Experiência de conteúdo: saiba mais a respeito
Diante de tanta competitividade nos meios digitais, os empreendedores precisam usar toda a sua criatividade para ganhar mais visibilidade e conquistar uma clientela maior. Uma das estratégias mais usadas pelos profissionais do marketing é a experiência de conteúdo. Esse artigo vai te mostrar do que se trata e te dar dicas bacanas sobre como você pode colocá-la em prática para fazer a sua marca vingar. Aproveite ao máximo a leitura!
O que é experiência de conteúdo?
Podemos dizer que é um moderno sistema de tudo aquilo que é criado pela área de marketing e destinado ao público-alvo de um negócio. A experiência de conteúdo é a forma como os clientes em potencial interagem com o conteúdo oferecido por uma determinada marca, seja em seu site ou blog. E quando focamos nessa experiência, procurando deixá-la sempre positiva, os resultados podem ser incríveis.
Não existe nada mais desagradável do que ter uma experiência negativa quando se acessa algum tipo de conteúdo nos meios digitais. Por isso, existem estratégias eficazes que podem aprimorar a experiência de conteúdo dos internautas e fazer a sua empresa ganhar mais credibilidade no mercado. Conheça as principais:
Fazer as perguntas certas
Na hora de criar conteúdo sobre andaime suspenso, por exemplo, para o seu site ou blog, é preciso se colocar no lugar de quem vai interagir com ele. Por isso, faça as seguintes perguntas para si mesmo:
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Estou oferecendo um conteúdo que é do meu interesse?
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Esta página oferece uma boa navegabilidade?
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Esse conteúdo me inspira o compartilhamento com outras pessoas?
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O conteúdo no qual me deparei me faz sentir que o autor transmite confiança?
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O que acabei de ler é entendível para qualquer pessoa?
Se as respostas para cada um desses questionamentos forem positivas, certamente, a experiência de conteúdo dos internautas será a melhor possível. Por isso, lembre-se sempre de se colocar no lugar do leitor.
Ofereça um conteúdo rico
Para que a experiência de conteúdo seja sempre positiva para todo mundo que acessar o site ou blog da sua empresa, é preciso que o empreendedor ofereça um ambiente rico no quesito conteúdo. Ou seja, toda a estruturação dele precisa engajar e entreter o público, além de criar familiaridade com a sua marca.
Todos os conteúdos oferecidos sobre curso de coaching, por exemplo, precisam ter riqueza de informações. Elas devem ser claras, fazerem sentido, agregar valor no dia a dia dos internautas e não podem estar ali somente para preencher espaço. Sendo assim, um blog deve oferecer um conteúdo rico, organizado e com linkagem para outros assuntos de interesse do seu público-alvo.
Diversifique os formatos
Se você é daqueles empreendedores que oferecem conteúdo somente em formato de texto, recomendamos rever esse conceito. Vale lembrar que nem todas as pessoas preferem consumir conteúdo em textos. Algumas preferem assistir vídeos, outras preferem escutar um criativo podcast.Por isso, a diversificação de formatos dos conteúdos oferecidos pode deixar a experiência dos internautas mais agradável.
Na verdade, para que a experiência de conteúdo seja sempre positiva, é necessário oferecer conteúdos em formatos variados. Afinal de contas, você deve atender um público com gostos e opiniões diferentes. Só tenha o cuidado com o tom da linguagem usado em cada conteúdo, pois, o que combina com um nem sempre combina com outro.
Promova a interatividade
Se de fato você quer deixar a experiência de conteúdo cada vez mais positiva e inesquecível para o seu público-alvo, não deve se esquecer de promover a interatividade com ele. Todos os seus conteúdos, independentemente do formato que foram disponibilizados, devem fazer os internautas se interagirem ao máximo, solucionando dúvidas a respeito de um determinado assunto.
Quanto maior for a interação dos seus conteúdos sobre curso de PNL, por exemplo, com as pessoas, melhor será para o seu negócio. Uma interatividade positiva leva ao aumento da confiança em uma marca, o que se traduz em mais chances de vendas. Por isso, crie conteúdos interativos e que estejam na mesma sintonia do seu público-alvo. Essa conexão é fundamental para que a relação com ele seja a mais estreita possível.
Ofereça conteúdo personalizado
Uma experiência de conteúdo agradável e positiva implica em oferecer um conteúdo personalizado para os seus clientes em potencial. Quando o empreendedor se coloca no lugar do leitor, ele consegue entender o que o público está procurando e quais são as suas reais necessidades. Além de oferecer um conteúdo rico em informações relevantes, ele também deve ser personalizado.
O internauta deve sentir que a sua marca está realmente falando com ele e que está preocupada em resolver o seu problema ou sanar as eventuais dúvidas. Conteúdos personalizados dão mais visibilidade para uma marca, trazem sentimentos extremamente positivos e, claro, aumentam as chances de conversões. Além disso, você ganha, de brinde, uma audiência muito mais engajada e feliz. Pense nisso!
Viu como a experiência de conteúdo é crucial para fazer a sua empresa ganhar mais visibilidade online e conquistar mais clientes dispostos a comprar dela? Agora é seguir cada uma das dicas dadas acima e boa sorte!
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