Plano de Marketing Digital para uma empresa: Por onde começar?

Plano de Marketing Digital para uma empresa: Por onde começar?

Categoria: Notícias

15/03/2022 às 21:02

Hoje em dia, há algumas estratégias e recursos que nenhuma empresa pode ignorar, como a importância de ter um bom plano de marketing digital. Infelizmente, nem todos os empresários e gestores sabem exatamente como fazer isso.

Na verdade, com a internet, a disseminação de táticas de marketing tem crescido cada vez mais. Contudo, nem sempre quer dizer que as estratégias estão sendo bem explicadas, ou que os leitores conseguirão seguir e assimilar as dicas à risca.

Disso surgem várias confusões, afinal, uma coisa é falar de uma medida de marketing como algo genérico e teórico, outra é tentar aplicar um conselho a uma empresa específica, tal como uma firma que lida com consultoria fiscal e tributária.

Trata-se da distância entre a teoria e a prática, coisa que só entende quem de fato já tentou aplicar algo e encontrou diversos desafios. O que acontece com o tempo é que muitas marcas não atingem sucesso, então culpam a internet ou o método.

Porém, é mais fácil dizer que os usuários é que estão cometendo erros e desvios em relação aos detalhes de cada recurso. Especialmente quando falamos sobre um plano ou planejamento de marketing digital, que se bem aplicado, muda tudo.

Até porque, esse plano deve ser o primeiro passo da marca que realmente quiser se firmar no mercado atual, que passa por uma das épocas de maior concorrência que já se viu, além de ter uma clientela tão exigente quanto a de nenhuma outra época.

Se juntarmos tudo isso, da competitividade e das novas gerações até a falta de preparo da maioria das empresas, realmente atingimos uma fórmula perigosa, que se não for bem resolvida, certamente vai trazer problemas no médio e longo prazo.

O que vale tanto para empresas mais novas como as startups digitais, que hoje estão entre as maiores novidades do mundo, quanto para negócios mais tradicionais, como aqueles que lidam com serviço de gráfica rápida em regiões centrais.

Em todos esses casos, o que precisa ficar muito claro é que sem um plano de marketing digital bem feito, que saiba exatamente por onde começar, ficará muito difícil conseguir um crescimento realmente sério, sólido e sustentável.

Foi exatamente por chegar a essa conclusão que decidimos desenvolver este conteúdo especial sobre o assunto, mostrando não apenas por onde e como começar, mas também a importância de realizar investimentos no marketing digital hoje em dia.

Lembrando que esse assunto merece atenção especial não só pela urgência do tema ou pelas razões descritas acima, mas também por questões não previstas que mudaram o rumo das coisas, como a crise da pandemia iniciada em 2020.

Antes disso, o brasileiro ainda tinha medo de comprar pela internet, por ter de pagar e ficar esperando o produto chegar em casa. Mas a crise acelerou o processo de digitalização, trazendo milhões de novos compradores online.

Para desfrutar de tudo isso, contudo, é realmente necessário saber aplicar as devidas dicas e conselhos no caso a caso, como ao customizar as estratégias mais famosas de logísticas para ecommerce ao de uma loja de bairro.

Ou seja, isso também mostra a possibilidade de lidar com negócios mistos, que não necessariamente operam apenas pelo digital, mas podem sim mesclar essa atividade com um estabelecimento físico que já esteja em andamento.

Alguns veem como uma riqueza uma firma poder operar tanto pelas frentes offline quanto pelas frentes online. Em todo caso, o mais importante é saber distinguir um universo do outro e lidar com as vantagens e desvantagens de cada um.

Também por isso, nosso esforço aqui passa pela missão de dar muitos exemplos práticos, capazes de ilustrar com precisão o que estamos dizendo. Como ao citar casos concretos de segmentos e nichos realmente existentes no mercado.

Inclusive, um dos aspectos mais bacanas disso tudo é justamente o fato de que hoje em dia os planos de marketing digital evoluíram tanto que de fato podem ajudar quaisquer modelos de negócio, sejam de serviço ou de venda de painéis fotográficos.

Isso quer dizer que onde quer que haja uma empresa com donos e gestores conscientes da importância de crescer de maneira bem estruturada, por meio das inovações que só a esfera digital pode trazer, os conselhos que seguem serão positivos.

Diante disto, se o seu interesse mais genuíno e mais urgente aqui é justamente o de mergulhar de cabeça em algumas dicas relativamente simples, que podem mudar a história da sua firma, então basta seguir adiante até o fim da leitura.

O que é esse plano?

Ao ouvir falar em plano ou planejamento de marketing digital, muitos podem achar que se trata de uma expressão vaga, que só quer dizer que é preciso ter uma ótica mais clara sobre onde se deve chegar com a aplicação das estratégias.

Na verdade, trata-se de algo muito mais detalhado, sistemático e exigente do que isso. A começar pelo fato de que esse plano precisa se tornar um documento, com traços e inputs muito claros sobre vários detalhes da rotina da empresa.

Depois, devemos considerar ainda que ele não se trata do que cada marca pode achar que deva ser o marketing digital, ou mesmo do que cada departamento ou líder da empresa conclua após algumas reuniões coletivas.

Esse tipo de subsídio tem sua importância e vai enriquecer muito a definição do planejamento, mas antes disso, ele precisa seguir algumas estruturas fixas.

Isso fica muito claro quando uma empresa de infraestrutura de redes decide que quer crescer 10% ou 20% no próximo período, colocando no papel estratégias para dali três, seis ou mesmo doze meses, lembrando que um plano de um ano é o ideal.

Assim, um planejamento que abranja esse arco de tempo pode incluir diversos tópicos que sirvam de base para a missão principal, tais como:

  • Pesquisa de mercado;

  • Definição do público-alvo;

  • Veículos e canais a utilizar;

  • As equipes envolvidas;

  • O orçamento disponível;

  • Monitoramento e métricas.

Ou seja, criar um documento com esses tópicos e começar a respondê-los é a melhor maneira sobre por onde começar seu plano de marketing digital.

Isso nos mostra que tal planejamento nada mais é do que um mapa para o sucesso comercial da empresa, que funcionará melhor quanto mais assertivas forem as respostas dadas a cada um dos seus tópicos.

Por isso, uma dica de ouro aqui é desenvolver esse plano de modo igualmente estratégico, como quando os donos e sócios convocam os principais líderes envolvidos para diversas reuniões, até definir o que realmente será feito.

Depois, esses gestores, tutores e gerentes poderão passar cada função pré-estabelecida para os respectivos colaboradores, criando assim uma cadeia produtiva bem mais eficiente.

Os passos indispensáveis

Todos os tópicos referidos acima são indispensáveis, mas ainda podemos falar dos passos que, dentro deles, são imprescindíveis para dar tudo certo.

Com isso, também trazemos mais algumas dicas práticas que podem ajudar e muito quem está começando a implementar seu próprio plano de marketing digital.

A começar pela pesquisa de mercado, que nunca foi tão acessível quanto hoje. Antes uma empresa de placas pesonalizadas precisava pagar empresas como o IBGE para obter dados estatísticos sobre sua concorrência e seu público-alvo.

Hoje, basta investigar o site das empresas e fazer pesquisas por meio das redes sociais, que os próprios clientes em potencial estão dispostos a dizer o que precisam e o que esperam de você.

Com isso, já é possível começar a definir melhor seu público-alvo e, claro, os vários veículos e canais que poderão ser utilizados no seu plano de marketing.

O papel da previsibilidade

Um dos pontos mais importantes que o planejamento de marketing ajuda a resolver é o da previsibilidade, sobretudo a respeito das equipes envolvidas e do orçamento disponível.

Afinal, se a empresa lida com cursos de vendas e decidiu crescer 40% no próximo ano, quantos colaboradores ela vai precisar para isso e quanto de dinheiro para investimento será necessário?

Muita gente começa estratégias boas, mas depois tem que parar porque faltou mão de obra ou recursos para seguir adiante. Evite isso implementando esses pilares do seu planejamento.

Monitoramento e métricas

Por fim, também falamos sobre a importância de definir métricas muito claras e fazer o devido monitoramento para ver como elas andam.

De fato, um negócio que lida com balcão de venda pode definir alguns KPIs (Key Performance Indicators), que são Indicadores-Chave de Resultados.

Depois, é só utilizar a própria vantagem do marketing digital, cujas plataformas emitem relatórios detalhados que contribuem para uma apuração bem detalhista e um monitoramento que ajude a mudar o que precisa ser mudado.

Considerações finais

É essencial falar sobre a importância de se realizar investimentos no marketing digital, principalmente na atualidade.

Acima fizemos isso, respondendo também por onde começar esse planejamento e como exatamente desenvolver um plano que gere bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Top