Melhores práticas de SEO para blogs

Melhores práticas de SEO para blogs

Categoria: Notícias

27/01/2022 às 22:19

Toda empresa que está presente nos meios digitais precisa de uma maior visibilidade online para alavancar as vendas e prosperar. E uma das estratégias mais eficazes é através de práticas de SEO. Elaboramos esse post que vai te mostrar 8 práticas de SEO para blogs que costumam dar certo, desde que bem usadas. Por isso, se você quiser deixar o blog da sua empresa na primeira página de resultados do Google, basta continuar a leitura!

Atenção especial ao título

O título é um fator determinante para o sucesso ou fracasso de um blog. Afinal, ele é a primeira coisa que o leitor vai se deparar. Dessa forma, é preciso criar um título que chame a atenção do internauta e o faça querer ler todo o seu conteúdo. Até o Google privilegia títulos considerados mais atrativos. Vale lembrar que o título deve informar, em poucas palavras, do que se trata o conteúdo oferecido. Dessa forma, trate de caprichar no título dos seus posts. 

Divida o texto em tópicos e subtópicos

Para que o seu conteúdo prenda a atenção do leitor até o final, ele precisa ser dividido em tópicos e subtópicos. Essa prática deixa a leitura mais agradável e passível de entendimento. Um texto sobre curso de PNL, por exemplo, sem subtítulos, pode ficar massante e fazer o leitor se perder em meio a tanta informação. Além de deixar o conteúdo mais bem estruturado, essa prática de SEO é bem-vista pelo Google, que sempre prioriza a experiência do usuário. Dessa forma, “quebre” os textos do seu blog em pequenos tópicos e subtópicos.

Palavras-chave são fundamentais

Pode até não parecer, mas o uso estratégico de palavras-chave que tenham uma alta procura nos mecanismos de buscas online é uma das melhores práticas de SEO para blogs. Você deve usar a palavra-chave no título, na meta descrição, em um ou mais subtítulos, no primeiro parágrafo do texto, no último parágrafo e ao longo de todo o conteúdo de forma bem natural, sem exageros. Faça uma pesquisa das palavras-chaves mais procuradas em seu nicho de atuação e elabore conteúdos exclusivos com base nelas.

Meta descrição: não se esqueça dela

Sabe aquele pequeno texto que vem logo abaixo do título de um artigo? Ele se chama meta descrição e também é uma das práticas de SEO essenciais. A meta descrição é um breve resumo do texto em si, por isso, ela precisa ser criativa e extremamente precisa. Só de bater o olho, o internauta precisa ter uma noção do que está vindo pela frente. Uma meta descrição sobre ponto de ancoragem, por exemplo, bem elaborada pode fazer o usuário se interessar em prosseguir com a leitura. 

Use imagens com boa resolução

Muitos blogueiros por aí acabam se esquecendo de fazer o uso de imagens em seus conteúdos, o que é um erro crasso. O Google também dá preferência para textos com imagens, pois são mais completos e deixam a experiência do internauta mais agradável. Por isso, não se esqueça de usar imagens com boa resolução nos artigos do seu blog. Mas lembre-se: elas precisam ter uma conexão lógica com os assuntos discutidos, fechado? Nada de usar qualquer imagem!

Otimize as URL´s

Outra importante prática de SEO para blog é otimizar a URL de cada artigo. Quando você coloca a palavra-chave na URL, ela também vai aparecer em destaque, o que pode chamar a atenção do internauta. Por isso, você deve colocar a palavra-chave de cada post do seu blog na URL do mesmo. Isso aumenta em até 70% as chances do usuário clicar no link de um artigo que foi configurado dessa maneira. É uma tarefa simples e que traz bons resultados. E o melhor: o Google adora! 

Linkagens internas e externas

Você sabia que é recomendável que todos os conteúdos do seu blog tenham links internos e externos? Essa prática de SEO, além de dar mais autoridade para a sua marca, pode aumentar as chances dela ficar bem ranqueada no Google. A linkagem interna é quando todos os textos de um blog trazem links de outros artigos do mesmo blog. Essa estratégia pode aumentar o tempo de navegação do usuário. A linkagem externa é quando os conteúdos de um blog trazem links de textos de outros blogs, o que dá mais autoridade no assunto. 

Cuidado com conteúdos duplicados

Muita gente se esquece dessa importante prática de SEO e acabam não ficando bem posicionados no Google. Por isso, tenha bastante cuidado com conteúdos duplicados, já que toda marca que tem um blog está sujeita a isso. Para um conteúdo sobre balancim elétrico, por exemplo, ser considerado duplicado, ele precisa  estar hospedado em duas URL´s diferentes e ao mesmo tempo. Atualmente, existem modernas ferramentas que auxiliam na identificação de conteúdos duplicados na internet. Quando o assunto é ficar bem ranqueado nos mecanismos de buscas, todo cuidado é pouco! 

Agora é seguir as nossas dicas de SEO para blogs e colocá-las em prática, o mais depressa possível. Pode ter certeza que as chances dos seus conteúdos online receberem mais visitantes serão muito maiores. 

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