Tráfego pago e orgânico, qual é a importância para o e-commerce?

Tráfego pago e orgânico, qual é a importância para o e-commerce?

Categoria: Notícias

15/03/2022 às 20:59

Uma das coisas que mais trouxe mudanças no universo corporativo dos últimos anos foi o universo digital, com a internet e todas suas inovações, a mais promissora é a do e-commerce, só que isso exige entender vários conceitos também.

De fato, o Brasil tem visto um crescimento incrível no e-commerce e no comércio eletrônico como um todo, especialmente após a crise da pandemia de 2021. Tanto que antes disso ainda havia muita gente com medo de comprar pela internet.

Quem comprova isso são as próprias pesquisas, como uma recente realizada pela famosa Ebit/Nielsen, que é um referência na área e constatou que de lá para cá o comércio digital cresceu mais de 40%, com faturamentos acima de R$ 50 bilhões.

Ou seja, quase metade das pessoas que hoje compram pela internet, não faziam isso até o ano de 2021. 

Para constatar os efeitos disso basta abrir um motor de busca como o Google e pesquisar algo como banner infantil personalizado.

Em poucos segundos surgem centenas ou mesmo milhares de resultados, alguns deles com a função de inserir o estabelecimento mais próximo no mapa. Como quando pesquisamos pelo celular, que usa o GPS para nos levar até lá.

Na verdade, pelo smartphone, que são os celulares inteligentes, você ainda pode fazer a busca através do comando de voz, de modo que nem é preciso digitar para receber todas essas opções de pesquisa e cotação na palma da mão, literalmente.

Isso mostra, como íamos falando, o poder que a internet tem no universo corporativo, podendo revolucionar a história de qualquer empresa que apareça nesses grandes motores de busca, que já estão entre as maiores vitrines digitais do mundo.

Fora eles, há várias outras frentes em que se pode investir, como um site institucional com um blog para gerar conteúdos que atraiam clientes e gerem leads, também as redes sociais, sem falar nos marketplaces e nas plataformas e aplicativos de venda.

Por exemplo, um blog que tenha os melhores conteúdos gratuitos e originais sobre consultoria fiscal e tributária, certamente vai acabar se tornando uma referência em sua área, gerando oportunidades novas todos os dias.

Ao mesmo tempo, para que tudo isso funcione, é preciso se adaptar a alguns novos conceitos, como ocorre com o caso do tráfego de que vamos falar aqui. Essa palavra já existia antes da internet, mas no caso dela ganha novos traços gerais.

Por exemplo, uma loja física que ficava em uma avenida recebia um tráfego muito bom de pessoas, que passavam na fachada do estabelecimento e que acabavam entrando nele. Já uma loja mal localizada tinha um tráfego bem menor de gente.

Obviamente, esse era um dos pontos mais importantes para definir o destino daquela empresa. 

Afinal, por mais linda que fosse sua loja, se ninguém entrasse nela você não ia vender nada, ao passo que muita gente entrando significaria muitas vendas.

No caso da internet é igual, daí o uso da palavra tráfego, que indica a quantidade de pessoas que entram em suas páginas ou perfis digitais. Com a diferença de que a esfera digital pode ser muito mais assertiva em atrair as pessoas certas.

Ou seja, se você trabalha com logísticas para ecommerce, é possível investir em estratégias de geração de tráfego que incluem apenas pessoas que pesquisam e se interessam por esse tipo de assunto, em vez de atrair qualquer outra.

Por exemplo, como se trata de um segmento técnico cuja solução é voltada para empresários que atuam no e-commerce, certamente um adolescente em fase de vestibular não é seu cliente em potencial, então não é interessante que ele seja atraído.

Além disso, a internet permite trabalhar dois tipos de tráfego, que inclui o orgânico e o pago. 

Mais ou menos como na loja física, que tinha os clientes que vinham do boca a boca (crescimento orgânico), e os que vinham de divulgação (crescimento pago).

Ambos são importantes e promissores, porém bastante diferentes. Por isso, decidimos desenvolver todo este conteúdo especial sobre essas modalidades, o impacto que elas geram e sua importância para um e-commerce.

Falar disso também implica detalhar por que motivo é fundamental investir em ambos os tipos, desfazendo a confusão de que um precise ficar em detrimento do outro. 

Além de dar exemplos práticos de nichos reais, para ilustrar bem o assunto.

Realmente, um dos pontos mais interessantes aqui é o fato de que hoje os dois tráfegos evoluíram tanto que ambos realmente já podem ajudar qualquer tipo de empresa, seja para vender produtos ou fazer serviços como reparo de fachada de loja moderna.

Ou seja, onde quer que haja uma empresa constituída, operando pela internet (com ou sem uma loja física junto), e com interesse dos donos e gestores em crescer digitalmente, há também a chance de desfrutar do tráfego orgânico e do pago.

Diante disto, se o seu interesse mais urgente e legítimo é justamente o de compreender a fundo como essas estratégias podem mudar os rumos de sua empresa, fortalecendo a marca e aumentando as vendas, então basta seguir com a gente até o fim.

Entenda o tráfego orgânico

Como vimos, o tráfego orgânico faz lembrar o antigo boca a boca, que nada mais era do que o crescimento de uma marca com base em seus méritos, não em investimentos de mídia ou de marketing.

Se antes isso se limitava a ter um bom atendimento e prestar uma boa solução ao mercado, com seu produto ou serviço, hoje isso vai um pouco além. 

Ressaltando que ter tudo isso é importante, mas não é o suficiente para crescer na esfera digital.

Aqui, além de bom atendimento e boa solução, uma empresa de internet precisa fazer o famoso inbound ou marketing de conteúdo, levando informações e dicas ao público gratuitamente, por meios como:

  • Um blog;

  • Redes sociais;

  • Lives;

  • E-mail marketing;

  • Podcasts;

  • E-books.

Enfim, são veículos e formatos que permitem criar uma conexão muito maior com o público, de modo que seus conteúdos vão educando ele para os diferenciais da sua marca e da sua solução como um todo, a qual talvez eles nem conhecessem.

Um segredo para implementar essa estratégia é o de compreender melhor o funil de vendas. 

Ele é que mostra as etapas da jornada de compra que seu cliente faz, indicando quando e como você precisa gerar conteúdos para atraí-lo.

Outra dica de ouro é utilizar a tecnologia para automatizar os processos e ir criando um banco de leads. Ou seja, um banco de contatos comerciais interessados em suas soluções, até que eles comprem e se tornem clientes fidelizados.

Deste modo, o que precisa ficar claro aqui é como o tráfego orgânico implica muitos recursos, permitindo crescer com base no mérito. E o quanto isso tudo é importante para seu e-commerce atualmente.

Sobre o tráfego pago

Quando você está navegando pelos motores de busca ou mesmo pelas redes sociais, há diversos banners e resultados que aparecem na sua tela, que simplesmente pagaram para aparecer ali, naquele momento e daquele jeito específico.

Esse é o poder do tráfego pago. Tanto que, quem ainda pensa que essas plataformas digitais se limitam a um uso pessoal, como para fazer pesquisas da escola ou postar fotos do churrasco do fim de semana, está redondamente enganado.

Rapidamente esses veículos online perceberem seu poder de impactar as pessoas certas, do jeito certo e na hora certa.

 Assim, quando alguém pesquisa impressão de banners, no fundo essa pessoa está em momento de compra.

Portanto, que tal incluir na navegação dela as empresas que querem vender essa solução? 

Nas mídias sociais vale o mesmo, pois enquanto navega qualquer usuário pode receber ofertas e propostas que sejam do seu interesse.

A importância do orgânico

Se o que temos no caso do tráfego orgânico é o crescimento de empresas que geram os melhores conteúdos, evidentemente isso tem se tornado sinônimo de prestígio digital, tal como antes uma firma que aparecesse no rádio ou na TV.

Como sabemos, uma firma de quadro de gestão que conseguisse aparecer nesses meios antigos, logo seria associada a uma grande marca de sucesso.

A diferença é que a internet é mais democrática e permite que qualquer marca apareça com destaque nos buscadores ou nas mídias sociais, não apenas as milionárias que possam investir nos mais caros veículos de mídia.

O diferencial do pago

Para desfazer o erro de que apenas o tráfego orgânico é importante, é preciso mostrar o diferencial do pago, que consiste de várias vantagens e benefícios.

O principal é você poder investir valores baixos que são acessíveis a todos, e ir crescendo aos poucos. 

Assim, uma empresa de balcão promocional já pode começar a aparecer com destaque hoje mesmo, depois ir aumentando seu orçamento.

Por isso, dizemos que é algo democrático, mais ainda, você pode escolher para quem vai aparecer, customizando seus anúncios em termos de público, data, horário e até região, assim cada clique na sua marca pode ser melhor aproveitado.

Considerações finais

Sendo assim, falar de tráfego pago ou orgânico é o mesmo que falar sobre o crescimento e o futuro de cada marca, que precisa investir em ambos.

Acima destacamos as características principais e a importância das duas modalidades, com informações e dicas práticas que podem ajudar qualquer um a dar seus passos iniciais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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