Landing pages: Entenda como ela é importante na construção de bons resultados

Landing pages: Entenda como ela é importante na construção de bons resultados

Categoria: Notícias

13/07/2022 às 21:36

As landing pages são páginas que acabam sendo adotadas por uma empresa e personalizadas de acordo com a sua estratégia de marketing, sendo que seu objetivo principal é fazer uma conversão de leads.

Podendo ter sua tradução para página de aterrissagem ou página de captura, possuem uma ação importante dentro das estratégias de marketing digital que uma empresa pode adotar por conta do CTA (call to action) ou chamada para a ação.

Essa ação é o que as empresas de plano de internet podem utilizar para chamar os consumidores e conduzi-los pelo funil de vendas até que a conversão seja feita, tendo usado de base anteriormente um blog ou uma página em mídias sociais. 

A estratégia de uma empresa utilizar a landing page pode contribuir com a criação de conteúdos melhores a partir de um número de conversões e de vendas.

Além de aproximar os consumidores quando são usados para oferecer ofertas especiais. 

Os modelos de landing pages podem variar de acordo com o que a empresa deseja ou tem como objetivo, sendo que estes mudam de empresa para empresa.

Afinal, o mercado de serviços de cabeamento estruturado é diferente de um alimentício, sendo eles:

  • Captura de leads;

  • Squeeze;

  • Eventos;

  • Vendas.

A landing page de captura de vendas é a mais comum e utilizada por aquelas empresas que desejam atingir alguns potenciais clientes que podem estar na margem do modelo de público-alvo que já possui. 

Este modelo de landing page começa com os dados que o usuário acaba fornecendo para a empresa, junto ao e-mail, e recebendo um conteúdo sobre o que a empresa oferece para converter ainda mais leads para seus produtos ou serviços.

As listas criadas pelos dados que são fornecidos pelas landing pages acabam sendo mantidas e nutridas para que mesmo não estando em um momento de venda naquele tempo, possam ser uma oportunidade no futuro. 

A forma squeeze das landing é utilizada quando a empresa deseja que o potencial cliente exerça uma ação, sendo grande parte das vezes utilizadas para uma oferta específica, como uma página de brindes personalizados para festas oferecendo pacote de venda.

Essas páginas são muito utilizadas para oferecer descontos e incentivar a compra de um produto ou serviço dentro de algum benefício. 

As landing pages de eventos são as que usam informações e as organizam para a audiência entender como o evento vai acontecer, horários e tudo o que puder ser incluído para proporcionar aos visitantes uma boa experiência.

As páginas também podem ser engajadas ao longo do evento, promovendo-as de modo que traga benefícios para a empresa de algum modo.

As landing pages de vendas são aquelas que promovem ofertas e usadas quando o consumidor já está perto do final do funil de vendas, sendo uma das principais para a conversão de vendas por ter as informações necessárias sobre produto ou serviço.

Estes modelos também acabam sendo personalizados de acordo com cada empreendimento e suas estratégias de marketing para se alcançar bons consumidores.

Os benefícios das landing pages

Se um empreendimento de serviços de reforma e construção estiver planejando adotar como estratégia a construção de uma landing page, os benefícios em torno da página podem trazer bons pontos para a empresa.  

Um deles é facilitar o que o cliente deseja encontrar, principalmente, sobre produtos e serviços de forma que possa impulsionar as vendas de acordo com a landing page escolhida.

Outro benefício das landing pages é que elas podem ser páginas temporárias de acordo com o que a empresa deseja, ou então, ser algo que acabe entrando nas estratégias sazonais de acordo com o que é oferecido. 

As landing pages também podem ser criadas para cada diferente oferta que a empresa tiver, sendo uma forma de gerar conversões um pouco mais rápida do que um blog ou um site. 

Podendo ser uma forma de testes, as landing pages acabam sendo um formato de A/B bastante usado nas estratégias de marketing, visto que em grande parte das vezes, fazem duas opções com alterações que possam chamar a atenção dos consumidores.

Citando como uma hipótese, uma landing page sobre colocação de divisórias pode conter pequenos detalhes como troca de cores nos botões de ação ou posicionamento da página que possa gerar dados sobre qual é mais efetivo e seus resultados.

Os benefícios da landing pages também está ligado aos dados que podem ser coletados e analisados, sejam de interesse do consumidor ou do fechamento da compra em si, ajudando a empresa a moldar as estratégias.  

Dicas sobre landing pages

Se uma indústria de fundição deseja começar a planejar estratégias das quais possam ter as landing pages incluídas, é importante que se tenha atenção nas dicas que são apresentadas e entenda como o empreendimento funciona para uma melhor efetividade. 

01. Títulos simples e textos diretos

As landing pages devem ter a praticidade em tudo o que a compõem, por isso, títulos e textos devem ser de linguagem simples e direta para que possam transparecer qual a função da página, bem como, não fazer o possível lead perder o interesse.

Tudo o que for textual dentro da página deve ser feito de uma forma clara, sempre dando valor ao que está sendo ofertado ao consumidor. 

02. Objetividade 

Por mais que deva ter pontos ressaltados sobre o produto, a objetividade deve estar em todos os pontos de uma landing page, até mesmo se houver imagens e outros formatos de mídia que podem acrescentar no processo. 

Incluindo os layouts que compõem a página, de forma que possa contribuir com a jornada de compra do possível lead.

03. Contraste de cores

A identidade visual da landing page deve combinar com a do empreendimento, contudo, alguns pontos devem ter especialmente uma paleta de cores em contraste que possa ajudar na conversão do lead. 

Se uma empresa de revitalização de piso laminado criar uma página em tons mais frios, a landing page pode contar com alguns tons quentes para atrair a atenção do consumidor de forma que, ainda sim, fique harmônica com a empresa.

04. Sem links e menus

Os conteúdos que estarão dentro da landing page não devem conter links ou menus para que não haja uma condução que os leve fora da página, e com isso, acabe com o objetivo da conversão dos clientes. 

Os menus também não devem constar, isso porque esta parte de uma página pode também levar para outros pontos e não concretizar a conversão, da mesma forma dos leads.

05. Ter o senso de urgência

As call to action dentro das landing pages devem possuir uma ideia de que, a conversão deve ocorrer naquele momento em que o usuário está visualizando a página, tendo uma urgência para aproveitar as ofertas.

Exemplificando, uma liquidação de tinta para demarcação de asfalto deve demonstrar que somente na hora em que a página for carregada que o usuário irá conseguir os descontos oferecidos pela empresa. 

O que deve ter na ferramenta de criação de landing pages?

Ao se buscar uma ferramenta que abrigará a landing page, é importante que a empresa veja o quanto flexível ela pode ser para edição e a criação de testes como o A/B, que ajuda a decidir as futuras decisões. 

As ferramentas também devem ter formulários que possam ser fáceis de serem criados e principalmente, de serem preenchidos. Isso porque o consumidor deseja praticidade quando se está no processo de funil de vendas.

Na parte de administração da página, é importante ter uma área que demonstre os resultados obtidos para serem mensurados de uma melhor forma, bem como poder integrar a página para outro sistema caso houver necessidade. 

O formato de como a landing page será apresentada ao consumidor também é um fator importante, por isso, as plataformas que abrem em aparelhos mobile devem ser levadas em conta devido a tendência que eles possuem na sociedade.

Principalmente, porque estão cada vez mais sendo aderidos e fazendo com que as empresas transformem suas estratégias em recursos que se enquadram dentro destes aparelhos, por isso, a ferramenta de landing page também deve funcionar para eles.

Considerações finais 

Sendo assim, as landing pages servem como um formato de conversão para leads, proporcionando para a empresa que ela escolha o modelo que mais combina com os seus objetivos e as suas necessidades com o consumidor. 

Transparecendo uma urgência em seus títulos e textos, que devem ser simples e objetivos, as ações que estão dentro deste formato de página devem sempre incentivar que os consumidores a concluir o processo do funil de compras.

As landing pages contribuem com o início do relacionamento que o consumidor terá com a empresa, e assim, uma forma de fidelização. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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