Localização de sites: 4 dicas para fortalecer o domínio do seu site
Registrar o domínio do site da empresa é um passo importante para garantir uma presença online construtiva. Mas a verdade é que, mesmo diante dessa importância, muitos empreendedores não entendem esse fato.
O domínio é o endereço do seu negócio na internet, que fala um pouco sobre a empresa, no setor em que atua, os produtos e serviços que vende, entre outros assuntos.
Além de funcionar como um cartão de visitas online, o site é a base para as estratégias de marketing digital. Por exemplo, quando você faz um anúncio nas redes sociais, ao clicar no link, o usuário é direcionado para o site da marca.
Hoje em dia, ele cumpre o mesmo papel do telefone e, não ter um site, chega a colocar em dúvida a credibilidade do seu negócio.
No entanto, não basta criar o domínio e achar que é o suficiente. Você precisa investir em estratégias de melhoria continuamente para que ele esteja sempre entre os primeiros resultados de busca e consiga atrair um número maior de visitantes.
Para te ajudar, vamos explicar sobre a importância de ter o próprio domínio, mostrar como fortalecê-lo e quais são as vantagens dessa prática. Acompanhe!
Afinal, por que ter o próprio domínio?
Garantir um domínio próprio para o seu negócio traz muitas vantagens, e dentre as que mais se destacam estão:
Maior alcance no mundo digital
Ter o próprio site vai ajudar a sua empresa ser encontrada por mais pessoas e com mais facilidade, nos sites de busca como o Google.
Entretanto, ele precisa ser bem planejado, tendo em vista que boa parte do tráfego é proveniente dos buscadores. Considerando isso, é necessário pensar e registrar um domínio eficiente e incluir esse trabalho no seu planejamento.
Por exemplo, um pequeno negócio que faça doces para festa infantil simples deve escolher um nome curto e de fácil memorização. O nome precisa estar associado à empresa, não se esquecendo de verificar se ele está disponível.
Traz mais profissionalismo para o negócio
Existem várias plataformas que oferecem domínio e hospedagem de sites, sem custos, o que é especialmente vantajoso para quem está começando agora. Isso ajuda o empreendedor a economizar no início do negócio.
Para ter o seu próprio domínio não é necessário fazer grandes investimentos, e mesmo assim, a empresa é capaz de transmitir credibilidade para os clientes.
O usuário percebe que a organização não é amadora, sendo um estabelecimento seguro e confiável.
Obtém mais credibilidade
Existem extensões de domínio nacionais e internacionais, destinadas a diferentes tipos de segmentos. Por exemplo, uma escola de música pode utilizar a extensão “.mus”.
Entretanto, a melhor opção é sempre escolher as extensões mais tradicionais e mundialmente reconhecidas, como “.com” ou “.net”. Além de serem mais fáceis de memorizar, podem ser utilizadas em qualquer tipo de segmento.
Você também pode escolher a extensão do país onde está o seu negócio e o seu público-alvo.
Mas no caso das plataformas de e-commerce que vendem itens para decoração quarto de bebê masculino e outros produtos, existem outras possibilidades.
Nesse caso, é interessante utilizar apenas as extensões já citadas, que além de serem mais fáceis também podem ser utilizadas por qualquer pessoa ou empresa, sem burocracia.
Agora que você já sabe qual é a importância de ter o seu próprio domínio, no próximo tópico, vamos mostrar como melhorá-lo.
Como fortalecer o domínio do site?
Ao fortalecer o seu domínio, você evita uma série de problemas, como deixar o site fora do ar. Dentre as melhores práticas nesse sentido estão:
1. Investir em programação adequada
Quando estamos fazendo a programação de um site, várias situações podem comprometer o seu funcionamento e deixá-lo fora do ar.
Para evitar esse problema, é importante que você tenha conhecimento técnico para manipular o site ou conte com a ajuda de um programador profissional.
No caso de uma escola de curso de violão para iniciantes, por exemplo, o programador vai identificar o erro e corrigir a codificação, de acordo com a linguagem do site.
Do mesmo modo, é importante que você sempre teste as alterações nos servidores locais, antes de publicar em servidores de produção.
2. Fazer a contratação de uma boa hospedagem
Podem acontecer problemas na infraestrutura da empresa que faz a hospedagem do site do seu negócio, e isso pode impactar outros usuários.
Para resolver esse tipo de problema, você deve recorrer ao serviço de hospedagem, por isso, é fundamental contar com uma boa plataforma.
Se o site permanecer muito tempo fora do ar ou sofrer muitos danos, o proprietário pode pedir ressarcimento, caso esteja previsto em contrato.
Ademais, não se esqueça de fazer backup constantemente e salvar as informações em outro local para manter tudo em segurança.
3. Verificar a validade do domínio
Quando registramos um domínio, sua validade costuma ser de 1 ano, mas muitas pessoas acreditam que ela é vitalícia.
Portanto, se uma empresa de limpeza de sofás acabou de criar o seu próprio site, é preciso estar de olho na validade do domínio.
Diversos donos de sites também confundem em relação à contratação e renovação de um domínio e da hospedagem. Trata-se de ações diferentes, mas que são necessárias para garantir que a página permaneça no ar.
Você também pode contratar uma hospedagem sem domínio, que é quando o registro pode ser feito separadamente.
De qualquer forma, não se esqueça de que é necessário renovar o domínio todo ano, caso contrário, o site pode ser retirado do ar.
Outra forma de evitar esse problema é manter o pagamento em dia, e se o prazo já tiver expirado, verifique se o site continua disponível.
As plataformas de hospedagem que cuidam de sites, como o de um fabricante de bolinhas para piscina infantil, costumam comunicar sobre o prazo de validade, como é feita a renovação, dentre outras informações.
4. Estar protegido contra ataques
Os ataques e invasões são mais comuns em sites com informações valiosas, como no caso dos bancos e instituições financeiras.
Uma das estratégias para isso é forçar o acesso simultâneo sobrecarregando o servidor, e isso pode causar lentidão ou tirar o site do ar. Por esse motivo, é fundamental que você invista em segurança digital, como:
-
Certificados de segurança;
-
Senhas bem elaboradas;
-
Monitoramento constante;
-
Uso de firewall.
Não se esqueça de utilizar um CDN para manter réplicas de seus conteúdos, que podem ser entregues aos visitantes, mesmo se o site estiver fora do ar.
Impactos positivos de um domínio relevante
Se um fabricante de carro em miniatura que possui um site trabalha pela relevância de seu domínio, gera uma série de impactos positivos para seu negócio.
Um deles é a capilaridade, tendo em vista que essas plataformas podem estar presentes em diversos lugares do mundo ao mesmo tempo. É como se o seu negócio estivesse disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Em outras palavras, sua empresa consegue impactar locais que antes você nunca havia imaginado, o que aumenta as chances de negócios e ajuda a encontrar novos nichos de mercado.
O site também é uma forma de melhorar a experiência do usuário, tendo em vista que ele tem total controle do manuseio das informações, além da oportunidade de obter informações detalhadas sobre os produtos e serviços.
Afinal, é por meio do seu site que uma empresa de etiqueta bopp personalizada começa a construir sua presença na internet.
Podemos dizer que o domínio é a base para a construção do universo do negócio na web. Sem ele, você não tem um espaço adequado para falar sobre a sua empresa, seus produtos e serviços e ainda perde a chance de vender online.
É o proprietário do site quem determina as regras para que ele atenda às exigências do mercado. Isso vai impulsionar os negócios de maneira estratégica, além de transformar as redes sociais em extensões de comunicação do site.
Por fim, não podemos deixar de mencionar que os seus concorrentes também possuem domínio próprio e estão sempre otimizando-o.
Se você pesquisar sobre corretor de imóveis no Google, vai encontrar como resultado sites de diferentes profissionais do ramo, mas apenas os domínios mais relevantes vão aparecer entre as primeiras posições. Estar entre elas deve ser seu objetivo.
Conclusão
Podemos considerar o site como o endereço do seu estabelecimento na internet, e ele é tão ou mais importante quanto o seu endereço físico.
Além de elaborar essa plataforma, você precisa melhorá-la continuamente para que ela possa trazer todos os benefícios que vão impulsionar a sua marca. É assim que ela vai chegar mais longe e ser cada vez mais lucrativa.
Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre a importância do domínio próprio e o quanto algumas práticas para torná-lo mais relevante são essenciais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.