Marketplace: Como fazer seu negócio se destacar nas plataformas?

Marketplace: Como fazer seu negócio se destacar nas plataformas?

Categoria: Notícias

30/10/2021 às 13:09

Marketplace é um local onde várias pessoas e empresas podem vender os mais variados tipos de produtos. 

As mercadorias ficam centralizadas em uma plataforma, que funciona como uma espécie de shopping virtual.

Portanto, estamos falando de um site onde múltiplos lojistas podem anunciar e vender suas mercadorias. Se você der uma rápida pesquisada na internet, vai conhecer marketplaces muito famosos e que você, possivelmente, usou ou vai usar.

As compras pela internet estão se popularizando cada vez mais e os consumidores perceberam todas as vantagens trazidas por elas.

É possível encontrar praticamente tudo o que você procura, por um preço acessível e receber no conforto de casa. 

Portanto, você pode comprar tanto de marcas famosas quanto de novas plataformas de vendas online.

Para quem está começando a vender agora, pode ser um pouco difícil conquistar espaço, pois a internet também é um ambiente competitivo.

O marketplace é interessante porque ele te ajuda a divulgar sua marca e começar a vender totalmente online, se você está pensando em aderir a essa estratégia, leia este texto.

Vamos mostrar porque você deve vender pelo marketplace e quais são as estratégias que pode adotar para destacar o seu negócio nessas plataformas.

Por qual motivo vender em marketplace?

Antes de escolher em qual plataforma você venderá seus produtos e serviços, você precisa conhecer as vantagens dessa modalidade. 

Minora os investimentos em marketing

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens de vender em marketplace é que você gasta muito menos com estratégias de marketing.

Com isso, seu negócio pode investir em outras necessidades, como em gestão patrimonial

Essas plataformas oferecem espaço para que as lojas exponham seus produtos e sejam acessadas.

A maioria desses sites trabalha com comissões sobre as vendas, por conta disso, investe em propaganda e mídia para aumentar as vendas, o que, consequentemente, beneficia o seu negócio.

Eleva o alcance do seu negócio

Estar presente em um site de vendas ajuda o seu negócio a ter mais visibilidade e a destacar seus produtos e serviços. Isso acontece porque eles acumulam muitas visitas diariamente.

Quanto mais pessoas visualizam sua empresa, menos você precisa investir em publicidade, portanto, o marketplace abre as portas para que seu negócio tenha mais alcance e visibilidade.

Eleva a popularidade da marca

A principal característica de um marketplace é que ele reúne uma grande quantidade de produtos de diferentes segmentos, por conta disso, atrai um número maior de visitantes e com perfis distintos.

O lojista terá mais visibilidade e muitos consumidores que ainda não conhecem a sua empresa poderão ter o primeiro contato com ela nessas plataformas.

Ajuda a reter clientes

O objetivo de qualquer organização, como uma desenvolvedora de software de gestão para pequenas empresas, é reter clientes para que eles comprem novamente.

Nessas plataformas, existe uma grande variedade de ofertas que fazem os visitantes permanecerem mais tempo no site. 

Além disso, essa característica acaba fazendo com que essas pessoas voltem mais vezes.

Isso é importante porque, para o consumidor, é muito melhor comprar com alguém que já conhece e adquirir tudo o que precisa em um único lugar.

Aumenta as vendas

Vender pelo marketplace é expandir as possibilidades de vendas do seu negócio, visto que você terá um canal a mais para lucrar.

É válido ressaltar que as pessoas que acessam essas plataformas estão com intenção de comprar alguma coisa. Nesse sentido, estar presente nela é uma maneira de aumentar as suas chances de vendas.

Você consegue atrair o público certo para suas mercadorias, tem mais chances de corresponder às expectativas dessas pessoas e, consequentemente, vender.

Mais facilidade para os novos negócios

Independentemente do tipo de produto que você vai vender pela internet, o começo é um pouco difícil. 

É possível comercializar todo tipo de produto, como agenda personalizada com nome e outros segmentos, como:

  • Roupas;

  • Sapatos;

  • Eletrônicos;

  • Eletrodomésticos;

  • Livros;

  • Itens para o lar.

Entretanto, mesmo que a sua loja tenha uma grande variedade de produtos, é muito difícil começar sozinho ou com pouca estrutura.

O marketplace se apresenta como uma boa solução porque permite que os novos negócios se insiram no mercado e consigam atrair clientes.

Portanto, para ter acesso a todas essas vantagens, é fundamental que você saiba como se destacar em um marketplace.

De que forma se destacar no marketplace?

Você já sabe que é possível vender diferentes tipos de produtos, como totens personalizados, mas também existe concorrência nessas plataformas. Para se destacar, você pode investir em estratégias, como:

Escolher uma boa plataforma

O primeiro passo é escolher uma boa plataforma para anunciar os seus produtos, levando em conta os diferentes tipos de marketplace.

Existem aqueles voltados para as empresas B2B (Business to Business) que são as organizações que vendem para outras companhias.

Também existem as plataformas para empresas C2C (Consumer to Consumer), que são consumidores que vendem para outros consumidores.

Por fim, temos o marketplace B2C (Business to Consumer), que são empresas que vendem para os consumidores.

Antes de se cadastrar, também é fundamental que você pesquise quais são os requisitos mínimos exigidos para trabalhar com esses sites, além do valor da comissão que eles recebem.

Geralmente, eles costumam cobrar uma comissão, ou seja, parte do valor daquilo que você vende, como equipamentos para fachada de loja, é destinada à plataforma.

Categorizar os produtos

É muito importante fazer a categorização dos produtos para aumentar suas vendas e impactar as pessoas certas.

Quando um usuário acessa o marketplace, geralmente, ele utiliza o mecanismo de busca para encontrar os produtos que deseja comprar.

Se você não souber categorizar o que vende, suas mercadorias não serão encontradas ou serão visualizadas por pessoas que não querem comprá-las.

Assim sendo, ao utilizar o filtro, o cliente deve entrar em contato com o produto para que possa comprá-lo.

As categorias são de visões segmentadas, que organizam as mercadorias e permitem que os consumidores tenham acesso a elas.

Fazer um planejamento

Tudo o que for relacionado ao seu negócio, como consultoria financeira, precisa ser bem planejado, e na hora de vender em um marketplace, isso também é importante.

É dessa forma que você consegue lidar melhor com os imprevistos, então, mesmo que situações ruins aconteçam, é mais fácil superá-las e honrar seus compromissos.

Você precisa planejar e seguir à risca todas as etapas dessa modalidade de venda, desde o momento em que escolhe a plataforma até a maneira como anuncia os produtos.

Também é essencial se atentar a outros pontos, como questões técnicas, entrega, fabricação de produtos, fornecedores, dentre outros.

Saber escolher os produtos

Depois que você se cadastrar em uma plataforma, pode começar a cadastrar os seus produtos, e o próprio site vai enviar todos os dados para que você possa acessar sua área administrativa.

Este endereço fiscal virtual será exclusivamente seu, portanto, outros lojistas não terão acesso a ele ou às suas informações.

Durante o cadastro das mercadorias é necessário incluir imagens, inserir um título, fazer uma boa descrição e falar sobre todas as características do que você está vendendo.

Outro aspecto fundamental é trabalhar os preços e determinar qual será a sua política de frete. Procure inserir imagens de qualidade, depois quando se trata de compras online, o conteúdo visual é muito importante.

Se o usuário não puder visualizar o produto, pode ser que desista de comprá-lo, portanto, encare o uso das imagens como sua argumentação.

Construir uma boa reputação

Quando um profissional está procurando um escritório virtual, quer fazer negócio com uma organização de confiança. A mesma situação se aplica aos visitantes de um marketplace.

Nessas plataformas, construir uma boa avaliação não é uma questão de opção. E tendo em vista a alta concorrência nesse ambiente digital, é muito importante se destacar.

Lembre-se de que você vai dividir espaço com outros lojistas e muitos deles vão vender produtos semelhantes aos seus.

Por conta disso, procure construir uma reputação positiva, dedicando total atenção às suas primeiras vendas. Se logo no início houver muita reclamação, a imagem da sua loja dentro do marketplace pode ser prejudicada.

Invista em uma boa experiência para o seu cliente, pois é assim que você vai confirmar sua imagem de confiança e boa reputação.

Ademais, essas plataformas costumam priorizar lojas que conquistaram um bom patamar e garantem boas experiências aos clientes.

Conclusão

Em resumo, quem quer vender pela internet precisa incluir o marketplace em suas estratégias de venda. 

Esses sites são muito importantes para quem está começando agora ou para uma empresa que já está no mercado.

Independentemente de qual seja a situação do seu negócio, ele poderá contar com recursos exclusivos dessas plataformas, impactar um número maior de consumidores, aumentar as vendas e crescer no ambiente online.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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