O que é preciso para ter sucesso nas vendas online?
Cada vez mais pessoas investem nas vendas online por conta do crescimento dessa modalidade, suas comodidades e a democratização do acesso à internet.
O empreendedorismo digital é simples e não é necessário um grande investimento para que ele comece a operar, além de ter grandes chances de se expandir.
Nos estabelecimentos físicos, o cliente vai até o local para negociar pessoalmente a compra de um produto ou serviço, mas na internet esse processo é diferente.
Por essa razão, os empreendedores precisam utilizar técnicas que ajudem a atrair e convencer os visitantes, de modo que eles concluam a compra.
Só que vender na internet é uma tarefa difícil para muitas pessoas, e isso pode prejudicar o desempenho do negócio. É aqui que entram as estratégias de vendas online, que convencem o consumidor e trazem lucro para a plataforma de vendas.
Por isso, não basta apenas criar o site e esperar que tudo aconteça, é necessário investir em esforços para obter bons resultados.
Neste artigo, vamos explicar o crescimento do e-commerce nos últimos anos, a importância das estratégias de vendas e dar algumas dicas sobre isso.
O crescimento do e-commerce nos últimos anos
As plataformas de e-commerce tem crescido muito nos últimos anos, e teve um resultado ainda mais expressivo em 2021, com uma alta de 48,41%, em comparação com o ano de 2020.
Fazendo uma comparação com o mesmo período, houve um crescimento de certa porcentagem, de acordo com os dados do MCC-ENET.
Esse crescimento mostra que o consumidor moderno adquiriu um novo hábito de consumo, preferindo fazer as compras pela internet.
Muitos consumidores ainda se dirigem ao balcão promocional da loja física para comprar diferentes produtos e serviços, mas é inegável a importância das vendas online nos últimos anos, principalmente depois de 2020.
Em novembro de 2021, o e-commerce faturou 17,9% das vendas varejistas, um recorde que vem crescendo desde janeiro de 2018, quando as vendas pela internet eram de apenas 4,7%.
Comparando dezembro de 2021 com dezembro de 2020, houve um crescimento de 15,15%, e falando desses dados por região, em dezembro de 2021 observou-se:
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Norte (32,70%);
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Centro-oeste (26,55%);
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Nordeste (23,69%);
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Sul (15,24%);
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Sudeste (11,99%).
Em relação aos últimos 12 meses, o crescimento do e-commerce no norte do país foi de 56,16%; nordeste, 48,43%; centro-oeste, 52,58%; sul, 38,98% e sudeste com 30,30%.
Em novembro de 2021, as categorias mais procuradas foram equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, móveis e eletrodomésticos, tecidos, vestuários e calçados.
Os produtos de farmácia também foram muito procurados, assim como os ortopédicos, cosméticos e perfumarias, produtos de uso pessoal e doméstico, hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, livros e jornais.
Estabelecimentos com fachada de loja moderna também aumentaram suas vendas, mas o e-commerce se destacou porque muitos investiram em boas estratégias de vendas.
Importância das estratégias de vendas online
As estratégias de vendas online são essenciais para o dia a dia do e-commerce, visto que melhoram o desempenho do empreendimento.
Funcionam como guias que mostram os procedimentos que devem ser empregados, além das técnicas, métodos e ferramentas que ajudam nesse sentido.
Não é apenas o site em si que precisa contar com essas estratégias, mas também o departamento de atendimento ao cliente.
Se a sua loja possui, por exemplo, um perfil no Facebook e o consumidor enviar uma mensagem, é muito importante responder rapidamente, pois além de prestar um bom atendimento, pode ser uma boa oportunidade de venda.
Essas ações deixam a plataforma mais bonita, atraente e mostram para os visitantes todas as vantagens e valores trazidos pelos produtos expostos nela.
Tanto a imagem quanto a descrição da mercadoria se tornam argumentos importantes, e assim como a comunicação visual supermercado, a plataforma vai se comunicar com os usuários a favor das vendas.
Como aumentar as vendas na internet?
Existem algumas estratégias que ajudam a melhorar os resultados das plataformas e-commerce, e dentre as que mais se destacam estão:
Ter um bom site de vendas
A primeira dica é muito importante, afinal, o site é a loja e o responsável pelas vendas. O cliente precisa ter uma boa impressão ao acessá-lo, percebendo um ambiente organizado, seguro e com uma boa aparência.
Se não for assim, o visitante vai se sentir desconfiado, terá dificuldades para encontrar o que precisa e acabar desistindo da compra.
Lembre-se de que mesmo diante do crescimento do e-commerce, muitas pessoas ainda se sentem inseguras em comprar pela internet, por isso, é necessário driblar essa situação.
O site deve ser seguro o suficiente para as transações online, e existem empresas que oferecem serviços de proteção.
Por exemplo, no site de uma operadora de internet de empresas, esse sistema analisa onde ele está mais vulnerável, bloqueando ataques.
A plataforma também precisa ser responsiva e oferecer boa navegabilidade, isso porque as vendas online estão muito relacionadas com a experiência do cliente.
Evite que a loja tenha muitos problemas com bugs, não solicite dados de cadastro desnecessários e verifique se existem outros aspectos que podem atrapalhar o processo de compra.
As páginas precisam ser atrativas para causar uma boa impressão. Na internet, é muito mais fácil desistir de uma compra, principalmente se a plataforma foi difícil de navegar ou esteticamente desagradável.
Investir em outros canais
As pessoas estão cada vez mais conectadas em outros canais, principalmente as redes sociais, como no caso do Facebook, Instagram e WhatsApp, algo positivo para os negócios.
Se você estiver presente nelas, conseguirá aumentar as vendas, assim sendo, não pense duas vezes em investir nesses meios.
Lojas que possuem bons sistemas de logísticas para ecommerce podem investir em publicidade e compartilhar conteúdos relevantes, além de informações sobre os produtos.
Estabelecer uma relação com os clientes
Este é um ponto muito importante de qualquer estratégia de vendas, principalmente para as lojas virtuais. Quando as pessoas se dirigem a uma loja física gostam de ser bem tratadas.
Ninguém gosta de ter um vendedor andando atrás ou tentando empurrar mercadorias a qualquer custo. Também é desagradável ser atendido por alguém de mau humor ou com preguiça.
As marcas precisam estabelecer uma relação positiva com os consumidores, e a melhor maneira de fazer isso é por meio de estratégias de comunicação.
As pessoas gostam de construir uma relação amigável e evitam as marcas que pensam apenas em vender. É necessário mostrar que mais do que vender, a companhia quer atender às necessidades de seus clientes.
O visitante vai se sentir mais seguro e as chances de comprar alguma coisa são muito maiores. Para isso, evite o uso excessivo de pop-ups, substituindo-os por ofertas e conteúdos relevantes.
O fabricante de placas pesonalizadas pode enviar e-mails com conteúdos e dicas, investir em remarketing e oferecer consultorias sobre seus produtos e serviços,
Garantir uma boa experiência de entrega
Outro grande desafio de quem vende pela internet é proporcionar uma experiência de entrega positiva para o cliente.
É fundamental ter uma boa logística porque ela ajuda a aumentar as taxas de conversão, e automaticamente as vendas.
A entrega começa desde a precificação, até o prazo estabelecido e a embalagem onde o produto é enviado.
É necessário destacar a embalagem porque ela pode humanizar o relacionamento com os clientes, além de criar uma conexão com a empresa.
Prometer apenas o que pode cumprir
Desde o momento da abertura de empresa eireli, seu negócio só pode prometer aquilo que consegue cumprir. É um erro gravíssimo tentar enganar o cliente, assim sendo, o processo de vendas precisa estar bem claro.
Evite que o cliente se decepcione com o produto, visto que ele vai criar expectativas no ato da compra.
Além disso, nunca é demais lembrar que a velocidade da comunicação na internet é muito rápida, e uma reclamação do cliente pode tomar proporções muito grandes.
Nesse sentido, nunca ofereça aquilo que não tem para vender e mantenha o estoque sempre atualizado para não perder oportunidades de vendas.
Algumas estratégias, como impressão flyer, não precisam dar muitos detalhes sobre os produtos, mas na loja virtual, é necessário.
Fale sobre eles em relação ao tamanho, características, como deve ser usado, cores, durabilidade, dentre outras informações.
Também é importante ser sincero quanto ao prazo de entrega, pois é muito desagradável comprar alguma coisa achando que ela vai chegar rápido e demorar muito mais do que o previsto.
Caso ocorra algum problema com a entrega, comunique o cliente imediatamente e demonstra estar interessado em resolver o problema.
Considerações finais
Sendo assim, vender na internet é diferente de vender nas lojas físicas, por isso, existem estratégias específicas para o e-commerce.
Neste artigo, você conheceu algumas das principais e toda a diferença é que elas podem fazer para a plataforma de vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.