Marketing digital: no que a sua empresa deve investir em 2022?
O marketing digital é uma das principais estratégias, se não a mais utilizada, quando se trata de planejar uma interação entre consumidores e negócios para atraí-los e fidelizá-los.
Popular e bastante utilizados por empreendimentos de:
-
Pequeno;
-
Médio;
-
Grande porte;
-
MEI.
As estratégias que o englobam podem ser de grande auxílio para ir além de atrair consumidores, podendo até mesmo ser uma forma de consolidação no segmento que atua.
Balcão de venda focado no ramo digital, o marketing digital começou a ganhar espaço e destaque nas estratégias de marketing conforme a internet foi evoluindo e se tornando popular no meio social.
Pois, o número de crescimento dos usuários nas plataformas foi aumentando e as empresas notaram que a web poderia ser um meio de atrair pessoas, o que por decorrência, surgiram tecnologias que abraçassem essa possibilidade.
O início do marketing digital
Antes do marketing digital, o foco das empresas era com marketing tradicional por meio de meios impressos como jornais, revistas, panfletos, painéis fotográficos e cartazes, ou então por rádio, televisão e até mesmo por meio do telefone.
Embora a prática de usar o telefone seja um pouco menor do que alguns anos atrás, o foco das ligações estão diretamente ligados hoje ao público que pode consumir, uma das estratégias que se tornaram mais focadas graças ao marketing digital.
Durante o período que ficou conhecido como Web 1.0, surgiu o primeiro banner de marketing digital por volta dos anos 90 e com as plataformas de busca sendo introduzidas ao longo dos anos, se tornou ainda mais fácil começar a divulgar algo pela internet.
Com o passar dos anos, o surgimento de enciclopédias virtuais, plataformas que permitiam a criação e o design de blogs junto às redes sociais, foi o que permitiu produção de conteúdos e troca das informações pelas comunidades virtuais.
Que funcionavam quase de modo semelhante a uma sala de reunião moderna com diferentes pessoas reunidas em um mesmo espaço virtual.
Esse período, nomeado como Web 2.0, definiu algumas estratégias de marketing conhecidas como outbound, que é quando a empresa precisa chegar até o cliente, ou o inbound, quando o consumidor vai até elas.
O aumento de smartphones também colaborou para que as estratégias de marketing se aperfeiçoem ainda mais para serem vistas pelos usuários que estão utilizando tanto os dados de rede móveis como a rede wifi.
Tendências do marketing digital para se investir
Assim como outros ramos acabam tendo alterações e upgrades quando se fala de envolvimento de tecnologia, o marketing digital não é excluído da lista, principalmente, quando investidores e donos de empresas procuram melhores ferramentas para investirem.
SEO
Uma das principais estratégias do marketing digital que promete se consolidar ainda mais, a otimização de sites para ferramentas de busca, também conhecido como Search Engine Optimization.
Embora já seja utilizada, especialmente no marketing de conteúdo textual, o SEO é uma forma orgânica de se alcançar consumidores em plataformas de busca, pois a página pode ser encontrada tanto pelas palavras ou pelas frases que estão na função.
E muitas funções em SEO são feitas de forma gratuita, o que se torna um investimento indispensável.
Portanto, se um empreendimento que fabrica banner infantil personalizado quiser atrair clientes, basta planejar o conteúdo com palavras-chaves referentes ao assunto.
Vídeos
Estratégias que envolvam o visual são uma das apostas para o ano de 2022, tudo por conta das novas plataformas de vídeos que estão se popularizando entre os usuários de redes sociais.
Sejam em poucos segundos ou com menos de um minuto, a criação de vídeos que prendam a atenção nessas plataformas se tornam um atrativo para um empreendimento.
Inteligência Artificial
Os investimentos neste modelo de tecnologia pode ser além do segmento de marketing e comunicação, e por estar se tornando uma das bases que compõem grandes programações, acabam sendo uma tendência que se agrega também ao marketing digital.
Algumas áreas de marketing digital que possuem inteligência artificial são os canais de comunicação com o cliente, como os chats pelas páginas da web ou por telefone, com sistema de voz ou de números.
Existem até mesmo inteligências artificiais que funcionam auxiliando como centrais na nuvem para se estabelecer conexões entre os canais digitais.
Trabalho remoto e gestão própria
Com a pandemia da COVID-19, muitas empresas adotaram o formato home office para continuar trabalhando em meio às restrições sanitárias estabelecidas para combater o avanço da doença.
O que resultou em uma tendência a continuação deste formato de trabalho em casa, principalmente na área do marketing, pois os softwares e programações disponíveis para atender as necessidades dos planos são boa parte fáceis de serem geridos.
Permitindo assim, a montagem de suas estratégias desde a captação de clientes até mesmo para a administração da logísticas para ecommerce, um setor que ganhou força em meio a pandemia.
Coleta de dados por programas e aumento de criatividade
A coleta de dados é um dos pilares para se entender como está sendo recebida a estratégia de marketing pelo público-alvo, sendo tanto de forma negativa como de forma positiva.
Programas como CRM, que permitem o armazenamento de dados de usuários para se ter uma base na montagem de estratégias, são um dos principais investimentos quando se trata de marketing digital, em conjunto com as métricas e com programas de análises.
Outra parte que será uma tendência é a criatividade nas redes sociais.
Com o aumento da concorrência nas plataformas, ter o conteúdo visualizado por um grande número de pessoas ao ponto de conseguir transformá-los em leads se torna uma tarefa que requer criatividade para se destacar no meio.
Tanto pelos conteúdos chamarem a atenção quanto para os algoritmos das redes entregarem as postagens ou páginas da web pelo o que se está escrito ou pela mídia utilizada, mesmo que seja somente o layout com placas pesonalizadas.
Influenciadores digitais
Uma página com um alto número de seguidores é um ponto que deve ser levantado quando se planeja uma estratégia de marketing digital, principalmente quando se trata dos influenciadores que contém um impacto em seus seguidores com as postagens.
Seja despertando a curiosidade para conhecer a página ou até mesmo, impactando-os ao ponto de quem os segue consumir o que se está sendo anunciado de forma direta, ou indireta, por essas pessoas.
Anúncios
A tendência que promete crescer e se espalhar ainda mais, os anúncios se tornaram um grande holofote que destaca os serviços ou produtos de uma empresa.
Seja no topo ou no canto das páginas, assim como no começo, meio ou fim de vídeos em questão de poucos segundos, as formas visuais e criativas dos anúncios trazem respostas através de cada clique de um usuário sob ele.
Marketing pelo email
Apesar de que para alguns seja considerado um meio “ultrapassado”, o email ainda segue como uma estratégia favorita quando se discorre sobre marketing digital, isto porque as formas de chamar a atenção do consumidor evoluíram durante os anos.
De mensagens de texto simples, o email também possui a opção de newsletter, uma comunicação que é feita dentro de algum período pela empresa quando o usuário se inscreve.
O que acaba possibilitando nas chances de montar estratégias mais direcionadas para os público-alvo que se deseja atingir.
Vale a pena investir no marketing digital?
Investir em estratégias de marketing digital é um dos melhores planejamentos que um negócio pode fazer.
Com o mercado se expandindo cada vez mais em diferentes segmentos, todos acabam encontrando um público-alvo mais facilmente usando a internet, diferentemente de quem não usa, podendo ser deixado para trás em relação à concorrência.
O marketing digital para atrair mais clientes pode-se apostar em estratégias únicas e personalizadas, que combinam com as necessidades do consumidor naquele momento ao ponto de se tornar irresistível até finalizar a compra.
E por essa ligação entre empresa e consumidor, se torna uma forma de se fazer uma propaganda indireta, pois o cliente certamente irá falar de maneira positiva sobre como foi o processo de compra e influenciar amigos ou familiares.
A internet permite que o produto ou o serviço ganhe boas visibilidades e aumente o seu alcance que pode chegar até mesmo a sair das fronteiras de um país.
Considerações finais
Portanto, marketing digital é uma área que faz a diferença em todo empreendimento que o utiliza, desde a área de vendas de produtos até os serviços como consultoria fiscal e tributária, que pode contar com profissionais vendendo seus conhecimentos pela internet.
E por ser uma forte tendência que irá ser aperfeiçoada ao longo dos anos, as ferramentas e os métodos que englobam esse formato de marketing se tornará cada vez mais presente no planejamento das empresas e na captação de consumidores.
Seja de forma indireta ou direta, o marketing digital cumpre suas funções e se torna um aliado de um empreendimento se for realizado da maneira correta.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.