Entenda as diferenças entre domínio e hospedagem!

Entenda as diferenças entre domínio e hospedagem!

Categoria: Notícias

19/05/2022 às 13:12

O domínio e a hospedagem são dois elementos que fazem parte da vida de empresas que possuem site institucional. 

Ter um site é importante porque traz mais profissionalismo e personalidade para o negócio.

A existência desta plataforma é possível por meio do registro de um domínio, ele funciona como um mapa que permite aos usuários chegar até a empresa dentro da internet.

Consequentemente, ela aumenta o número de clientes, suas vendas e consegue fortalecer o negócio no meio digital.

A hospedagem, por sua vez, é o espaço onde o negócio está dentro da internet e é por meio dela que a marca armazena os dados de seu site ou de sua loja virtual.

As plataformas online fazem parte do dia a dia das pessoas e das empresas, mas mesmo assim, a maioria não sabe o que é e qual é a função do domínio e da hospedagem, mas é importante conhecê-los.

É dessa forma que a companhia garante a integridade das informações de seu portal, boa navegabilidade aos usuários e o funcionamento da plataforma.

Neste artigo, vamos explicar as diferenças entre hospedagem e domínio, as vantagens que eles oferecem aos pequenos e médios empreendedores e falar um pouco sobre a importância de uma boa presença online.

Diferenças entre domínio e hospedagem

A internet é um espaço que ajuda as empresas a influenciarem a compra de produtos e serviços, por meio de diferentes estratégias, como anúncios e propagandas nos canais digitais.

Um site, assim como uma plataforma e-commerce, pode ser facilmente encontrado se a empresa tiver um bom domínio e uma hospedagem de qualidade na internet.

O domínio de uma empresa fabricante de equipamento para controle de ponto para professores é o endereço do site na web. É necessário registrar o domínio para criar o nome do endereço eletrônico.

A hospedagem, por sua vez, é o servidor onde o site está hospedado na web, além de ser responsável por levar as informações do negócio até o cliente e manter a plataforma disponível 24 horas por dia.

Uma empresa que ainda não tem um site próprio, precisa conhecer essas informações antes de investir em uma plataforma, assim, poderá agregar mais valor ao negócio.

Vantagens do domínio para as empresas

Alguns empreendedores se perguntam se devem mesmo registrar o domínio de seu site, e existem várias razões para fazer isso, como:

  • Aumento da credibilidade;

  • Facilidade em transações financeiras;

  • E-mail personalizado;

  • Fácil divulgação;

  • Aumento da visibilidade.

Os clientes se sentem mais seguros quando navegam por um site com domínio próprio, pois isso demonstra que uma empresa de lavagem de estofados automotivos se preocupa com a segurança dos usuários.

Isso também reduz a desconfiança na hora de comprar e pagar por produtos e serviços na internet, tanto é que muitos consumidores desistem de comprar quando a plataforma não possui domínio próprio.

Esse recurso também oferece e-mail personalizado, que traz mais personalidade para a marca e autonomia para se comunicar com os clientes.

A empresa vai divulgar um endereço eletrônico com o seu nome, o que reforça a autoridade da marca no setor em que atua.

Por fim, o Google e outros buscadores da internet favorecem sites com domínio próprio, pois sabem que eles entregam bons conteúdos, oferecem um bom desempenho de carregamento e seguem as estratégias de otimização de página (SEO).

Vantagens da hospedagem

Assim como o domínio, uma boa hospedagem também traz muitas vantagens para negócios de pequeno e médio porte. Os empreendedores não podem contar com a sorte para manter o site funcionando.

Isso porque as informações presentes nele podem não carregar corretamente nos dispositivos, afetando a experiência e a decisão de compra.

Além disso, o Google prefere páginas que carregam rapidamente, e quanto mais seguro for o site de uma empresa de lavagem de tapetes residenciais, mas ele será recomendado pelo buscador.

A hospedagem garante esse tipo de segurança e gera autoridade no mercado. Outro ponto importante é que a qualidade da hospedagem também define a rapidez do carregamento.

O site precisa carregar todas as informações rapidamente e apresentar um bom desempenho em diferentes tipos de dispositivos, como computadores, celulares e tablets.

Se a página demorar muito para carregar, o usuário rapidamente desiste e procura seu concorrente, o que pode prejudicar o tráfego, o ranqueamento e até as vendas.

Ao usar o serviço de hospedagem, também é possível criar um endereço de e-mail próprio, usando o nome do domínio. Dessa forma, quando o cliente entrar em contato, terá uma visão do negócio porque o endereço leva o nome da empresa.

Importância de uma presença forte na internet

Uma empresa de limpeza de estofados profissional precisa construir uma boa presença na internet para se tornar referência no que faz e ter um canal de comunicação mais consistente com o público.

Contudo, ela não é conquistada do dia para a noite, pois depende de planejamento de curto, médio e longo prazo, ou seja, é uma ação que evolui constantemente. Depois de cumprir todos os objetivos, ela vai crescer e se tornar referência.

Assim sendo, toda organização precisa garantir uma estratégia digital madura e bem estruturada para se relacionar com o público, e algumas vantagens de uma boa presença digital são:

Redução de custos

Divulgar no ambiente online é muito mais barato do que apresentar a marca pelos meios tradicionais. A empresa gasta muito com materiais impressos, propagandas na TV e no rádio, outdoors e banners.

Mas, na internet, é possível conquistar resultados relevantes, sem precisar gastar rios de dinheiro. Só que não podemos nos esquecer que isso depende de um bom planejamento para potencializar as ações.

Aumenta o reconhecimento da marca

Se uma empresa de regulagem de válvula do motor CHT tem uma boa presença na internet, rapidamente é lembrada e reconhecida pelo público. Assim, também fica muito mais fácil conquistar e fidelizar clientes.

Além do domínio e da hospedagem, outras estratégias precisam trabalhar para construir essa presença, como no caso do marketing de conteúdo, que oferece materiais ricos e relevantes para o público.

Ser reconhecido é fundamental para se conectar com os clientes, sem falar no fato de que quem não está na internet perde oportunidades de negócios para os concorrentes.

Aumenta as vendas

Direcionar anúncios traz mais eficiência para os processos de vendas, principalmente porque as divulgações tradicionais não chegam apenas para as pessoas interessadas, mas também para quem não tem interesse, o que acaba encarecendo a ação.

Em contrapartida, os anúncios na internet vão chegar aos consumidores certos e que realmente querem comprar seus produtos e serviços, aumentando as vendas.

Gera autoridade

Se uma empresa de limpeza de carpete automotivo possui um bom domínio e uma boa hospedagem para seu site, passa a ser reconhecida e conquista credibilidade e confiança.

Mas, ela também precisa se estabelecer, por meio da construção de autoridade no segmento em que atua, pois é isso que vai fazer com que seu conteúdo seja valorizado e posicione a marca como expert no que faz.

Melhora o relacionamento com o cliente

O domínio e a hospedagem também fazem parte de um planejamento de marketing digital com foco no relacionamento com o cliente.

Uma das principais características do consumidor moderno é o fato de querer se relacionar com as empresas.

Por exemplo, se ele precisa de laudo de aterramento elétrico de máquinas, vai procurar uma organização que ofereça o serviço, preste um bom atendimento e esteja disponível sempre que ele precisar.

A presença digital ajuda a melhorar essa relação por conta de seus canais, pois além do site institucional, a companhia pode usar as redes sociais para interagir com o público e compreender suas necessidades.

Também são excelentes plataformas para divulgar novidades e promoções, manter o contato direto com as pessoas, esclarecer suas dúvidas e gerar engajamento.

Fortalece a marca

Ao acessar o site de uma empresa de caixa de passagem eletrica subterranea e perceber que ela possui domínio próprio, automaticamente o cliente passa a confiar mais nela.

Também é fundamental atuar ativamente no ambiente digital, e além do site é recomendável ter um blog e trabalhar com as redes sociais.

Ao longo do tempo, todas essas plataformas tornam a empresa uma autoridade em seu segmento e uma referência para os clientes, sempre que precisarem de seus produtos e serviços.

Considerações finais

Portanto, quando se fala em marketing digital e na construção da presença na internet, logo pensamos em estratégias, como criação de conteúdo, SEO, anúncios e assim por diante, mas o domínio e a hospedagem também fazem parte desse processo.

Aliás, eles constituem o site institucional, plataforma base para todas as estratégias de marketing pela internet e para onde os clientes serão direcionados na hora de comprar os produtos e serviços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Top