Redes sociais e o site: Como mantê-los alinhados?
As redes sociais se tornaram essenciais para as estratégias de marketing de qualquer empresa, por essa razão, vemos tantas marcas presentes nessas plataformas.
Para os clientes, chega a ser estranho não encontrar uma empresa no Facebook, Instagram e outros sites do tipo, incluindo, até mesmo, o LinkedIn.
Isso acontece porque essas plataformas são essenciais para estabelecer uma comunicação efetiva com os consumidores. Elas podem ser usadas, inclusive, para melhorar o atendimento ao cliente.
Mas, as redes sociais não são os únicos canais importantes para uma organização, tendo em vista que todas as suas estratégias de marketing começam e terminam no site.
Por essa razão, é fundamental estar atento a alguns detalhes e tomar muito cuidado em relação à postura e à maneira como seu negócio se comporta nesses canais.
O comportamento precisa ser condizente com os ideais pregados pela organização e pela mensagem transmitida ao público. É o melhor caminho para reforçar a imagem da companhia e alcançar as pessoas de maneira positiva.
Para reforçar as estratégias de marketing, nada melhor do que integrar as redes sociais com o seu site.
Por isso, neste artigo, vamos explicar como colocar isso em prática e a importância dessa integração.
Como alinhar as redes sociais com o site
Alinhar as redes sociais com o site do seu negócio é uma maneira de potencializar suas estratégias de marketing digital, e dentre as principais formas de fazer isso estão:
Construir um perfil de acordo com o mercado
É fundamental ter uma boa foto de perfil e vincular todas as informações relacionadas às atividades realizadas pela empresa.
Feito isso, considere todas as informações relacionadas a seu público para começar a estruturar o seu perfil, e dentre as características que você precisa descobrir estão:
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Faixa etária;
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Localização;
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Interesses;
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Necessidades.
Uma empresa que desenvolve software de gestão comercial, por exemplo, precisa compreender o que exatamente as pessoas buscam com ela.
É dessa forma que ela vai atrair as pessoas certas e estabelecer um perfil condizente com as necessidades de seu público, e assim conquistar mais credibilidade.
Usar ícones de mídia social
Para alinhar as informações das redes sociais com o seu site é fundamental incluir botões de mídia social visíveis aos visitantes.
São links que vão direcionar essas pessoas para o perfil do seu negócio nessas plataformas.
Toda empresa gostaria que os visitantes de seu site também acessassem seus perfis nas redes sociais para consumir as publicações por lá.
Ao incluir os botões nas páginas de destino, muitos usuários podem começar a seguir o seu negócio.
Inclusive, existem alguns locais em que as pessoas costumam procurar, por isso, o posicionamento dos ícones precisa ser intuitivo.
Uma empresa de comunicação visual, por exemplo, pode incluí-los na barra de navegação, tanto na parte superior quanto na parte inferior ou separados do conteúdo adicional ao longo da página inicial.
Investir em conteúdo de qualidade
As redes sociais são excelentes plataformas para compartilhar conteúdos de valor com seu público, e ao clicar neles, seus seguidores podem ser direcionados para outros canais, como o site ou o blog.
Para criar materiais realmente relevantes, você precisa saber quais são os assuntos de interesse do público-alvo da sua empresa, que estejam relacionados com o seu mercado.
É possível criar tutoriais, dicas, falar sobre o seu mercado, contar as novidades, mostrar o funcionamento da empresa, dentre outros tipos de conteúdos e em formatos variados, como:
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Texto;
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Vídeo;
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Imagem;
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Áudio.
Toda vez que fizer uma nova publicação, compartilhe nas redes sociais para expandir a divulgação e incentivar seus seguidores a visitarem seu site. Toda vez que eles clicarem no link compartilhado, serão direcionados ao seu portal.
Usar botões de compartilhamento
Algo que ajuda a construir a imagem de uma marca na internet é incentivar o compartilhamento de seus conteúdos, para que eles apareçam diretamente no perfil dos visitantes.
Toda vez que um fabricante de letreiro de loja publica um novo material em seu site, disponibiliza um botão que permite ao visitante compartilhar o conteúdo em seus perfis nas redes sociais.
É a melhor forma de fazer com que outras pessoas acessem o material, ao mesmo tempo em que você promove a imagem do seu negócio e aumenta as vendas.
Além disso, clientes e potenciais clientes podem se afiliar ao seu negócio com facilidade, transformando seu conteúdo em algo orgânico e rentável.
Usar plugins de login
A empresa também pode incorporar um login social que permite aos visitantes acessar o site, por meio de suas contas nas redes sociais.
Parece ter uma ideia da importância dessa estratégia, uma pesquisa mostrou que as pessoas costumam ignorar a criação de uma conta separada para poder fazer login em um site.
Por outro lado, se uma empresa de projetos de comunicação visual reduz o processo de registro, economiza o tempo dos clientes e incentiva de maneira positiva os usuários a registrarem suas informações.
Usar hashtags
As hashtags ajudam a cruzar facilmente as redes sociais e o seu site, além de ser uma maneira de conquistar mais engajamento.
O engajamento é importante porque é como se fosse uma publicidade gratuita feita pelas pessoas.
Se fizer sentido para o seu negócio, é uma oportunidade de encantar os clientes e incentivá-los a criar mais afinidade com o seu negócio.
Consequentemente, ele conquista mais exposição, o que ajuda a aumentar as vendas.
Exibir atividades ao vivo
Essas atividades são exibidas em várias redes sociais, diretamente no site da empresa, ou seja, quando o visitante acessar o portal de uma consultoria administrativa e financeira, poderá haver tudo o que acontece nas redes sociais.
Essa estratégia humaniza a plataforma e torna a experiência entre o público e a marca mas integrada.
Além disso, também aumenta as chances de que alguém siga suas contas nas redes sociais, enquanto visita o site do negócio.
Muitas plataformas de mídia social possuem widgets que ajudam a personalizar as configurações, facilitando a oferta de produtos e serviços.
Importância de alinhar as redes sociais e o site
Junto com o site, as redes sociais podem alavancar a atuação do seu negócio na internet, independentemente do seu segmento.
O site não consegue aumentar a visibilidade da sua empresa sozinho, uma vez que ele precisa atrair os visitantes.
Nesse sentido, para aumentar o alcance de seu portal, uma empresa de escritórios virtuais pode investir nas redes sociais.
Mesmo que você invista nas melhores estratégias de SEO, conseguir aumentar a visibilidade do seu site sem as redes sociais é um pouco mais complicado.
Essas plataformas cumprem um papel e direcionam os visitantes para suas páginas, aumentando organicamente o alcance delas.
Também não podemos descartar o fato de que o próprio site também pode ajudar a aumentar o número de seguidores em seus perfis.
Muitas empresas utilizam seu site como loja virtual, portanto, também estamos falando de um canal que ajuda a obter informações sobre produtos e serviços. Outra função atribuída a ele é o compartilhamento de conteúdos que ajudam os clientes.
Nessa plataforma, o público de uma empresa especializada em endereço fiscal virtual consegue obter informações detalhadas sobre a companhia.
Também são locais onde podemos publicar imagens e textos, o que aumenta ainda mais a relevância desse canal.
Mas, é importante que a página tenha um bom tráfego, e as redes sociais são um excelente caminho para conquistá-la.
Uma vez que as redes sociais ajudam o seu site a ser encontrado, elas também contribuem na conquista de novos clientes.
Os usuários têm o hábito de pesquisar tudo o que desejam comprar, assim sendo, é fundamental construir uma boa presença digital.
Supondo que alguém esteja procurando por uma organização que preste serviços de comunicação visual e encontre seu perfil nas redes sociais, ele pode se interessar e buscar mais informações.
Por fim, mas não menos importante, o alinhamento entre as redes sociais e o seu site também é importante para aumentar o conhecimento do público do seu negócio.
Conhecer o público-alvo é muito importante para desenvolver produtos e serviços adequados às suas necessidades e investir em estratégias de marketing apropriadas.
As redes sociais ajudam nesse sentido, pois elas mesmas oferecem análises métricas, que oferecem dados sobre os seguidores, como idade, horários que costumam acessar, dentre outras informações.
Conclusão
Resumindo, a integração entre o site e as redes sociais melhora o relacionamento entre a empresa e seu público.
Essas plataformas enriquecem as estratégias de marketing e melhoram o desempenho do canal oficial da marca.
Assim sendo, é muito importante investir na integração e oferecer ao público canais que trabalham juntos.
É o melhor caminho para melhorar a relação com seus clientes e potenciais clientes e trabalhar a imagem do negócio na internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.