O que a sua landing page precisa para converter um número maior de vendas?
A landing page é um verdadeiro cartão de visita para qualquer comércio digital, uma unanimidade nas grandes companhias, seu avanço nos pequenos negócios ainda é lento, um efeito gerado pelo desconhecimento de seus benefícios.
O termo é empregado para toda página de destino, responsável por reunir os principais pontos de acesso a um site.
Pode indicar um local de cadastro, segmentar a visualização de publicações por tema ou separar o catálogo de produtos do blog institucional da loja.
Em todos esses casos, a landing page é um modo de melhorar a experiência do usuário, facilitando o encontro de informações específicas, além de adequar o site às estratégias de marketing com ênfase na atração orgânica do consumidor.
Características básicas de uma landing page
Instalada na home de um site, ou seja, na página inicial de um endereço web, a landing page exibe algumas características inconfundíveis.
Entender seu impacto sobre a prospecção passa pela análise de fatores estéticos, linguísticos e estruturais que a definem.
Chamadas para ação (CTAs)
As landing pages apresentam um número reduzido de conteúdo em texto, enfatizando serviços de comunicação visual por imagem estática e animações.
Por essa razão, é importante assegurar a transmissão da mensagem correta em poucas palavras.
As chamadas para ação são curtas frases de efeito, também conhecidas como CTAs, sigla para "Call to Action".
Seu maior indicador é o uso de verbos na forma imperativa, onde o produtor de conteúdo se refere diretamente ao leitor, através da tela.
Frases desse tipo estão usualmente vinculadas aos links, projetados nas landing pages como botões para acesso.
Um exemplo muito comum deste fenômeno é o termo "Inscreva-se" em um ponto de cadastro, usado em muitas empresas do ramo de serviços.
Padronização visual
Uma função também importante das landing pages é apresentar a identidade visual da marca ao visitante.
Vale considerar os usuários que nunca entraram em contato com a empresa e antigos clientes, que nutrem uma memória afetiva com o símbolo.
Algumas identidades de marca nasceram de ações revolucionárias em marketing e design gráfico, tornando-se inesquecíveis na opinião do público.
A associação do produto a uma marca, aglutinando dois conceitos em um, é indicativo de autoridade.
A identidade visual deve ser construída com base nas características da empresa e do produto, selecionando paletas de cores, tipografias e tons de linguagem que mais se assemelham à proposta de marketing da empresa.
O visual da landing page de uma empresa emite todos esses sinais, funcionando como um adesivo personalizado para loja, padronizando a comunicação com o cliente. É esta página que redireciona o acesso para todas as demais.
A landing page se resguarda na qualidade de seus atributos visuais para atrair o consumidor.
É composta por uma ou várias imagens que mudam automaticamente, em fade in e fade out, ou de modo manual, com a rolagem do site.
Um empreendimento voltado para consultoria financeira pode selecionar imagens relacionadas ao mundo contábil, inserir recomendações de antigos clientes ou prêmios na área. As CTA surgem junto a títulos como "Líder no mercado há 25 anos", por exemplo.
Forte presença institucional
A apresentação de muitas páginas comerciais pode deixar de lado a apresentação institucional do negócio em uma tentativa de priorizar o serviço para o cliente.
A landing page corrige essa negligência, uma vez que é voltada para a apresentação institucional.
Para além do estatuto, missão e valores da organização, a landing page introduz informações institucionais de um modo simples e interessante, facilitando a digestão de dados e atraindo a atenção do consumidor para a marca em específico.
Em adição à identidade visual, uma organização focada em avaliação patrimonial pode resumir sua história em cards curtos de um parágrafo, o método de fabricação empregado, especialmente, para o caso de indústrias e seus endereços físicos.
Adequação à prospecção de leads
A palavra "leads" é empregada para definir todo visitante de uma página web que disponibiliza dados de contato nos canais da empresa.
É considerado um usuário potencialmente interessado no negócio, incluído na base de dados da empresa.
Diferente de um visitante comum, o lead permite um estudo mais profundo de seu comportamento em espaços virtuais, bem como de seus interesses e o grau de convergência com o grupo estatístico do qual faz parte.
Os dados de contato oferecidos por um visitante classificado como lead, são: endereços de e-mail, telefones, endereços de escritórios virtuais, além de informações demográficas como nome do indivíduo ou empresa, idade, sexo e região.
A prospecção de leads atua por meio de cadastros para recebimento de material exclusivo sobre o tema tratado em um site.
Construir uma landing page é uma porta de entrada para a apresentação de cursos e outros materiais gratuitos, desenvolvidos pela empresa.
Uma indústria de automação empresarial pode criar cursos de curta duração relacionados à tecnologia usada, como o desenvolvimento de sistemas de armazenamento simples de dados, por exemplo.
Portanto, a landing page é uma iniciativa que busca tornar a presença corporativa na internet compatível com as metodologias de marketing adotadas.
Além de otimizar a experiência, a prática auxilia na aplicação de indicadores de desempenho.
Como converter vendas pela landing page
Observar o que foi feito pelos melhores exemplos do mercado é uma das maneiras mais bem-sucedidas de fazer sucesso com uma landing page.
Em adição a isso, outras práticas podem auxiliar o produtor de conteúdo a extrair o máximo do recurso.
Trace a jornada do usuário
A landing page é uma oportunidade por vezes pouco aproveitada para entendimento de seu público-alvo. Um modo de executar essa tarefa com maestria é recorrer à jornada do usuário.
Dividida entre comunicação da oferta, aquisição e retorno, suas partes são:
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Conhecimento do produto;
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Consideração da oferta;
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Comparação com outras soluções;
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Aquisição do produto;
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Retenção dos dados da marca;
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Avaliação do retorno;
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Fidelização ou encaminhamento ao suporte.
Note que a jornada do usuário envolve aspectos que ultrapassam a operação de venda, enfatizando a satisfação do cliente.
Um modo mais dinâmico de apresentar a ideia é pensar no funil de vendas sob a forma de uma ampulheta.
O funil de vendas é um método de atração do consumidor que segmenta a audiência de uma empresa de serviços de comunicação visual em três fases de uma jornada: o topo do funil, meio do funil e fundo do funil.
O topo do funil é marcado pelo surgimento do lead,porém, apresenta um público ainda pouco engajado com a marca e com poucas informações, não necessariamente pronto para a conversão em venda. O trabalho nesta fase se concentra na geração do lead.
O meio do funil, contudo, atua na qualificação do lead, isto é, na formação de uma visão completa sobre o produto e a empresa, partindo do princípio da necessidade. Nesta fase, a jornada do usuário tem seu foco na consideração da oferta.
O fundo do funil, por sua vez, corresponde aos usuários que compreendem o valor agregado da marca e estão mais próximos da decisão de compra. O modelo original termina neste ponto, com a efetuação da compra.
No entanto, pensar na jornada do usuário é considerar a importância das impressões que marcam o cliente após a compra, ou seja, a fidelização.
Manter um fluxo satisfatório de clientes fiéis pode reduzir custos e potencializar resultados de estratégias de marketing.
Portanto, a imagem de um funil é transformada em uma ampulheta, estampada no modelo de prospecção do negócio como um letreiro de loja. A landing page pode ser utilizada para guiar o usuário em todas essas fases.
Melhore a autoridade percebida
A autoridade percebida em uma landing page depende dos gatilhos psicológicos estimulados no visitante durante seu contato com o site.
Nessas horas, é importante assegurar a qualidade, popularidade e idoneidade da marca.
A qualidade pode ser transmitida pelo acabamento gráfico da landing page, a relevância das informações disponibilizadas e a estrutura de seus canais, como o local de cadastro para um workshop gratuito, por exemplo.
No que compete à popularidade, alguns gatilhos podem ser empregados na construção das chamadas para a ação, como os gatilhos de urgência e escassez, além da prova social através da recomendação de especialistas.
Por fim, a idoneidade se refere ao grau de confiança depositado na empresa para cumprimento de contratos.
Para tal, é possível incluir um botão na landing page que direciona o visitante para um fórum de avaliação da empresa, de livre acesso.
Atente-se para a tipografia
Tipografia é a área do design gráfico que define a aparência, tamanho e localização de textos em uma peça visual.
Trabalhando em conjunto com o diagramador, o profissional aplica técnicas de melhoria da leitura e absorção das palavras.
Para além das fontes escolhidas, a tipografia deve observar a experiência do usuário, adotando conceitos de UX/UI design para sites, de modo a tornar leve a visualização da landing page, transmitindo a mensagem sem ruídos de comunicação.
Conclusão
Sendo assim, as landing pages são recursos fundamentais para o desenvolvimento de um site responsivo, com sessões distintas institucionais e comerciais.
O recurso atende à proposta de organização da identidade visual com maestria.
Investir em uma landing page de qualidade pode se revelar uma ação muito positiva para seu negócio, capaz de alavancar vendas, melhorar o aproveitamento das estratégias de marketing e manter as contas em dia, devido ao seu baixo orçamento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.