Pop-ups: 5 dicas para utilizá-los na captação de novos leads

Pop-ups: 5 dicas para utilizá-los na captação de novos leads

Categoria: Notícias

28/09/2021 às 16:13

Os pop-ups são estratégias de marketing que se utilizadas de forma correta, conseguem capturar a atenção do usuário e garantir resultados muito eficientes para as empresas que as utilizam. 

Primeiramente, é necessário entender o que significa esse conceito, sendo assim, os pop-ups se referem às janelas que se abrem automaticamente no navegador. 

Ele é desencadeado graças a uma determinada ação por parte do usuário. Essa ação pode ser desde o tempo que ele passa na página, uma determinada localização da página ou até mesmo ao entrar no site. 

No entanto, é preciso prestar atenção ao seu uso, uma vez que se utilizado de maneira errada ou em excesso pode prejudicar a experiência do usuário e irritá-lo, fazendo com que a estratégia não funcione. 

Deve-se ressaltar que essa estratégia não precisa, obrigatoriamente, abrir uma aba diferente no navegador, podendo apenas exibir uma determinada mensagem, como o convite para inscrição em newsletter.

Importância do recurso

Por ser uma estratégia de marketing, existe um processo planejado por trás da aplicação dos pop-ups. 

O principal objetivo de sua aplicação é transformar o usuário em um lead, ou seja, em um usuário que demonstra interesse no tema daquela página.

Portanto, por exemplo, uma loja de perfumes nacionais pode colocar um pop-up pedindo o e-mail do usuário para enviar a ele novidades de produtos. 

Com isso, ela dá uma oportunidade a ele de se inscrever, receber notificações e comprar quando desejar. 

Quando tentam colher esse tipo de informação sem estar como forma de pop-up, há uma divisão da atenção do usuário com os outros elementos presentes na página, o que pode dificultar a sua eficiência e utilização. 

Quando é utilizada essa estratégia, não ocorre essa divisão, uma vez que a mensagem surge na tela e ganha todo o espaço para si, obrigando o usuário a fechá-la em caso de desinteresse, mas garantindo que ele a verá.

Por esse motivo, é imprescindível que o recurso utilizado consiga captar a atenção do usuário para essa única atividade, sem distrações. 

Além disso, geralmente, ela é acompanhada de um conteúdo textual, o que garante que o leitor irá ler a mensagem adicionada a ela, uma vez que ele precisa cumprir uma ação para continuar o acompanhamento daquele conteúdo. 

O ponto mais importante que exige a aplicação de pop-ups de qualidade é que as plataformas de busca estão punindo as páginas que criam essa estratégia de maneira invasiva e desagradável na visão dos usuários.

Isso acontece por meio da diminuição do ranqueamento nas buscas, isto é, a página passa a se encontrar em posições mais baixas, podendo não aparecer entre os primeiros resultados ou páginas no buscador. 

Assim, se uma pessoa pesquisar por "higienização de sofás”, entre os primeiros resultados aparecerão sites que sabem controlar os seus sites e seus pop-ups, deixando mais para o final as que possuem recursos que prejudicam a experiência do usuário.  

Isso acontece porque o buscador deseja garantir ao usuário uma experiência de qualidade, sem atrapalhá-lo ou causar qualquer tipo de desconforto, o que pode acontecer com o uso inadequado dos pop-ups. 

Criando o recurso

Portanto, é possível concluir que para criar um pop-up de qualidade é imprescindível que a empresa adote determinadas estratégias que sejam capazes de fazer uma aplicação de qualidade. 

1 - Entenda o público

Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital é fundamental que o foco do recurso seja no público e em criar uma ferramenta que garanta sua eficiência, sem atrapalhar a sua experiência. 

Sendo assim, a empresa que utilizar os pop-ups precisa conhecer os seus usuários e os momentos exatos para abrir a janela, personalizando o recurso e garantindo o seu sucesso. 

Para isso, deve-se inserir o pop-up de acordo com o contexto, surgindo como uma oportunidade de resolver determinado problema naquele momento. Dessa forma, há um aumento na possibilidade de conversa. 

Isso porque conhecer o público permite que a empresa crie um conteúdo que seja capaz de ajudá-los, o que faz com que o recurso não seja visto como intrusivo e não prejudique o ritmo de navegação. 

Por exemplo, uma empresa de corretor de imóveis que possui um blog e sabe que seu público procura, em sua maioria, por casas que diminuem o preço pode adicionar um pop-up pedindo as informações dele para envio de notificações quando cair o preço. 

Dessa maneira, o conteúdo surge em um momento que o usuário já demonstrou interesse pelo assunto, pois navega pelo seu blog, e é de um assunto que o interessa e que gerará agrado e maiores chances de interação e futura compra. 

2 - Tenha relevância

É preciso entender que no momento que surge um pop-up, a experiência do usuário e seu ritmo de navegação são interrompidos para a inserção de uma nova informação ou mensagem. Portanto, o que aparecer precisa, necessariamente, ser algo interessante. 

Isso porque não adiantará de nada para a navegação do leitor por um motivo que ele não tem interesse e não garantirá nenhuma interação. Dessa forma, é imprescindível que a mensagem seja relevante para o leitor. 

Deve-se escolher o momento ideal para a inserção da oferta, o que exige da empresa conhecimento sobre a relevância do material para o usuário e o contexto no qual ele foi inserido. 

Por exemplo, para o site de uma fabrica de bolsas seria interessante um pop-up com cupons de desconto ao se cadastrar com a marca, uma vez que gera um agrado ao cliente e não atrapalha o seu caminho para realização da compra. 

3 - Faça um acompanhamento

Como visto, para o pop-up funcionar, ele deve ser inserido de maneira não incômoda e que surja como uma solução na visão dos usuários. 

Por esse motivo, é preciso realizar um acompanhamento dos resultados, visando garantir que ele não se torne ruim. 

Isto é, existem algumas estratégias aplicadas a esse recurso que podem ser prejudiciais para a visão do usuário dependendo da campanha em que é utilizada. 

Portanto, certas táticas funcionam em um contexto, mas não funcionam em outro. 

Em razão disso, é fundamental que a empresa faça uma análise de seus projetos de pop-up, permitindo que ela não insista em um formato ineficiente e nem desperdice recursos ou incomode os usuários, permitindo a ela alcançar os resultados desejados. 

Um exemplo disso, se uma empresa de aluguel de impressora percebe que seu pop-up não está garantindo os resultados desejados, ela pode alterar o seu layout ou o conteúdo, garantindo que não seja visto como algo ruim.

4 - Estude os usos

Como citado, existe mais de um tipo de pop-up e ele varia de acordo com o objetivo que uma empresa deseja alcançar com a sua utilização e o conteúdo postado. 

Sendo assim, é imprescindível que suas características sejam estudadas, para garantir um uso adequado. 

Isso porque, se um determinado tipo for utilizado em um contexto que não faz sentido, ele perderá a sua validade e não conseguirá proporcionar os resultados desejados. 

Além disso, é preciso entender como valorizar a ação do usuário durante o acesso.

Sendo assim, dependendo do conteúdo acessado, como organização em um blog, torna-se interessante inserir pop-ups destinados a ofertas de produtos ou serviços, configurando bem o gatilho, de acordo com uma ação de clique do usuário. 

Por exemplo, uma página de um blog que trata de organização, pode ser interessante inserir a publicidade para comprar sua pasta de papel personalizada

Isso porque os conteúdos estão relacionados e já são de interesse do usuário. 

5 - Diversifique o uso e não exagere

Uma outra dica muito valiosa é diversificar o uso dos pop-ups, utilizando todos os tipos e recursos disponíveis. 

Isso porque eles tiram o usuário daquela página da monotonia e garantem uma variação de oportunidades de conteúdo. 

Contudo, esse ponto deve receber atenção, porque diversificar não significa abusar de suas utilidades. 

Isso porque se utilizar o recurso em excesso, ele pode se tornar algo intrusivo e irritante para o usuário, prejudicando sua ação. 

Por exemplo, para uma página de outsourcing de impressão SP, seria interessante utilizar um pop-up quando o usuário tentar sair da página, mas apenas em caso da não utilização em momentos anteriores, como de promoções ao clicar em certo produto. 

Impactos positivos do recurso

Dessa maneira, é possível concluir que o uso de pop-ups pode ser uma estratégia muito eficaz para garantir bons resultados para uma empresa. 

Assim, seguem algumas de suas vantagens:

  • Aproxima a instituição do seu público;

  • Auxilia na capturação de novos leads; 

  • Demonstra inovação na área de marketing;

  • Aumenta as vendas;

  • Aumento da interação com a marca;

  • Garante conhecimento mais profundo sobre o público.

Portanto, de maneira geral, essa estratégia consegue garantir diversos benefícios essenciais para o desenvolvimento de uma empresa.

Conclusão 

Em suma, os pop-ups podem ser um recurso muito benéfico para as empresas, sejam eles destinados a colher dados para uma loja ou fornecer oferta de copo personalizado com canudo, contanto que saibam como utilizá-lo de forma a valorizar a experiência do usuário.

Com o objetivo de facilitar essa compreensão existem algumas dicas práticas a serem seguidas que são capazes de otimizar esse processo e melhorar os resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Top