URL: Entenda o porquê é tão importante otimizar para a estratégia digital do seu site ter sucesso
No mundo digital, a URL é um dos pontos mais comuns, presente a todo instante dentro de nossas vivências e experiências.
Porém, além de ser um mecanismo utilizado para entrar dentro de sites, é também uma forma de potencializar o conhecimento de uma empresa.
Por essas e outras a sua otimização é tão necessária, ainda mais para a divulgação de um negócio de software de gestão empresarial para pequenas empresas.
Sem a atenção para esse ponto fica muito mais difícil fazer com que a página do seu negócio fique em evidência dentro dos principais buscadores, o que dificulta o encontro por parte de clientes e piora a forma como a plataforma se torna reconhecida.
Neste sentido, o melhor caminho é trabalhar com técnicas de Search Engine Optimization (SEO), uma otimização voltada para a elaboração de um site cada vez mais conhecido.
No texto abaixo vamos mostrar mais sobre o que é uma URL, destacando a importância de sua otimização e algumas dicas de como colocar esse ponto em prática, agregando uma maior facilidade para que a página da sua empresa de fachada de loja apareça.
O que é uma URL?
A URL pode ser compreendida como o domínio de um site, ou seja, o seu endereço dentro da internet.
Afinal, dentro do espaço web são milhares as páginas que podem ser acessadas, quase sempre por intermédio dos principais buscadores e seus resultados.
Sendo assim, se sua empresa de comunicação visual deseja ter um espaço online, ela deverá trabalhar com uma URL.
Ela leva o nome do negócio atrelado a “www.” e “http://”, formas de acessar uma página dentro do mundo virtual, como um mecanismo próprio.
Dessa forma, no momento em que temos uma URL não apenas podemos dizer que possuímos um espaço na internet, também endereço único e intransferível.
É como se esse fosse de fato um endereço real, de uma casa, único para pessoas e famílias, mas também um local de fácil encontro por parte de terceiros.
E estes, dentro da internet, são pessoas que precisam da sua página, ou entendem que ela pode ajudar.
Uma das prioridades dentro da construção de uma URL é justamente o nome que ela leva, procurando sempre se diferenciar de outras, ao mesmo tempo que segue uma definição.
Além das formas de acessar o domínio, que vem antes do nome da empresa ou da marca pessoal, existem os complementos, que podem ser estabelecidos em relação a uma localidade, ao tipo de trabalho realizado ou até mesmo um conteúdo.
Alguns exemplos são:
-
.com;
-
.br;
-
.gov;
-
.blog;
-
.org.
Apesar de ser um complemento, e muitas vezes dispensável na hora de encontrar por uma página, serve de apoio para que pessoas dentro da internet possam encontrar os lugares certos de visita, como uma página de endereço fiscal virtual.
Por que sua otimização é tão importante?
A otimização de uma página nada mais é do que uma maneira de fazer com que sua funcionalidade seja cada vez mais potente.
O mesmo deve ocorrer com a URL, para que de fato possa ser cada vez mais encontrada e fique dentre os principais resultados.
Quando falamos de um domínio, por exemplo, o ideal é que ele seja bem reconhecido por usuários, mas sobretudo dentro da internet, por meio dos mecanismos de pesquisa.
Um dos principais buscadores, o Google, possui diferentes formas e normas de entender que um site pode ser único, apresentar conteúdos e uma funcionalidade importante, sobretudo sendo facilmente encontrado, e neste sentido, transmitido para outros.
Quando são trabalhados pontos de otimização dentro de um domínio, o ideal é que ele se transforme em um endereço fácil, prático e funcional para uma assessoria empresarial.
Portanto, dentre os principais pontos que devem ser gerenciados por donos de páginas está justamente o nome dela.
Tendo em vista que o domínio deve ser algo de fácil memorização e lembrete, tanto por que pesquisa uma página quanto pelo buscador.
Além disso, a empresa que trabalha nesse ponto deve sempre pensar nas melhores formas de sair à frente de sua concorrência, representando então um nome único.
A partir de todo esse trabalho voltado para a otimização de uma URL, ela passa a ser cada vez mais poderosa dentro dos buscadores, elevando a importância do site de uma empresa de comunicação visual, e neste sentido, aumentando as chances de negócios.
Sem que haja uma preocupação forte com a relevância da página, dentre o seu nome, complemento e junção com conteúdos produzidos, fica muito mais difícil de concretizar esse ponto, trazendo problemas e até mesmo um afastamento dos principais resultados.
Dicas de otimização para domínio
Abaixo vamos entender alguns dos principais modos de otimização utilizados por quem trabalha com SEOP.
Sobretudo para empresas e marcas que desejam aumentar o reconhecimento de suas empresas, entregando aos usuários um fácil reconhecimento.
-
Focar em um nome fácil
Ao falarmos de um domínio na internet, é preciso atentar primeiramente para o nome, que vai não só representar a empresa, mas trabalhar para que os usuários e o próprio Google façam um bom reconhecimento. Por isso, o ideal é ir por um caminho mais fácil.
Por exemplo, se sua empresa de avaliação patrimonial leva um nome de família, procure trabalhar com a palavra avaliação, em seguida do nome desejado, o mais prático.
O ideal é que quem está lendo o endereço na internet possa memorizar ou lembrar de pelo menos uma parte daquele domínio, evitando ainda confundí-lo com outro, para que possa em outra oportunidade entrar naquele site novamente, seja de compras ou de conteúdo.
-
Encurtar ao máximo
Como dito ao longo do texto, o domínio é um endereço que deve ser prático e fácil de ser reconhecido e memorizado.
Tendo em vista que um negócio de espaços de coworking pode ser milhares de concorrentes, trabalhando com um mesmo nome em um lugar.
Porém, outro ponto que leva a uma familiarização rápida da URL é o seu tamanho curto, algo que é muito mais prático do que um domínio longo, difícil de memorizar.
Caso não seja possível trabalhar com o nome de um endereço em um tamanho reduzido, tendo em vista a necessidade de utilizar de fato a empresa no domínio, uma dica é utilizar ferramentas que podem diminuir um link que será distribuído online.
-
Colocar uma palavra-chave
Dentro das estratégias de SEO uma das prioridades é o trabalho com palavras-chaves, conhecidas como conectivos que levam um site ou uma informação até uma pessoa que a pesquisa dentro de buscadores, gerando então uma máxima otimização da página.
E mesmo dentro de um domínio, que deve ser mais curto e rápido de memorizar, é possível contar com a presença dessas palavras, sempre atrelando elas ao nome da sua empresa.
Um bom exemplo disso é uma marca de bikinis, que pode trabalhar com um nome próprio somado à palavra bikini, para facilitar na hora de indexar a buscadores, e este, vai mostrar com propriedade as páginas que levam esse nome para quem está procurando.
-
Unifique domínios diferentes
Até aqui você entendeu que um domínio apresenta tanto partes iniciais como finais, trabalhando para a construção de um endereço que carregue as informações necessárias para pontuar a finalidade ou até mesmo a delimitação de assunto do site.
Dessa forma, são muitas as variedades de domínios que uma empresa pode escolher ter, sempre tentando conseguir todos os nomes que correspondem ao que ela entrega.
No momento em que todos esses endereços que correspondem a uma mesma empresa são unificados, existe uma facilidade plena sobre os acessos, sobretudo se o usuário costuma utilizar formas diferentes de entrar dentro daquele site.
-
Evite mudá-la
Uma boa dica dentro da otimização de um domínio é evitar a sua mudança, tendo em vista que fazer isso constantemente.
Além de piorar o encontro por parte do usuário, também faz com que os buscadores parem de entender o conteúdo da página como relevante.
Por exemplo, se dentro do seu site são trabalhados conteúdos que fazem com que o endereço cresça nas pesquisas, é importante que a URL continue a mesma.
Caso contrário, todo trabalho poderá ser perdido, fazendo com que os resultados e até mesmo o espaço dentro do ranqueamento do Google possa ser dado a outros.
Considerações finais
Portanto, trabalhar o domínio de um site nada mais é do que enriquecer e privilegiar o seu endereço online, saindo à frente da concorrência.
Sobretudo, trazendo um fácil acesso por parte do cliente, que pode se lembrar e achar nos buscadores a sua página com facilidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.