Tráfego orgânico vs tráfego pago: qual é o mais vantajoso?

Tráfego orgânico vs tráfego pago: qual é o mais vantajoso?

Categoria: Notícias

09/10/2021 às 11:42

Quem tem um site ativo na internet sabe muito bem que quanto mais tráfego ele tiver, maiores podem ser as chances de se vender mais. Mas existem dois tipos de tráfego: orgânico e pago. Esse post vai te mostrar como funciona cada um, as principais diferenças entre eles e qual dos dois pode ser mais vantajoso para um empreendedor que deseja se consolidar no mercado. Fique conosco até o final da leitura e aprenda um pouco mais sobre esse assunto. 

O que é tráfego orgânico?

Tráfego orgânico é a maneira espontânea que os internautas chegam até um site ou um blog na internet. Através de uma busca feita no Google com uma palavra-chave específica, a página de um site aparece nas primeiras colocações desse mecanismo de busca justamente por causa da sua relevância, o que leva os visitantes a acessá-lo. 

Em suma, o tráfego orgânico é quando os usuários acessam um site simplesmente pelo fato dele estar bem posicionado no Google, já que o mesmo oferece um conteúdo de qualidade ou soluciona alguma dúvida de milhares de pessoas sobre um determinado assunto. Esse tipo de tráfego não exige investimento financeiro, mas sim em estratégias de marketing, como o SEO, por exemplo.

O que é tráfego pago?

Ao contrário do tráfego orgânico, o tráfego pago é aquele que necessita de um investimento direto do empreendedor, que paga para que o seu site apareça nas primeiras posições do Google e em outros espaços na internet. É muito provável que você já tenha se deparado com aqueles sites com anúncios ao fazer uma busca no Google. Um site que oferece serviço de microagulhamento, por exemplo, paga uma quantia mensalmente para aparecer para o seu público-alvo. 

O processo funciona da seguinte maneira: o empreendedor define uma palavra-chave que tenha relação com o que ele deseja vender e paga uma quantia ao Google (cujo valor pode variar bastante) para o link do seu site aparecer no topo ou no final da primeira página de resultados desse motor de buscas online, o que pode gerar mais tráfego. É uma estratégia interessante, principalmente no início das atividades de um negócio. 

Vantagens do tráfego orgânico

Já que você está por dentro das diferenças entre os dois tipos de tráfego, conheça as vantagens do tráfego orgânico para um site:

  • Melhor custo-benefício ou pouco investimento financeiro;

  • Maior possibilidade de cativar o seu público-alvo e estreitar o relacionamento com o mesmo;

  • Sem dependência de anúncios para ser encontrado no Google, ou seja, o site pode se manter nas primeiras colocações por muito mais tempo;

  • Relevância muito maior para os internautas que procuram conteúdos exclusivos e de qualidade;

  • Menor custo para conseguir visitantes espontâneos. 

Apesar das vantagens citadas acima, gerar um bom tráfego orgânico para qualquer site costuma ser bem mais trabalhoso, já que o processo exige uma certa experiência na área de marketing, principalmente de conteúdo, além de muita sinergia para trabalhar em equipe.

Vantagens do tráfego pago

Conheça agora as vantagens do tráfego pago e analise se essa é a opção mais interessante para o seu negócio:

  • Maiores chances de fortalecimento ou reconhecimento de uma marca na internet; 

  • Os resultados costumam ser mais rápidos, já que os anúncios do site sempre aparecem nas primeiras posições no Google, durante o período da campanha; 

  • Maior flexibilidade, já que o empreendedor pode segmentar a sua campanha para atingir o seu público-alvo de forma mais específica. 

Qual deles é mais vantajoso para um site? 

Como você percebeu, tanto o tráfego orgânico quanto o tráfego pago têm vantagens interessantes. A primeira opção pode ser mais vantajosa para um site que já está a mais tempo no mercado digital e busca manter um sólido relacionamento com seu público-alvo, conquistar a sua audiência através da oferta de conteúdo relevante e, principalmente, ganhar mais credibilidade dos consumidores. 

Em contrapartida, o tráfego orgânico em um site que aluga balancim elétrico, por exemplo, exige mais conhecimentos em estratégias SEO e marketing digital, além dos resultados demorarem um pouco mais a aparecer. Ou seja, esse tipo de tráfego exige um trabalho contínuo, muita dedicação e paciência por parte do empreendedor. Dependendo dos seus objetivos pode ser bem vantajoso. 

Já o tráfego pago pode ser interessante para um site iniciante na internet e que deseja ganhar mais visibilidade dos internautas. Se você deseja que a sua marca seja reconhecida no mercado e precisa de resultados mais rápidos, como um expressivo aumento nas vendas, por exemplo, esse tipo de tráfego pode ser uma boa opção. 

Mas como nem tudo são flores no mundo dos negócios, o tráfego pago exige um maior investimento financeiro do empreendedor, que precisará ter um bom capital de giro para investir em suas campanhas nas plataformas de anúncios do Google. Se o dinheiro não for problema e você quiser ampliar o alcance do seu site na internet, invista em tráfego pago. 

Agora que você conheceu um pouco mais sobre tráfego orgânico e tráfego pago, analise com calma todos os seus objetivos para investir na melhor estratégia. Boa sorte! 

Pensou em marketing digital? O criewebsite é a melhor solução

Se você é empreendedor e deseja que o seu negócio marque presença na internet e nos meios digitais, a Criewebsite conta com 12 anos de experiência na criação de sites, serviços de marketing digital e suporte técnico eficiente. 

São mais de 1.800 sites já desenvolvidos para empresas de todos os segmentos de mercado. Nossos profissionais são altamente qualificados e têm altíssima expertise nessa área. Venha fazer um orçamento conosco. Aqui, nós entregamos resultados para os nossos clientes. Pode confiar!

Top