O que um bom catálogo no whatsapp business precisa ter?

O que um bom catálogo no whatsapp business precisa ter?

Categoria: Notícias

30/10/2021 às 13:18

Que as redes sociais vêm transformando nossa rotina, seja no sentido pessoal ou profissional, assim como o WhatsApp Business pode mudar a história de uma empresa.

De fato, as facilidades trazidas por essa e outras plataformas digitais é tão grande, que muita gente já não consegue se imaginar sem elas. 

Novamente, isso vale para pessoas físicas que passam horas online, como vale para pessoas jurídicas, que negociam por ali.

Imagine que até duas ou três décadas atrás um negócio de software de gestão para pequenas empresas teria apenas os veículos offline para promover-se. 

Hoje ele tem redes sociais, motores de busca, blogs, vlogs, aplicativos e muito mais, tudo online.

Quem comprova a diferença que isso tem causado entre nós, não apenas comercial e financeira, mas também cultural e até psicológica, são algumas pesquisas. 

Elas mostram que o brasileiro está entre os povos que mais utilizam essas mídias sociais.

Uma das mais recentes e relevantes foi realizada pela Global Digital Report, uma autoridade mundial no assunto, revelando que nós passamos em média duas horas e meia nas redes sociais, o mesmo que alguns países de primeiro mundo.

Sendo que normalmente os países mais ricos e que são referência em tecnologia é que deveriam monopolizar a lista. 

No nosso caso, somos uma nação emergente em termos econômicos e tecnológicos, mas temos essa peculiaridade cultural.

Além do mais, o levantamento mostra que o Brasil é um dos que mais interagem com conteúdo comercial. 

Sendo assim, se vemos um anúncio de gestão patrimonial em uma mídia social, logo queremos saber melhor do que se trata e como funciona.

Por isso, explicaremos melhor como funciona o WhatsApp Business, que é uma das maiores soluções em termos de rede social e troca de mensagens instantâneas, bem como a sua função de catálogos comerciais.

Para isso funcionar bem, também precisamos detalhar do que exatamente se trata esse veículo de mídia e essa funcionalidade específica, aprofundando nas características de ambos, na importância de utilizá-los e nas vantagens de curto e longo prazo.

O mais bacana é que hoje esse recurso evoluiu tanto que realmente ele já pode ser aplicado a qualquer segmento do mercado, seja na parte de serviços como projetos de comunicação visual, ou de venda no varejo como lojas e estabelecimentos presenciais.

Sendo assim, se você quer mergulhar de cabeça em uma das maiores redes sociais do mundo e tirar benefícios disso, melhorando sua comunicação com o público e aumentando as suas vendas, basta seguir adiante na leitura.

O que é WhatsApp Business?

Hoje em dia há redes sociais de todos os tipos, algumas focadas no mundo corporativo e outras na comunicação social e civil. 

Além disso, algumas se baseiam em mensagens longas ou curtas, outras em fotos e vídeos, outras ainda em lives, stories e daí em diante.

O WhatsApp começou como um veículo de troca de mensagens instantâneas entre pessoas comuns, mas logo mostrou seu enorme potencial em termos de publicidade, marketing e vendas.

Em termos históricos, ele foi fundado em 2009, nos EUA (Estados Unidos da América), e foi comprado pelo grupo do Facebook, em fevereiro de 2014.

À altura seu sentido comercial já estava muito claro, de fato, não é difícil um negócio que instala letreiro de loja perceber como a ferramenta pode ajudar no seu dia a dia.

Isso inclui o pós-venda na comunicação de suporte com o cliente, mas também pode incluir a captação de leads, de consumidores e novas oportunidades no geral, entre tantas outras frentes comerciais, como a do próprio catálogo, que exploramos aqui.

Entretanto, para que tudo isso funcione, é preciso compreender outros pontos fundamentais do marketing e da publicidade. O primeiro deles é justamente a importância das mídias sociais nos dias de hoje.

O fato é que já se foi o tempo em que elas eram limitadas ao uso de pessoas comuns, que queriam tratar de questões pessoais ou trocar fotos do churrasco do fim de semana.

Hoje essas plataformas são um oceano de possibilidades, já que elas concentram a atenção de pessoas que muitas vezes estão no seu momento de compra, vantagem que não poderia ser maior para as empresas que sabem tirar proveito disso.

O catálogo e a conta comercial

Em termos práticos, um dos primeiros passos fundamentais para fazer um bom catálogo é compreender a diferença entre uma conta comum e uma conta profissional, coisa que o WhatsApp distingue muito bem.

Quando falamos em WhatsApp Business, justamente, estamos falando de sua versão voltada para empresas. 

Isso pode significar uma loja estabelecida ou uma indústria, mas também um autônomo ou alguém que decidiu dar cursos sobre um assunto que domina.

Por exemplo, um empreendedor que acabou de começar a prestar serviço na área de totens personalizados

Ele não precisa ser uma empresa enorme e constituída para mudar sua conta de uso pessoal para o uso comercial.

Para isso, basta baixar o aplicativo, aceitar as permissões de praxe, fornecer o número telefônico que será o número da empresa, e escolher o nome e uma foto para representar seu logotipo ou sua identidade visual ali.

Na seção “Configurações” ainda é possível dar uns passos a mais, adicionando dados como:

  • Descrição do seu negócio;

  • A localização no mapa;

  • Links para páginas de venda;

  • Horário de atendimento;

  • E-mail e dados para contato.

Ademais, é com a mudança de uso comum para comercial que surge, na seção que agora se chama “Configurações da empresa”, a opção de criar um “Catálogo”, já com o botão “Adicionar produto ou serviço”.

Pronto, é tudo muito intuitivo no uso dessa plataforma, o grande diferencial está, sem dúvida, em fazer um bom catálogo, que seja intuitivo e de fácil usabilidade para seus leads.

Isso é o que gera maiores oportunidades e maior possibilidade de realmente aumentar as vendas e negociações.

O que é um catálogo memorável?

Não podemos esquecer que a internet é ambígua, se por um lado ela permite que pessoas comuns promovam seus produtos e serviços, por outro lado isso gera uma concorrência enorme, em termos de disputa pela atenção dos clientes em potencial.

Na própria configuração do seu catálogo haverá os campos para adicionar imagens, nome do produto/serviço, preço e vários outros detalhes.

O diferencial começa quando você aprende a fazer a diferença, por exemplo, embora o WhatsApp seja uma rede social focada em mensagem de texto, o catálogo dá a opção de adicionar fotos, então é preciso aproveitar isso.

Para que ele fique realmente bom, uma empresa de escritórios virtuais precisa seguir alguns passos, como escolher fotos de alta resolução, para que a qualidade do material já chame atenção por si mesma.

Depois, é preciso profissionalizar sua presença ali, lançando mão de uma identidade visual, o que já não diz respeito aos produtos ou serviços oferecidos, mas à marca que os oferece.

Assim, você precisa seguir uma mesma paleta de cores, com variações que não ultrapassem o número de duas ou três cores perto da opção principal utilizada.

Definir o logotipo e até o slogan também faz parte dessa identidade que a marca vai ganhando, como modo de se tornar memorável.

De fato, com o tempo o cliente passa a reconhecer seu negócio apenas pelas cores primárias e secundárias que você utiliza.

Aplique o gatilho da escassez

Outro diferencial bacana que o WhatsApp Business oferece pela função do catálogo é informar quantos itens ainda estão disponíveis em estoque.

Isso abre uma oportunidade incrível, que poucos levam em conta, por exemplo, em vez de uma empresa de automação empresarial dizer que tem uma quantidade infinita em estoque, ela pode sempre manter esse número abaixo de cinco.

Com isso, os clientes sentem uma urgência em entrar em contato, que é o que se chama de gatilho da escassez. 

Assim, você gera nas pessoas o medo de perder uma oportunidade, o que torna seu catálogo melhor e bem mais eficiente, trazendo mais contatos e vendas.

Sobre automatização e interação

Por fim, além de fazer um catálogo memorável e até usar gatilhos nele, você precisa se lembrar do que falamos sobre concorrência.

Isso quer dizer que uma empresa da área de escritório compartilhado coworking não vai ser a única a ter catálogos no WhatsApp Business, portanto ela precisa fazer a diferença.

Um modo perfeito é interagindo de maneira tão dinâmica quanto as redes sociais pedem, inclusive ativando a opção de resposta automática, para automatizar o processo.

Mas, também fique disponível para tirar dúvidas que a mensagem automática não consegue, sempre de modo educado e empolgante. 

Assim, o catálogo traz leads promissores e você aproveita as oportunidades, gerando mais vendas.

Considerações finais

O brasileiro é um dos povos que mais utilizam e interagem nas redes sociais, inclusive no WhatsApp Business e naqueles que têm catálogos.

Para conseguir se destacar ali é preciso entender melhor o poder da identidade visual, da imagem bem definida, do preenchimento correto na aba “Configurações da empresa”, dos gatilhos mentais e emocionais, do atendimento automatizado e muito mais.

Com os conceitos e conselhos práticos que trouxemos acima, fica muito mais fácil entender melhor esses pontos e criar um catálogo de excelência, que aumente suas vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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