Slow Content: saiba como gerar conteúdo de valor
Os meios digitais praticamente fazem parte da nossa vida. Não podemos imaginar um mundo sem internet e redes sociais. Por isso, as marcas precisam encontrar formas de gerar conteúdo que agregue valor e que faça a diferença na vida dos consumidores. E uma das estratégias mais usadas pela área de marketing digital é o slow content. Esse artigo vai te explicar do que se trata e como gerar conteúdo de valor para seus consumidores. Aproveite a leitura!
O que é slow content?
Podemos dizer que slow content é um conceito que privilegia mais a qualidade do que a quantidade de conteúdo produzido e postado pelo blog de uma marca na internet. Em outras palavras, a estratégia slow content se baseia na criação de conteúdo com um determinado objetivo e que realmente agregue valor para o usuário. Por isso, é necessário dar atenção ao processo de criação e planejamento do conteúdo.
O slow content também defende a simplicidade e a transformação na maneira de comunicar com a nossa audiência. O propósito é gerar mais valor com menos conteúdos criados e postados. O grande desafio da estratégia slow content é conseguir alcançar o equilíbrio em cada ação, que deve ser bem pensada. Conheça as principais características do slow content:
Impactar positivamente
Esse talvez seja o propósito mais importante. Se a sua marca adotar o slow content, ela vai deixar de manter o foco na elaboração de conteúdo para vender seus produtos ou serviços, e passará a focar nas reais necessidades do seu público-alvo. Ou seja, a missão do slow content é impactar positivamente e promover soluções inovadoras no dia a dia. A questão é elaborar conteúdos que façam a diferença na vida das pessoas. Fazer um curso de hipnose pode te ajudar nesse sentido.
Gerar conteúdo autêntico
Quando o assunto é marketing digital, a autenticidade é uma arma e tanto. E na estratégia slow content, a intenção é gerar conteúdo autêntico ao invés de oferecer informações superficiais que podemos encontrar em qualquer blog. Apesar de ser mais trabalhoso, o método slow content privilegia uma pesquisa bastante aprofundada sobre os temas dos artigos e, muitas vezes, até o depoimento de especialistas na área em questão. Lembre-se: a missão é agregar mais valor.
Criar mais empatia com o público
Somente um conteúdo no formato slow content é capaz de narrar boas histórias e criar uma espécie de conexão emocional com os internautas. Por isso, essa estratégia acaba criando uma certa empatia com o leitor, pois se coloca no lugar dele e procura compreender suas emoções. No slow content, quando uma história é contada de uma forma totalmente lúdica e de fácil entendimento, ela se torna memorável.
Convite à reflexão e mudança de hábitos
Conteúdos slow content também exercem uma função especial na área de marketing de conteúdo: reflexão e mudança de hábitos. Quando nos deparamos com um artigo mais aprofundado e bem elaborado sobre algum tema, o nosso senso crítico fica mais aguçado. E isso pode nos levar a uma reflexão sobre as nossas ações, a nossa forma de agir ou de relacionar com os outros.
Mas por que investir no slow content?
Conheça os principais motivos pelos quais você deve investir em conteúdos slow content para o blog da sua marca e faça ela se tornar uma referência em seu nicho de atuação:
Maior tempo disponível
Um conteúdo mais aprofundado, bem redigido, com frases que fazem sentido, que traz diversas informações relevantes e sem aquela superficialidade que nos deparamos nos meios digitais, acaba tendo uma altíssima taxa de aceitação por parte dos internautas. E isso se traduz em um maior tempo livre, já que o objetivo do slow content é a qualidade e não a quantidade de posts publicados por mês.
Dá mais autoridade para a sua marca
Imagine você acessar um blog que oferece aluguel de andaime suspenso, por exemplo, e se deparar com um conteúdo altamente informativo, bem elaborado, que faz uma conexão emocional com o leitor, que agregue valor e seja memorável. Qual seria a sua impressão? A melhor possível. E é exatamente isso que conteúdos slow content fazem: eles dão mais autoridade para a sua marca.
Ganho de tempo e recursos
Quando o assunto é estratégia slow content, devemos pensar na elaboração de conteúdos mais aprofundados e altamente relevantes, porém, com menos frequência. Essa ação pode gerar um considerável ganho de tempo e de recursos intelectuais e financeiros. Não adianta ficar postando um ou dois conteúdos diários, todos os dias do mês, se eles forem superficiais ou irrelevantes. Nesse caso, menos é mais!
Maior engajamento do seu público-alvo
Os profissionais mais experientes e bem sucedidos da área de marketing acreditam que, para gerar um maior engajamento do público, não se faz necessário um alto número de publicações, mas sim divulgar os conteúdos criados. Algumas redes sociais, além do Facebook e Instagram, também podem gerar um maior engajamento e atrair clientes em potencial. A criação de conteúdos perenes sobre NR 35, por exemplo, que são aqueles que fornecem as respostas para perguntas conhecidas e frequentes, também gera menos esforço da sua parte ao longo do tempo.
Viu como conteúdos slow content podem gerar mais tráfego orgânico para o blog da sua marca? Agora é colocar a mão na massa e boa sorte!
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