Dicas de SEO: Por onde você começar a melhorar o seu posicionamento?
Posicionar-se bem nos principais motores de busca é um grande passo na direção do sucesso com sua audiência online. Representando cerca de 70% do tráfego de sites, os primeiros resultados de pesquisa podem ser alcançados com a prática de SEO.
A sigla mais conhecida do marketing digital, SEO é dissecado em Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de pesquisa, em tradução livre, que abrange um conjunto de técnicas focadas no entendimento dos algoritmos indexadores do Google.
Essas estratégias são empregadas no contexto interno do site, através da manipulação de recursos no código-fonte e criação de conteúdo direcionado, como também figuram táticas para o contexto externo, na construção de parcerias para ganho de autoridade.
Pensar em ranqueamento nas plataformas virtuais é, inevitavelmente, pensar em reputação. O sistema de organização desenvolvido pelo Google em 2005, sob o formato de uma teia de recomendações, serviu de referência para redes sociais e outras plataformas.
Por isso, estudar SEO é conhecer como a internet voltada para o usuário doméstico se estabeleceu, como seus mecanismos impactam os padrões de consumo e qual é o ponto de vista do cliente na era informacional. Este artigo indicará por onde começar.
PageRank: o início de tudo
O surgimento da primeira versão mais sofisticada dos motores de busca, com um sistema inteligente de indexação, aconteceu com a criação do PageRank, um dos algoritmos mais antigos e importantes para a produção de conteúdo na web.
A proposta das ferramentas de busca é facilitar o encontro de arquivos na gigantesca biblioteca que é o ambiente virtual, disponibilizando uma lista com os melhores links para acesso a publicações vinculadas ao assunto, como um endereço fiscal virtual.
Os primeiros desafios para a efetividade dos motores de pesquisa repousavam sobre a capacidade de avaliar a qualidade do link. As antigas versões detectavam a presença de palavras-chave associadas, sem necessariamente atentar para sua relevância.
Outro problema muito comum era a falta de reforço para fontes populares, reduzindo o interesse do usuário na ferramenta, considerando aqueles que compartilham interesses, onde um deles encontra um fórum de discussões que lhe chama a atenção.
Na primeira fase da internet, indicar o fórum para um amigo ainda dependia do repasse de sua URL, uma vez que não havia garantia de encontrar exatamente aquele link no resultado de busca por uma palavra-chave associada.
Observando esse fenômeno, os escritórios virtuais concluíram que era necessário construir um algoritmo que avaliasse a qualidade estrutural da página e sua popularidade para posicionamento nos resultados.
A partir de então, surge o PageRank, que conceitua o link como uma unidade pertencente a uma cadeia de recomendações virtuais, isto é, links associados por meio de citações. O algoritmo também estabelece dois tipos de citações válidas, como ficará mais claro.
Indexação de link em publicações
Quando o usuário de uma rede social compartilha uma publicação em banner azul, com um link veiculado, ele faz uma referência. Do mesmo modo, a inserção de uma URL no artigo de um blog, por exemplo, é considerada uma citação para o PageRank.
Existem citações de boa e má qualidade nesse contexto. A pura inclusão de um link solto, sem qualquer associação clara de conteúdo é uma citação de má qualidade. A anexação do link a um texto compatível com o tema pode ser uma boa citação.
O princípio de popularidade no sistema de recomendações do PageRank funciona com base no conceito mais simples e verificável do que é popular. Um tema, indivíduo ou entidade comentada muitas vezes possui a atenção de um grande público.
Trata-se de um ciclo que se retroalimenta, aumentando sua dimensão a cada nova unidade incluída na teia de comentários. Se uma das citações advém de uma unidade influente em seu campo de atuação, configura-se uma recomendação de alto peso.
O PageRank trabalha com a popularidade de uma fonte, seja ela positiva ou negativa, uma vez que sua proposta principal é otimizar a comunicação visual. A qualidade das conexões de um site é avaliada no contexto interno do site e externo a ele.
A abordagem de marketing digital voltada para o PageRank, através da citação por meio de link, é denominada link building on page no contexto interno, e link building offpage, no contexto externo.
Link building onpage
A prática de link building busca melhorar a disposição de publicações e páginas de um site, uma abordagem onpage, ou seja, exercida dentro da página a ser impulsionada. Além da otimização para motores de busca, essas técnicas melhoram o conforto do usuário.
Uma das métricas mais importantes no que compete à análise de sites é a taxa de rejeição, avaliada em consultoria administrativa e financeira, um valor em porcentagem que indica o volume de visitantes que abandonaram um site ainda na página por onde entrou.
O objetivo de um produtor de conteúdo é manter o tráfego do site pelo maior tempo possível e distribuí-lo, instigando o visitante a conferir outros conteúdos, além do artigo, item de catálogo ou vídeo inicialmente visto por ele.
Para alcançar essa meta, é necessário encadear múltiplas páginas, uma vez que cada publicação está hospedada em uma página. Este processo pode ser visto nas recomendações exibidas no card de compra de um produto.
Associar temas similares através da inserção de links para outras páginas internas é a prática mais comum de link building on page, onde a publicação contemplada é percebida pelo PageRank como mais relevante e informativa.
Outra prática importante onpage é o uso de meta tags no código-fonte do site. As meta tags são atualizações próprias da versão cinco do HTML, a linguagem oficial de hipertexto empregada nas plataformas online.
As categorias de meta tag mais conhecidas, são:
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Meta description: descrição do site exibido nos resultados;
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Meta robots: comandos específicos, como "nofollow";
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Meta charset: definir os caracteres processados com base em idioma;
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Title tag: definir o título do site a ser exibido.
Uma empresa de comunicação visual deve assegurar o uso correto dessas tags na criação do layout do site, sem as quais as projeções para a estratégia de SEO podem ficar seriamente prejudicadas.
Em alguns casos, como é o meta charset, a não configuração ou configuração equivocada do recurso pode acarretar na falha de leitura do código, provocando distorções na exibição do site ou mesmo bloqueando seu acesso para o público.
Link building offpage
Já no caso offpage, a citação de links acontece por meio do estabelecimento de parcerias com criadores de conteúdo do mesmo segmento. Seu objetivo é construir uma rede de citações que compartilham pontos de recomendação entre si.
Como citado anteriormente, o atributo nofollow é valor da meta robots, as tags relacionadas à sinalização de comandos específicos para os algoritmos de busca. Portanto, qual é a importância do nofollow para as estratégias offpage?
O recurso nofollow impede a atribuição de valores de referência durante a inclusão de links de um site nas publicações de outro. Acontece como forma de proteger criadores de conteúdo da associação involuntária a publicações impróprias ou de baixa qualidade.
As parcerias orquestradas para SEO buscam relações de links dofollow, opostas ao recurso supracitado, para compartilhamento de relevância, melhorando o engajamento de todas as páginas envolvidas nos resultados do Google.
Outras aplicações de SEO
Além da estruturação das páginas de um site, a definição da qualidade destas também se dá pelo perfil dos conteúdos que são exibidos e atualizados.
Neste campo, o uso de palavras-chave é vital e pode ser aplicado de múltiplas formas:
1 - Pesquisa de interesses
A pesquisa de interesses acontece por meio de observadores gratuitos dos motores de busca, uma série de dados estatísticos que fornecem o perfil demográfico de pesquisa por assunto, as palavras-chave mais usadas e as variações de acesso no decorrer do ano.
Um software de gestão empresarial para pequenas empresas pode sincronizar informações internas e externas quanto ao fluxo de acesso para determinado tema, oferecendo ao criador de conteúdo uma visão mais precisa sobre seu cronograma.
Por mais nichado que seja seu segmento, é sempre possível extrair muitos subtópicos que possam ser do interesse do leitor.
Assim, usar as palavras-chave para entender o que seu público quer saber é um modo inteligente de garantir a qualidade e relevância das postagens.
2 - Benchmarkings
Benchmarkings são pontos de avaliação interna de uma organização com base no desempenho médio percebido de seus concorrentes.
Usualmente empregado em marketing, o uso de palavras-chave pode facilitar o encontro de dados reveladores.
Desde reclamações em fóruns de suporte ao consumidor até a recepção de banners personalizados em redes sociais, a prática permite uma análise completa e realista da empresa ou marca voltada para o público online.
Conclusão
As técnicas de SEO nunca foram tão pertinentes, diante do crescimento vertiginoso do comércio digital. Investir em modelos de otimização para motores de pesquisa já tornou-se uma questão de sobrevivência para sites e redes sociais.
Conhecer o impacto que os algoritmos de busca exercem sobre a maneira que o usuário da web consome e desenvolve preferências, elucida não apenas a maneira de atrair consumidores e visitantes, como também as relações interpessoais nessas plataformas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.