Gere mais autoridade para seu site em 9 passos
Um site demanda uma série de estratégias para ranquear bem e aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa. É dessa maneira que a empresa aumenta as oportunidades de negócios e conquista mais clientes na internet.
Um dos conceitos mais aplicados é a autoridade de domínio, uma técnica também conhecida como Domain Authority, que tem como objetivo ajudar a ranquear as páginas dentro dos buscadores.
Trata-se da relevância que o domínio possui em relação aos demais do mesmo segmento, mas para alcançá-lo, não basta apenas uma única ação. Ele é trabalhado por meio de um conjunto de medidas, como acontece com os backlinks.
Além deles, outra característica que pesa muito é a idade do domínio, pois quanto maior for sua existência, mantendo publicações regularmente, melhor será para o ranqueamento.
O número de links e sua variedade também são características levadas em conta, e as empresas podem trabalhar nesse processo para melhorar seu posicionamento.
Para entender um pouco mais sobre esse assunto, neste artigo, vamos explicar a importância da autoridade do site e dar algumas dicas para aumentá-la. Se você tem alguma dúvida, leia até o final.
Importância da autoridade para o SEO
Na verdade, autoridade de domínio nada mais é do que o resultado de boas práticas que tornam o site ou blog uma referência naquilo que faz.
Nesse sentido, estamos falando de uma métrica conquistada ao longo do tempo e que faz com que o domínio ganhe relevância enquanto produz conteúdo durante o ano.
Os links que apontam para o site e são provenientes de terceiros ajudam nesse processo, mas são resultado de um trabalho sólido e permanente.
Por exemplo, os links de um fabricante de balcão de venda só vão aparecer em outros lugares se ele fizer parcerias e realizar trabalhos de qualidade nesse tipo de processo.
Quando pensamos por esse lado, podemos dizer que a autoridade de domínio é algo que aparece naturalmente ao longo do tempo, desde que o site ou blog apresente alguns aspectos, como:
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Conteúdo de qualidade;
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Boa navegabilidade;
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Design responsivo;
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Uso adequado de palavras-chave.
Com base nessas características, podemos dizer que ela acaba por contribuir com as estratégias de marketing digital, principalmente com o SEO da marca, ao mesmo tempo em que melhora consideravelmente os resultados.
Isso acontece porque, se a mídia da companhia é relevante, vai aparecer com mais frequência nos resultados de pesquisa. Consequentemente, mais clientes em potencial vão visualizar a plataforma, o que ajuda a aumentar as conversões.
Resumindo, a autoridade de domínio gera impactos para a empresa porque permite que ela ranqueie melhor no Google, estando sempre no topo dos resultados e despertando o interesse de uma quantidade maior de pessoas.
A melhor notícia é que os proprietários de sites institucionais, como um estabelecimento com fachada de loja moderna, podem aprimorar a autoridade de domínio de sua plataforma online.
Como aumentar a autoridade de domínio do site?
Até aqui, ficou claro por que a autoridade online é tão importante, tendo em vista que aumenta o reconhecimento da empresa, as visitas no site, o engajamento do público e gera mais conversões. Com isso, o negócio aumenta o número de vendas.
Esses resultados são tudo o que as empresas desejam alcançar, só que para chegar até eles, existe um extenso trabalho a ser feito.
Construir autoridade depende de uma série de aspectos, como o relacionamento com o público e a adequação da plataforma aos algoritmos do buscador. Mas para conquistar uma boa autoridade, algumas dicas são:
1. Pesquisar as palavras-chave
Para conquistar tráfego orgânico, o foco deve ser a relevância do site, de modo que ele seja capaz de responder às dúvidas dos visitantes e suprir suas necessidades.
As palavras-chave têm um papel essencial nesse processo, visto que prendem a atenção de quem está fazendo a pesquisa no Google.
Desse modo, um fabricante de painéis fotográficos deve pesquisar os termos mais procurados e utilizá-los em seus conteúdos. Também é vital inserir as palavras secundárias, pois estas são muito úteis na construção de autoridade de domínio.
2. Focar no público-alvo
Construir autoridade é um processo que também vem por meio da segmentação da audiência, mas isso só é possível com muito foco no trabalho e com ações direcionadas a um público específico.
Por exemplo, no caso de um restaurante vegano, suas ações devem ser voltadas para o público que consome esses produtos, e isso implica em uma linguagem compatível com eles e abordar assuntos relevantes.
Na hora de oferecer os produtos e serviços, uma operadora de internet de empresas deve se posicionar como especialista em seu nicho, excluindo qualquer assunto que não faça sentido para ela, e assim por diante.
3. Criar conteúdos de qualidade
Conteúdos de qualidade são estratégias importantes para o SEO do site, e mesmo que não seja uma técnica, se o material produzido não for bom, dificilmente vai conquistar visitantes, reduzindo a autoridade do domínio.
Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de estratégias que otimizam os sites para os motores de busca, de modo que as páginas sejam facilmente encontradas pelos usuários.
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes de SEO, por isso, vale a pena investir nesses materiais e oferecer informações aprofundadas e ricas em detalhes, sobre temas correspondentes ao negócio e aos interesses do público-alvo.
Ao fazer isso, o negócio mostra que é autoridade naquilo que faz e começa a ser visto com bons olhos pelos buscadores, principalmente pelo Google.
4. Conhecer as necessidades da persona
Procure compreender o que a persona do seu negócio precisa, pois o perfil do público de uma empresa se dá por meio de suas dores, ou seja, as motivações e necessidades que levam o consumidor a procurar determinado produto ou serviço.
Assim, se uma empresa de logísticas para ecommerce fizer uma rápida pesquisa, conseguirá entender o que a pessoa espera disse ao site.
5. Incluir links internos e externos
Inserir links para outros conteúdos da página é uma maneira de manter os visitantes engajados, pois mostra que a marca se preocupa em ampliar o conhecimento dos usuários, fazendo com que eles permaneçam mais tempo navegando.
Outra estratégia importante são os links externos, desde que eles tenham boa qualidade e agreguem valor ao conteúdo. Por exemplo, se você fez uma pesquisa para criar seu material, insira o link da fonte.
6. Usar as redes sociais
A autoridade também se constrói por meio de uma presença online bem consolidada, e as redes sociais assumem um papel importante nesse processo.
Quanto mais plataformas uma empresa de serviço de gráfica rápida utilizar, melhor. Contudo, lembre-se de que os perfis precisam ser alimentados e constantemente atualizados.
Isso porque para construir uma autoridade sólida é necessário ter uma presença regular nas redes sociais.
Só que para isso é necessário um planejamento prévio, por meio de calendários editoriais, estratégias de marketing e pautas para as publicações.
Lembre-se de que cada rede social possui um tipo de linguagem e compartilha tipos de conteúdos diferentes. Depois que definir esses pontos, a marca pode começar a construir sua presença nestas plataformas.
7. Atentar-se ao carregamento da página
Páginas que demoram muito para carregar possuem uma alta taxa de rejeição, o que pode prejudicar a autoridade de domínio. Os usuários não querem aguardar e simplesmente desistem, procurando as páginas da concorrência.
Um fabricante de pasta com aba personalizada deve se atentar a esse fator e analisar qualquer coisa que esteja provocando lentidão em seu site, como tipo de hospedagem, excesso de imagens e vídeos, dentre outros.
8. Ter um site responsivo
Outro ponto importante para aumentar a autoridade do domínio é garantir um design responsivo, em que a página se ajuste a qualquer tipo de dispositivo e tamanho de tela.
As pessoas não acessam a internet apenas pelo computador, mas também pelos dispositivos móveis, principalmente por meio dos smartphones.
Se o site não for responsivo, além de não estar bem posicionado nos resultados de pesquisa, pode perder uma quantidade significativa de visitantes.
9. Investir em e-mail marketing
O e-mail marketing ajuda uma construtora de sala de reunião moderna a ter uma relação próxima com seu público, além de ser um excelente canal para falar sobre ofertas, conteúdos e novidades do setor.
Todos os conteúdos devem ser relevantes, o que garante à empresa uma presença ampla e de destaque em seu mercado.
Considerações finais
Ter uma boa autoridade de domínio é fundamental para que o negócio se torne uma referência naquilo que faz.
A internet é um espaço muito disputado, portanto, ter um posicionamento de destaque é a melhor forma de chamar a atenção do público e obter excelentes resultados. Com isso, as estratégias de marketing digital passam a ser mais valorizadas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.