do que os demais.

São textos que ativam o lado emocional do leitor e mostram que ele fez uma boa escolha, por meio de argumentos passionais ilógicos, e ele só vai entender isso se o texto for claro e simples.

Conclusão

Os materiais criados por meio das estratégias de Copywriting possuem valor elevado e ajudam as empresas a conquistarem aquilo que elas desejam.

Também são maneiras de elevar a imagem da companhia, mas isso depende da qualidade do que é produzido e de evitar erros que podem prejudicar os esforços do negócio nesse sentido. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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