Qual é a melhor estratégia para aumentar o número de acessos do seu site?
Informação vale o preço de ouro e tornar-se uma fonte relevante passa por um alto número de acessos.
O bom posicionamento de um site pode ser definido pelo potencial de alcance que ele possui, ou seja, quantas pessoas ele é capaz de influenciar.
Alvo de estratégias do marketing digital, os acessos em sites de marcas ou profissionais que pretendem destacar-se em seu mercado, partem de diferentes pontos, sendo o principal os mecanismos de busca por palavra-chave.
A internet é composta por uma série de endereços virtuais para todo tipo de conteúdo e funcionalidade, sites de empresas, sessões de comentários, fóruns de discussão, redes sociais e cadastros em softwares para serviços de comunicação visual.
Nesta miríade de links, com arquivos de texto, imagem e vídeo gerados a cada segundo, as ferramentas de busca servem como uma otimização para o usuário, que consegue navegar na biblioteca de endereços virtuais com precisão, de acordo com seus interesses.
Por outro lado, a cadeia orgânica de recomendações entre amigos e associados auxilia o impulsionamento de conteúdos na web.
Com base em compartilhamentos em redes sociais e mensageiros acontece o fenômeno da viralização.
A viralização é caracterizada pelo aumento repentino de acessos a um conteúdo em específico, com visitantes que passam da casa dos milhões em poucas horas. Apesar de raro, é possível alcançar este efeito com as táticas corretas.
Conhecer algumas das estratégias mais conhecidas de marketing digital facilita a inserção de melhorias na produção de conteúdo, tornando-o mais interessante para seu público ideal e estimulando um maior fluxo de acessos para o seu site.
Tipos de acesso em análise
Os acessos em um site não são todos iguais, as fontes que atraem o visitante até uma página, seu tempo de permanência e a interação com os elementos do site definem qual tipo de público está consumindo seu conteúdo.
Analisar os tipos de acessos mais comuns em um site é um ponto-chave para definir quais são os pontos fracos e fortes da estratégia atual, promovendo soluções adaptadas para as necessidades de cada um.
Os fatores que definem o tipo de tráfego, são:
Métricas demográficas
As métricas demográficas são dados sobre o usuário, um grupo que inclui:
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Localização dos acessos;
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Idioma;
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Idade;
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Sexo.
Além das categorias de interesses, como esportes, economia, gestão patrimonial ou entretenimento, extraídas com base no histórico de procura online.
Tais informações auxiliam o criador de conteúdo no esboço de um rosto para seu público, conferindo uma melhor compreensão de suas preferências e modo de comunicar-se, permitindo a aplicação de estratégias que melhorem a experiência do usuário.
Dados do dispositivo
Outro fator que contribui com a definição do tipo de tráfego, os tipos de dispositivo, navegador e sistema operacional são de grande impacto para a experiência do cliente diante da aparência e funcionalidades de um site.
A navegação de um site em desktop é distinta da navegação por aplicações mobile, em termos de extensão de tela e execução de comandos.
Uma página de consultoria financeira pode focar seus esforços de melhoria para os dispositivos mais usados.
Origem e permanência na página
A origem do tráfego é um dos maiores indicativos dos interesses e hábitos de uso da audiência, com projeções das palavras-chave mais associadas a cada publicação.
As origens de acesso mais comuns são buscadores e compartilhamentos em redes sociais.
Junto à origem, o tipo de acesso é definido pelo tempo de permanência em uma página, avaliado pela taxa de rejeição e saída.
A taxa de rejeição diz respeito ao volume de acessos que não converteram para o site, apontando locais de saída mais comuns.
O objetivo de uma estratégia de marketing digital não é simplesmente aumentar o volume de acessos brutos, mas qualificá-los de modo a nutrir todo o site.
Portanto, um tráfego qualificado converte para outras páginas internas, além da página de origem.
Outro aspecto importante para a qualificação de tráfego é a presença de caixas de pesquisa que permitam a procura interna por um assunto específico, como a busca por um anúncio de sala comercial para alugar.
Melhores estratégias aplicadas ao tráfego online
O tráfego online pode ser explorado por meio das táticas mais simples de marketing digital conhecidas, grande parte delas utilizadas a um custo baixíssimo.
O empreendedor pode aplicar cada estratégia em canais distintos, com resultados promissores.
SEO (Search Engine Optimization)
Também conhecido como mecanismo de otimização de palavras-chave, o SEO é uma famosa estratégia de posicionamento nos algoritmos de busca.
Trabalha sob a colocação precisa de palavras-chave bem ranqueadas no conteúdo.
É necessário compreender que este mecanismo atua rastreando e analisando o grau de relevância e qualidade de todas as páginas na web. Tal análise passa pela leitura de arquivos de hipertexto, também chamados de HTML.
O HTML é a linguagem de marcação que define tudo o que é exibido na tela, como links, fotos e palavras, como uma fachada de loja.
Suas versões mais recentes comportam elementos de diagramação e estilização do texto, como negrito e itálico.
O SEO atua no HTML ao reorganizar a estrutura das palavras de um texto, criando títulos mais atrativos e separando artigos de modo a melhorar a experiência do usuário. Tais pontos são vistos pelos algoritmos de rastreio como a qualificação do site.
Estar nas primeiras posições dos resultados de busca é uma conquista perseguida por muitos criadores de conteúdo, possíveis apenas com uma estratégia robusta de SEO junto a um cronograma de publicação frequente de artigos para um site.
Link building on e off-page
Estratégia derivada do SEO, o Link building é um conjunto de práticas que vão desde a inserção de meta tags no código-fonte da página, até a realização de parcerias com serviços que oferecem programa para gestão financeira.
O link building acontece sob o princípio de recomendações, estas podem acontecer em uma escala interna ou externa.
Em escala interna, seu impacto mais visível é na conexão entre páginas de um mesmo site, reduzindo a taxa de rejeição.
A criação de um artigo deve estar associado com temas parecidos, que devem estar linkados durante o decorrer do texto.
Assim, se o leitor se interessar pela explicação detalhada de determinado tópico, ele terá o link correspondente à disposição.
Em relação às estratégias de link building off-page, o sistema de recomendações acontece entre o seu site e o site de criadores de conteúdo parceiros, um tipo de acordo firmado na troca mútua de autoridade, ranqueada pelos motores de busca.
Note que as estratégias de link building focam no posicionamento da página no topo dos resultados de pesquisa, como um objetivo primário. Isso acontece pois cerca de 70% de todo o tráfego de um site é advindo destes locais.
Executar essa estratégia passa pela formação de parcerias e pela inclusão de links “dofollow” nos textos publicados no site.
Além disso, é importante que os links sejam associados a uma palavra-chave derivada.
Segmentação de público
Um princípio viabilizado pelas métricas de análise de tráfego, a segmentação de público é o processo de avaliação e separação de uma amostra de indivíduos, que são unidos por características em comum compatíveis com o perfil ideal da marca ou profissional.
Um site que produz artigos direcionados a soluções em automação empresarial, segmenta seu tráfego com base no encontro de padrões em usuários que tendem a converter para a página, associando a outros indícios, como o histórico de preferências e interesses.
Por falar no tema, segmentar seu público e encontrar um mínimo divisor comum que representa o perfil ideal, é uma atividade que pode ser automatizada com a instalação de bancos de dados e softwares de tratamento para grandes volumes de informação.
Triagem de conteúdo
A cereja do bolo das estratégias de marketing digital, a triagem de conteúdo é realizada durante o planejamento da campanha, configurando um conjunto de pesquisas pelos temas de maior interesse da audiência e como se adequam aos objetivos do site.
É importante notar que os interesses que movem a internet são mais voláteis, em comparação a produção de conteúdo tradicional.
Efeitos sazonais, de viralização ou sociais podem mover o pêndulo em uma ou outra direção, exigindo atenção profissional.
A triagem de conteúdo funciona como placas de sinalização que prevê o grau de relevância que as publicações para um site podem atingir, aumentando o potencial de crescimento do número de acessos.
Conclusão
Portanto, aplicar esse conjunto de estratégias é a maneira mais robusta e duradoura para aumentar o tráfego de um site de maneira qualificada, melhorando, em conjunto, o desempenho de todas as páginas, conquistando clientes e uma audiência fiel.
A produção de conteúdo para a internet já pode ser considerada uma atividade especializada, visto que aqueles que entram neste ramo precisam competir espaço junto a criadores qualificados e experientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.