Qual impacto que um site bem posicionado proporciona?

Qual impacto que um site bem posicionado proporciona?

Categoria: Notícias

16/06/2021 às 22:52

Já faz um bom tempo que ter um site já deixou de ser diferencial para qualquer marca, e se tornou uma das ações mais básicas de um plano de marketing de sucesso.

Um site é sinônimo de presença online e é lá que está praticamente todo o mercado consumidor. 

O fato é que até uma gráfica de impressao digital, empresa de um segmento especificamente voltado para o marketing físico depende quase que exclusivamente do meio digital para se manter no mercado.

Realmente, não é mais possível negar a realidade de que o mercado se digitalizou, e isso veio para potencializar a capacidade produtiva de qualquer negócio, seja ele com foco em produtos ou serviços.

Uma vez que você já internalizou a realidade, vamos entender o que é o posicionamento de um site na web e como isso vem a impactar sua loja de informática notebook, por exemplo.

O que é posicionamento na Internet?

O posicionamento na internet, ou melhor o Marketing de Posicionamento na Internet (MPI) é a área da publicidade digital que engloba as ações que levam o seu site ou blog a aparecer no topo dos resultados das pesquisas feitas no ambiente online.

Sendo um conceito-chave, “posicionamento” se refere, literalmente, a posição em que cada resultado aparece quando você pesquisa “camisa de uniforme social” no Google, por exemplo.

Atualmente o Google é sinônimo da maior ferramenta de busca do planeta. Confira uma listagem das estatísticas do último relatório We Are Social e Hootsuite, que varreu a rede mundial, para nos mostrar que:

 
  • 5,22 bilhões de pessoas usam smartphones; 

  • Isso equivale a 66,6% da população total; 

  • Comparado a 2020, esse número aumentou 1,8% (93 milhões);

  • O número de pessoas com vários dispositivos aumentou 0,9%;

  • Em 2021, são 4,66 bilhões de usuários da web;

  • Um aumento de 316 milhões (7,3%) no último ano; 

  • 59,5% é taxa de penetração global da Internet;

  • 94% desses usuários utilizam o Google para pesquisas; 

  • 71% acreditam que a posicionamento da marca equivale a qualidade; 

  • 75% só olham a primeira página de resultados.

Diante de todos esses dados não resta dúvida para alguns de que um site bem posicionado no Google é campeão de vendas.

Portanto, continue lendo e descubra a fórmula para que garante, por exemplo, que quando um usuário digitar “reparo do Iphone” no Google, o primeiro resultado seja a sua assistência técnica de celulares. 

Consequências de um bom posicionamento

Sendo assim, após ter ciência do que seria esse posicionamento, é importante também saber quais são as vantagens dele para o seu empreendimento.

  1. Fortalecimento do Branding

Caso esse seja um termo novo para você, branding se refere a identidade de uma marca. Isso compreende literalmente tudo desde:

  • Parte visual, como o design; 

  • Tipo de produto ou serviço; 

  • Nicho e atuação no mercado; 

  • A linguagem usada na redação do conteúdo; 

  • A qualidade de atendimento ao cliente.

E outras coisas além dessa lista, talvez você ainda não tenha parado para pensar que as características do seu negócio são um patrimônio da sua marca, e valioso.

Logo, você precisa dar a devida atenção a esse patrimônio, que nada mais é que o branding.

E nada melhor que os meios digitais para desenvolver canais de ligação, com um grau alto de personalização com o público.

O seu site, que pode ser um e-commerce de uniformes profissionais, por exemplo, é um espaço seu, onde quem dita as regras é você.

As redes sociais também são ótimas ferramentas, no entanto, mais limitadas. Você deve explorar as possibilidades em cada canal, adequando a sua realidade.

  1. Visibilidade e Acessibilidade

O segundo ponto é que só adianta um bom branding se os clientes puderem ver isso.

Se o público não conhece a sua marca, ficará impossível causar algum impacto positivo e gerar vendas.

É aí que entra a  presença online, que ajuda a sua empresa a ser vista. Internet significa exposição, e não existe melhor ambiente para qualquer tipo de acao de marketing promocional que a web.

Portanto, já passou da hora de começar a aproveitar isso e focar, de forma bem estratégica no seu site, trabalhando, e muito, sua presença online.

Aproveite o fato de ter total liberdade para interagir com o público dentro desse espaço que é exclusivamente da sua marca, que é o site.

Que possui os detalhes adicionais de ser sem fronteiras geográficas, de forma muito mais barata e com custo-benefício muito mais alto se comparado com o marketing tradicional.

  1. Mais competitividade

Sendo assim, se restar qualquer dúvida e você ainda estiver hesitante, saiba que seus concorrentes provavelmente não estão.

Porque assim como a maior parte das pessoas que procuram suas respostas na internet, os concorrentes de qualquer negócio também buscam se atualizar.

E mais do que isso, eles colocam em prática o novo conhecimento o mais rápido possível na intenção de sair na frente. 

Isso é o fenômeno da internet, a informação e a velocidade com que ela se propaga. 

E o papel dos empreendedores nesse contexto é absorver conhecimento para aplicar no seu negócio da melhor forma e o mais rápido possível.

O seu controle está nas suas mãos e seu site é seu “flyer de divulgacao”. E como tudo isso também se aplica aos seus concorrentes, é crucial não perder tempo deixando de fechar vendas por não ter uma boa presença online.

E mais um bônus é que a presença online também te dá meios para monitorar os seus concorrentes, é possível conferir de perto quais ações de marketing estão conduzindo e qual o engajamento gerado com o público. Nunca foi tão fácil estudar a concorrência.

  1. Precisão no Monitoramento 

Assim como a facilidade de monitorar a concorrência, é óbvio que existe total facilidade em monitorar suas próprias atividades.

O posicionamento digital te dá tantas possibilidades de medir e acompanhar parâmetros e métricas, que é fundamental ter estratégia aqui também para não se perder.

Definir quais são os ideais a serem analisados, de acordo com a sua realidade, é o que traz a visualização do comportamento do seu público em relação a suas ações.

Entender esse cenário e avaliar seus resultados com inteligência é outro ingrediente na nossa "receita do sucesso”.

  1. Reforça suas estratégias de marketing

O sistema aqui é interdependente, o resultado de suas ações de marketing dependem da eficácia dos canais empregados, que por sua vez, depende do seu posicionamento digital, que dependem das suas estratégias de marketing. Eis o ciclo do marketing digital.

  1. Feedback

O conceito do novo marketing, inbound marketing ou ainda, marketing de atração se baseia na interação e aproximação da empresa com o cliente.

Dessa forma, aproveite a funcionalidade de obter um feedback imediato sobre a qualidade do novo serviço de digitalizacao 3D que você acaba de implementar no seu negócio, por exemplo.

E o melhor conselho aqui é: um empreendedor deve estar aberto a toda forma de feedback. Utilize essas informações sempre de maneira construtiva, ainda que o retorno tenha sido negativo.

Sabemos que todo mundo gosta de receber elogios, mas note um fato: feedbacks negativos são muito mais construtivos para seu negócio do que os positivos.

Saber onde pode melhorar, de que forma e o que esperam do seu produto ou serviço, e ter essa informação diretamente de quem você quer impactar, traz muito mais retorno do que um “parabéns”. 

Até porque, se tratando de negócios, sempre existe um ponto a ser melhorado. Saber lidar e trabalhar com os feedbacks é uma alavanca para a excelência.

Como posicionar seu site com sucesso

Construir sua presença online vai depender da escolha, aplicação e desenvolvimento ativo e consistente do conjunto de estratégias de marketing digital que a empresa vai aplicar.

Tratando-se de um site, algumas estratégias são fundamentais, como divulgá-lo em outras mídias sociais, contar com uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization).

Assim como garantir um bom funcionamento para mobile, investir em anúncios digitais, acompanhar a concorrência, garantir um bom conteúdo, inserir links internos, e contratar uma agência especializada.

Conclusão

O impacto que um site bem posicionado proporciona é o sucesso do seu negócio.

Nesse artigo você viu como esse impacto acontece, que investir em publicidade no Google e melhorar o seu posicionamento significa atingir os seus clientes no momento certo, ou seja, quando eles estão pesquisando pelo seu serviço ou produto.

Um site bem posicionado é solução para startups, pequenas, médias ou grandes empresas, e com as diversas possibilidades de personalização desse canal você tem uma solução completa para o seu negócio.

Aconselhamos procurar uma boa agência de marketing digital. Isso pode ser a decisão que faltava (e a forma mais fácil e rápida) para que seus investimentos começassem a dar retorno.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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